Olá, usuários da plataforma, associados e conselheiros da RBMA!

Sejam bem-vindos a mais uma newsletter da Rede. 

Gostaríamos de relembrar os acontecimentos dos últimos meses e informar sobre o que está acontecendo internamente na Rede atualmente. 

Boa leitura!


Revista Brasileira de Avaliação

Lançada em 2011 e descontinuada desde 2015, a Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação era um espaço importante de disseminação de experiências e conhecimentos em avaliação no Brasil. Com nove números publicados, a revista cumpriu um papel importante no campo, estimulando a produção de conhecimento relevante em monitoramento e avaliação.  

A volta da revista era um assunto frequente durante as reuniões da diretoria da RBMA, assim como era uma demanda constante dos seus membros e associados. No entanto, conciliar o trabalho que uma revista demandava, junto às outras atividades internas já desempenhadas, sempre se mostrava desafiador. 

Contudo, com a oferta de apoio necessária, sua viabilização se tornou possível. E diante de um cenário com tantos conflitos e desafios, o papel de estímulo à  produção de conhecimento feito pela revista, tornou-se extremamente necessário. Sendo assim, em julho de 2020, a Revista começou a ser reerguida. 

Composta por um conselho editorial de 36 especialistas da área de avaliação, as editoras associadas (Ana Maria Carneiro e Carolina Imura), o editor-chefe (Rogério Silva) e a assistente editorial (Mila Stefanelli), o novo projeto da revista renasceu. Respeitando toda a sua história e importância, ressurge com um novo formato e nome: a Revista Brasileira de Avaliação - RBAVAL

Tendo clara compreensão da importância das práticas de monitoramento no Brasil e dos profissionais que a ele se dedicam, a decisão pela mudança de nome foi pautada por dois argumentos. O primeiro, é da centralização do conceito de avaliação no projeto editorial, favorecendo assim, uma conexão direta da revista com grupos que tratam do tema da avaliação no Brasil. E a segunda linha de argumentação, vem da principal literatura avaliativa, que reconhece as práticas de monitoramento como uma especialização da avaliação, seja quando o conceito é relacionado às abordagens centradas em objetivos e necessidades gerenciais (House, 1976), seja quando ele é tratado como prática de gestão relacionada aos diferentes tipos de estudo de implementação. A decisão pela mudança do nome encontrou reações favoráveis e contrárias dentro do próprio conselho editorial, prevalecendo os favoráveis e dando sustentação à mudança.

Em três meses, o site da RBAVAL foi ao ar, com todos os nove número anteriores digitalizados e com seus DOI já incluídos, de modo a gerar uma identidade virtual específica para cada artigo e favorecer sua indexação pelos autores. Também foi ao ar a chamada para o número 10, onde artigos e ensaios foram recebidos, estando estes agora em processo de avaliação ou revisão, para o lançamento do número 10 ainda em dezembro. Outra realização é o Sistema Digital de Submissão, que deverá entrar no ar nas próximas semanas junto com a chamada de artigos para o Número 11 .

A RBAVAL também está pactuando parcerias para maior divulgação e visibilidade dos artigos por ela publicados, assim como pela disseminação de conhecimento e geração de reflexões ético-políticas sobre avaliação no Brasil.

Não deixem de acessar o site da Revista e compartilhá-lo: www.rbaval.org.br ! Lá vocês também encontrarão mais informações.


Diretrizes para a Prática de Avaliação no Brasil 

Com imensa satisfação a Rede lançou, no dia 12 de agosto de 2020, o livro Diretrizes para a Prática de Avaliação no Brasil, uma parceria da Rede com a Agenda de Avaliação do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE). As Diretrizes foi uma elaboração conjunta dos consultores Rogério Renato Silva e Max Felipe Gasparini e da diretora Márcia Joppert.

