Presidente da Câmara recebe sugestão para melhoria da gestão pública do País

 

 

O presidente da Câmara já mandou fazer um estudo técnico da proposta, entregue por organizações não governamentais, para ver como ela pode tramitar melhor na Casa.

J. Batista
Presidente Marco Maia recebe o sr. Oded Grajew, empresário e presidente emérito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
Grajew (E):  eleitor poderia avaliar a gestão pública de forma objetiva e definir um voto mais responsável nas eleições.

 

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Nossa São Paulo apresentaram nesta segunda-feira ao presidente da Câmara, Marco Maia, proposta para aprimorar a gestão pública do País. A intenção é convencer os deputados a encampar a ideia do programa de metas que as duas organizações não governamentais lançaram no início do mês.

De acordo com o programa, o presidente da República, os governadores e os prefeitos serão obrigados a divulgar um plano de metas até 90 dias após a posse. Esse plano, segundo sugerem as entidades, deverá conter informações sobre o modelo de desenvolvimento social, que deverá ser economicamente e ambientalmente sustentável para eliminar a pobreza e promover os direitos humanos. As promessas de campanha eleitoral também deverão constar do plano de metas.

O presidente emérito do Instituto Ethos, Oded Grajew, disse que esse será um instrumento para o eleitor avaliar a gestão pública de forma objetiva e definir um voto mais responsável nas eleições. "São metas quantitativas e qualitativas para todas as áreas da gestão pública. O primeiro objetivo é fazer um processo eleitoral mais responsável, já que todas as promessas de campanha não serão esquecidas, vão ter que ser cumpridas e vão estar sob a observação da sociedade. Em segundo lugar: melhorar a gestão pública no Brasil, porque qualquer organização com uma gestão de qualidade estabelece metas, acompanhamento e avaliação. Em terceiro lugar: oferece a oportunidade de a sociedade acompanhar a gestão pública".

Prestação de contas
O programa de metas também define critérios de prestação de contas por parte dos chefes dos Executivos federal, estaduais e municipais. A intenção do Instituto Ethos é a de que essa ideia tramite na Câmara na forma de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), que poderá ser apresentada por qualquer deputado.

O presidente Marco Maia elogiou a iniciativa: "Isso ajudaria enormemente a sociedade a compreender um pouco melhor as ações a serem desenvolvidas pelos governantes.”

Maia adiantou que já mandou fazer um estudo técnico da proposta para ver como ela poderá tramitar melhor na Casa. “Assim que eu tiver o resultado, vou informar ao instituto e aos líderes partidários sobre a proposta, que é inteligente e pode contribuir com o fortalecimento desse processo de ida e vinda entre a sociedade e as administrações públicas".

Uma versão parecida desse plano de metas foi aprovada, recentemente, pela Câmara Municipal de São Paulo.

Reportagem – José Carlos Oliveira 
Edição – Regina Céli Assumpção

 

Exibições: 38

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

Últimas atividades

Ícone do perfilAmber K. Kirk e Carlos Henrique Ferreira de Souz entraram em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
19 horas atrás
Anelise Gregis Estivalet atualizaram seus perfis
ontem
Elda Cilene Fonseca Costa curtiram o perfil de Elda Cilene Fonseca Costa
sexta-feira
Elda Cilene Fonseca Costa entrou no grupo de LIGIA ALVARES MATA VIRGEM
sexta-feira

© 2021   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}