BID/FUMIN investe na prestação de contas e transparência das Organizações do Terceiro Setor


A prestação de contas e transparência das ONGs que integram o Terceiro Setor é uma preocupação mundial, fundamental para a gestão e sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil e imprescindível para garantir e ampliar investimentos vindos do setor privado. Profissionalizar e aumentar a credibilidade e visibilidade do Terceiro Setor é uma das metas do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento Social) para os próximos anos através da implantação em diversos países de um programa inédito Desenvolvimento de Princípios de Prestação de Contas e Transparência (PCT) em Organizações da Sociedade Civil.

[...] o projeto piloto terá início com a elaboração dos Princípios de PCT por meio de análise da situação das organizações do Estado, embasados em três elementos: responsabilidade de cumprir com seus compromissos, responsabilidade de prover informações confiáveis e transparentes e responsabilidade por suas ações e decisões. Uma vez formulados os princípios, a metodologia, será aplicada como Primeira fase do Projeto Piloto em 25 organizações do Rio Grande do Sul para primeira análise de resultados. Depois de recolher, avaliar e reformular os dados mensurados, o programa será reaplicado, como Segunda Fase, em outras 25 instituições para novos testes de funcionamento.

A partir da aplicação prática da metodologia nas organizações, será montado um banco de dados da implementação do projeto, que darão origem a uma Certificação em Princípios de PCT para o Terceiro Setor. Ao final, o objetivo é que a metodologia estruturada e certificada passe a ser disseminada e adotada em entidades de todo o Brasil.

“O crescimento da participação da sociedade civil no mundo atual requer que as organizações assumam uma maior responsabilidade sobre a qualidade de suas ações”, analisa Maria Elena Pereira Johannpeter, presidente da ONG Parceiros Voluntários, que acredita que a implantação da metodologia vai garantir maior credibilidade e visibilidade ao Terceiro Setor. “O êxito dos projetos sociais depende da profissionalização na gestão e administração da instituição e somente dessa forma se pode assegurar níveis adequados de investimentos, doações, voluntariado e outras colaborações ao projeto”.

fonte: GIFE

Exibições: 75

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

© 2021   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}