A necessidade da construção de diretrizes brasileiras surgiu a partir das diretrizes latinoamericanas elaboradas pela ReLAC que, por sua vez, fomentaram a necessidade de um documento que fosse mais adequado ao contexto e a cultura brasileira. A construção das Diretrizes foi um longo processo de consulta à comunidade de avaliação do Brasil, incluindo especialistas e grupos específicos como avaliadores negros e avaliadores jovens. Foram feitos também diálogos regionais e consultas ao grupo de avaliação do GIFE e a diretoria e conselho consultivo da própria Rede. 

No dia 3 de setembro, tivemos o evento de lançamento das Diretrizes, onde foi apresentada as Diretrizes e o seu processo de construção. O lançamento contou com a participação de Celeste Ghiano da ReLAC, que auxiliou no enriquecimento do diálogo sobre a importância das diretrizes, e junto com comunidade da Rede, na construção de propostas de disseminação e uso das Diretrizes para a próxima fase do projeto. O evento foi gravado e vocês podem encontrar sua gravação clicando aqui. 

Neste momento o livro está sendo traduzido para inglês e espanhol e um planejamento de disseminação está sendo organizado para 2021.

O livro das Diretrizes pode ser acessado clicando aqui. Lembrando que não é um documento final, é apenas a primeira versão. Deveremos voltar a discuti-lo, atualizá-lo e amadurecê-lo, sempre buscando contribuir para avaliações relevantes e de qualidade.



IX Seminário Nacional de Avaliação da RBMA

No começo de 2020, o planejamento da Rede era a execução de um Seminário presencial na cidade de Salvador/BA, entre os dias 12 e 14 de agosto, com a temática: “O papel das avaliações no fortalecimento da Agenda 2030: evidências, transparência e compromisso”. 

Contudo, devido ao cenário adverso causado pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) o evento teve que ser repensado para um novo e acessível formato. E assim, respeitando a nova realidade social, a Rede realizou nos dia 12 e 13 de agosto, o IX Seminário Nacional da RBMA, em formato totalmente virtual, com uma adaptação do tema para "A pandemia e o alcance dos ODS no Brasil: onde estamos?".

O Seminário foi um importante momento de troca e reflexão da nossa comunidade e contou com a incrível participação de: Khalil Bitar, Rômulo Paes, Rosana Boullosa, Enid Rocha, Oswaldo Tanaka, Ernesto Faria, Adélia Pinheiro, Rogério Barbosa, Maria Yuri Ichihara, Joyce Petrus e Juliana Vasconcelos. Além do peso dos palestrantes convidados, o sucesso do evento se deveu também a parceria da Fundação Itaú Social, da Fundação Roberto Marinho e da consultoria Herkenhoff & Prates. Tivemos a inscrição de 1260 pessoas e a participação de 576 pessoas nos dois canais de transmissão (zoom e Youtube). Esse número é um record em relação a eventos posteriores.

Na avaliação feita pelos participantes ao final do evento, os palestrantes, os conteúdos abordados e a organização renderam muitos elogios. No geral, o retorno do evento foi extremamente positivo. Alguns conteúdos específicos, e mais tempo de debate e de interação foram alguns pontos que parte do público diz ter sentido falta. Para próximos eventos, há uma forte demanda por diálogos que tratem de diferentes abordagens, metodologias e técnicas avaliativas, assim como, mais conteúdos na área da educação e de políticas públicas. 

Um evento organizado pela primeira vez de forma totalmente online gerou certa insegurança, mas graças ao excelente trabalho da Agência Galo, contratada para apoiar a gestão, tudo ocorreu exatamente conforme o esperado. Poucas pessoas expressaram problemas técnicos com a transmissão ou plataforma. Alguns comunicaram a falta de abraços e um cafézinho, mas, no geral, de acordo com o público que respondeu a avaliação, o evento online teve seus fãs.  Dos respondentes, 59,1% acreditam que a repetição da modalidade totalmente online seja preferível, contra 40,9%, que dão preferência para um evento híbrido ou totalmente presencial.

Para aqueles que desejem assistir as apresentações, todas estão no perfil da RBMA no Youtube, que você pode acessar clicando aqui. No youtube temos tanto a gravação de cada uma das falas dos palestrantes, assim como a gravação por inteiro do event. Não percam!


