INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO MUNICIPAL: O SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÃO DAS CIDADES



Você conhece a sua cidade?
Você conhece os dados socioeconômicos da sua cidade?
Sabe como é feito o tratamento de esgotos da sua cidade?
Como estará distribuída a população da sua cidade daqui a 10 anos?

Para responder a estas e outras questões, o Ministério das Cidades lançou um ótimo instrumento de apoio aos municípios no planejamento de seus programas e ações.

Trata-se do SNIC - Sistema Nacional de Informação das Cidades, que tem o objetivo de apoiar os municípios no planejamento urbano, no mapeamento territorial, na formulação, no acompanhamento e no controle de políticas locais.

O SNIC foi concebido para disponibilizar informações em dois níveis, ambos utilizando tecnologias abertas e de uso livre:

1) Nível WEB, que contém dados georreferenciados e indicadores socioeconômicos de todos os municípios brasileiros.

2) Nível Local, que consiste na entrega aos municípios de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) livre e aberto. São fornecidas informações georreferenciadas sobre o território dos municípios, com imagnes de satélite de alta resolução, gradativamente adquiridas e repassadas às administrações municipais.

Com o SNIC, o agente público e social tem acesso a indicadores político-administrativos e socioeconômicos, além de possibilitar a criação de indicadores locais e do mapeamento territorial, o que permite melhor planejamento dos programas e ações desenvolvidos.

Para o acesso via web, é disponibilizado um link na página do Ministério das Cidades: http://www2.cidades.gov.br/geosnic/src/php/app.php

Para o uso local, o Ministério das Cidades dispõe de um kit que foi enviado a todos os municípios brasileiros, contendo CDs de instalação e manual de utilização.

O Ministério das Cidades, em conjunto com Universidades Federais, por meio do Programa de Apoio à Extensão Universitária, deu início a um programa de capacitação dos municípios para a utilização desta ferramenta. Na primeira etapa estão sendo capacitados técnicos de carreira de 670 municípios brasileiros. A previsão é de capacitar todos os municípios.

Para maiores informações, contate:

snic@cidades.gov.br
(61) 21078-1094 / 2108-1633
Gerência de Informações
Diretoria de Desenvolvimento Institucional da
Secretaria Executiva do
Ministério das Cidades

Exibições: 520

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

© 2021   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}