Portal monitora alcance dos Objetivos do Milenio nos Municípios

O que é
Lançado durante o último Fórum Social Mundial, em janeiro de 2009, o Portal ODM é uma nova ferramenta que visa acompanhar a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os ODM são metas pactuadas pelo Brasil e por outros 190 países membros das Nações Unidas para melhorar indicadores sociais, ambientais e econômicos. O Portal apresenta dados relacionados a essas metas em relação a cada um dos 5.564 municípios brasileiros.

O objetivo da ferramenta é permitir que cada cidadão possa acompanhar a realidade de seu município e envolvê-lo no processo de implementação de políticas públicas. Ao mesmo tempo, as empresas poderão contar com um instrumento importante na definição de suas ações de responsabilidade social corporativa em nível municipal.

O portal foi desenvolvido pelo Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa Sesi do Paraná, Sistema Fiep e Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), sob a coordenação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Movimento Nós Podemos Paraná, Núcleo de Apoio a Políticas Públicas (NAPP), Ministério do Planejamento e Secretaria Geral da Presidência da República.

Conteúdo

Nele você encontra os indicadores de forma organizada e em linguagem de fácil compreensão. As informações, atualizadas em tempo real de acordo com a disponibilidade dos dados oficiais, podem ser consultadas em relatórios dinâmicos que incluem números, gráficos e comparativos com as metas, além de um sofisticado sistema de informação da ONU, o DevInfo. Por meio dele você gera relatórios próprios, cruza diferentes indicadores e compara dados entre cidades, estados e regiões do país.

O Portal disponibiliza ainda uma biblioteca multimídia com publicações, relatórios, imagens e vídeos sobre os ODM, que podem ser atualizados pelos próprios usuários. Como fonte de informação, o site trará canal de notícias, banco de boas práticas e uma agenda com eventos e capacitações importantes. Tudo on-line, de forma prática e interativa!

Participe!
Inúmeras localidades e organizações têm trabalhado visando alcançar os ODM, surpreendendo-se com a grande força mobilizadora que atingem quando abordam a temática dos objetivos do milênio. Seja através de planejamento estratégico, plano de governo, gestão de pessoas, ou projetos temáticos de responsabilidade social basta articular as pessoas e permitir que sua criatividade e capacidade de ação apareçam. É o que está acontecendo em vários municípios do Brasil. E pode acontecer no seu também. Este Portal será importante aliado, pois cria espaço para busca de informações, troca de experiências, e articulação de parcerias.

Contém informações sobre sua cidade; as quais, com certeza, irão ajudá-lo no seu trabalho. Certifique-se de que seu município irá alcançar os ODM até 2015. Mobilize-se. A palavra de ordem é AÇÃO.

Fonte: Portal ODM http://www.portalodm.com.br acessado em 11/08/09

Exibições: 92

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

© 2021   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}