Revisão Institucional da RBMA

A necessidade de aprimorar o modelo de governança definido no Estatuto Social original de modo a fortalecer a operacionalização da associação vem sendo uma pauta frequente nos assuntos da diretoria da Rede. Ainda em 2019, no início da atual gestão, conversas com advogados e associados foram iniciadas sobre o assunto, porém, tendo em vista as implicações burocráticas que uma mudança de Estatuto traria para o momento, optou-se pelo seu adiamento.

Contudo, dado os interesses e objetivos comuns entre a RBMA e a Agenda de Avaliação do GIFE, surgiu a ideia de apoio para este importante desafio. E assim, através de uma parceria junto com a Laudes Foundation, a revisão institucional da Rede foi iniciada em outubro de 2020. 

A revisão ocorrerá através de quatro produtos: revisão do Estatuto Social, elaboração de um modelo de governança, revisão do Regimento Interno, e atualização do plano estratégico. Um novo modelo de governança e a revisão do Estatuto vêm sendo discutidos semanalmente pela diretoria, com a facilitação de um escritório de advocacia especializado em terceiro setor. Essas reuniões estão ajudando a diretoria a pensar em um modelo de governança que seja mais justo e eficaz e que possibilite a Rede se tornar uma organização mais sustentável. 

A formalização do novo Estatuto exigirá a convocação de uma Assembleia Geral extraordinária, assim como, a eleição de uma nova Diretoria e Conselho Fiscal. 

Após um novo Estatuto e modelo de governança aprovados, em 2021 teremos os trabalhos de construção de um novo Regimento Interno e atualização do plano estratégico da Rede.


Nova Plataforma RBMA

Planejada desde 2015, a construção do novo portal da Rede está sendo realizada graças ao apoio da Fundação Itaú Social. O projeto iniciou em março de 2020, mas infelizmente, o seu lançamento vem sendo adiado, pois a necessidade de pequenos ajustes vem surgindo a cada semana. Atualmente, o site está esperando algumas previsões mais concretas sobre as mudanças estatutárias, que terão implicações nas funcionalidades do portal. As conversas estão em andamento e a expectativa é que em dezembro o novo site da Rede esteja no ar para todos nós.


Logo RBMA

Como muitos já devem ter notado, a RBMA está aos poucos adotando uma cara nova. A formulação de uma logomarca mais moderna e acolhedora ocorreu em agosto e desde então vem sendo utilizada em nossas redes sociais, assim como em nossos documentos e postagens. Com o lançamento do novo portal, a nova logo substituirá totalmente a antiga e estará presente em todos os canais da Rede, atraindo maior compartilhamento e integração.


Dúvida? Sugestões? Mande para a gente pelo email: redbrame@gmail.com

Obrigada!

Exibições: 231

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Comentário de Marcia Joppert em 7 dezembro 2020 às 2:47

Queridos José Marcio e Natália, muito obrigada em nome da diretoria!!!!

Comentário de Jose Marcio Barros em 27 novembro 2020 às 13:15

Boa tarde. Acompanho de forma mais discreta e silenciosa o trabalho da RBMA. Mas quero expressar aqui minha admiração pelo trabalho e pela qualidade dos debates e publicações. Como professor universitário no campo da arte e cultura e coordenação de uma ong (Observatório da Diversidade Cultural), acompanho com muito interesse os debates conceituais, metodológicos e de articulação institucional, torcendo para que possamos criar um foco na questão das políticas culturais. Parabéns a todos e todas !

Comentário de Natália Fregonesi de Moraes em 26 novembro 2020 às 16:10

Parabéns pelo empenho e trabalho em constante evolução! Os conteúdos produzidos são de excelente qualidade! 

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

Últimas atividades

Ícone do perfilJosé Alípio Frota Leitão Neto e Anna Carey entraram em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
19 horas atrás
Helder Kiyoshi Kashiwakura é agora um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
sábado
Posts no blog por Márcio Ruben Barbosa Junior
sexta-feira
Marcia Joppert compartilhou o post do blog deles em Facebook
sexta-feira

© 2021   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}