Estudo analisa o desenvolvimento de Políticas Públicas no Brasil


ENSP, publicada em 16/07/2010

Examinar o desenvolvimento, a estrutura e a dinâmica do campo da análise de políticas no Brasil, bem como a transferência de seus resultados para as políticas públicas, em especial as de saúde, é o principal objetivo do projeto coordenado pelos pesquisadores do Departamento de Ciências Sociais Jeni Vaitsman e José Mendes Ribeiro. O trabalho reúne estudos realizados por pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública e de diferentes instituições nacionais no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Pública (Inova-ENSP).

Segundo a pesquisadora, no Brasil, seguindo uma tendência internacional, grandes somas de recursos públicos são investidas por tomadores de decisão, gestores, órgãos de fomento e organizações internacionais em uma ampla variedade de estudos, avaliações, diagnósticos, relatórios e pesquisas sobre políticas públicas. Essa produção diversificada, que envolve pesquisa social e científica aplicada mas também outras formas de conhecimento, se configura como um campo de conhecimento e de intervenção, o da análise de políticas.

O que se pretende com o projeto Inova-ENSP é mapear e analisar os atores, instituições e organizações de distintas naturezas, públicas e privadas, que atuam nesse campo, bem como seus objetivos e tipos de metodologias empregadas, além de verificar também se os resultados dessas análises são transmitidos para os dirigentes e tomadores de decisões e qual a sua efetividade para a melhoria das políticas públicas.

Essa pesquisa nacional é parte do projeto internacional Policy Analysis in Comparative Perspective, que reúne estudos de caso que analisam, em diferentes países, o desenvolvimento e a estrutura do campo da análise de políticas com dois objetivos: a formação e capacitação na área de análise de políticas públicas e na área de pesquisa comparada em políticas públicas.

Mesmo em outros países, esse campo de conhecimento e intervenção ainda não foi explorado com profundidade nem avaliado de modo sistemático. Para preencher essa lacuna, "cada estudo de caso desse projeto analisará o desenvolvimento em países democráticos. Deverão ser investigados os tipos, a qualidade, o estado da arte, as inovações e os resultados práticos da análise de políticas conduzida por atores governamentais e não governamentais", ressaltou Jeni.

A pesquisadora completou dizendo que, "em uma perspectiva comparada internacionalmente, serão identificadas experiências a serem aprendidas em relação a variações da estrutura, métodos e resultados e transferência da análise de políticas em diferentes países. Os estudos serão publicados em forma de livro, 'Análise de Políticas Públicas no Brasil', que fará parte da série The International Library of Policy Analysis, composta de estudos de caso de diferentes países.


Fonte: site da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/materia/index.php?ma...

Exibições: 58

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

© 2021   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}