Agenda Pública lança programa de cursos presenciais na área de políticas públicas


2010-02-08 16:56

A Agenda Pública lançou na última semana sua programação de cursos presenciais para 2010. São seis cursos in company na área de políticas públicas enfocando o processo de elaboração das políticas, sua gestão, ferramentas e conceitos. O objetivo pedagógico é favorecer o desenvolvimento de capacidades que levem à formação de lideranças críticas, comprometidas com a função pública e com a garantia da cidadania. O público é composto de servidores, gestores públicos, legisladores e conselheiros de políticas públicas.

Segundo a coordenação, os cursos foram concebidos para fortalecer as capacidades institucionais específicas de governos e de organizações da sociedade civil, de modo que serão oferecidas turmas específicas segundo as especificidades de cada público. "Os temas escolhidos privilegiam conhecimentos fundamentais que devem ser levados em conta no processo de construção e implementação das políticas. Nos programas, o processo pedagógico privilegiou os princípios construtivistas, ou seja, serão trabalhados não só o conteúdo da aprendizagem, mas também o processo, valorizando a experiência dos alunos", afirma Sergio Andrade, Diretor Executivo da Agenda Pública.

Acompanhe abaixo a programação completa:

1- Planejamento público

Objetivos

Ampliar o conhecimento dos gestores públicos sobre planejamento estratégico das ações de governo. Fomentar a reflexão e a discussão coletiva sobre a prática política do governo e seus desafios na construção de políticas públicas. Discutir o Plano Diretor e o Planejamento Estratégico como instrumentos para a construção de um projeto de médio prazo para o município/ Estado.

Conteúdo

Planejamento no setor público; planejamento público no Brasil; marco lógico; análise prospectiva; Planejamento Estratégico Situacional; gestão por desempenho e contratualização por resultados.

Carga horária: 16 horas/aula

2- Referências para elaboração de políticas públicas

Objetivo

Introduzir os participantes no debate conceitual das políticas públicas inclusivas. Introduzir conceitos, teorias, debates contemporâneos sobre as políticas públicas do tipo inclusivo. Discutir criticamente os diversos modelos de políticas públicas e suas implicações para a sociedade.

Conteúdo

Estado e políticas públicas; políticas públicas no âmbito do Estado de bem-estar social; sistema de proteção social no Brasil; políticas de transferência de renda; análise de políticas sociais brasileiras nas áreas da saúde, educação, habitação e saneamento, suplementação alimentar e previdência.

Carga horária: 16 horas/aula

3- Pesquisa social quantitativa e qualitativa

Objetivo

Apresentar as principais técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa na área social. Capacitar o participante para a compreensão e aplicação de ferramentas na obtenção e análise de dados sociopolíticos. Dados quantitativos e qualitativos como instrumentos de apreensão da realidade: coleta, interpretação e análise de dados.

Conteúdo

Noções básicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.

Pesquisa qualitativa: análise de dados qualitativos, tipos de pesquisa qualitativa (entrevista, análise de discurso, estudos de caso, observação participante, pesquisa de campo, análise situacional), fases e etapas para obtenção qualitativa de dados, análise comparada, formulação e comprovação de hipóteses.

Pesquisa quantitativa: Introdução à análise de dados, survey, construção de questionário, introdução ao SPSS, conceitos básicos de amostragem, introdução à análise de dados agregados, medição de variáveis e indicadores.

Carga horária: 16 horas/aula

4- Introdução à análise e construção de indicadores socioeconômicos

Objetivo

Capacitar os participantes na leitura de indicadores socioeconômicos variados, desde a compreensão de seus fundamentos conceituais até a sua aplicação.

Conteúdo

O que são indicadores sociais e econômicos, classificação dos indicadores, sistema de indicadores, leitura de indicadores, construção de indicadores, possíveis aplicações, utilização de indicadores em planejamentos de políticas públicas (desenho, monitoramento e avaliação).

Carga horária: 16 horas/aula

5- Avaliação de políticas públicas

Objetivo

Preparar os participantes para serem profissionais capazes de atuarem no processo de avaliação de políticas públicas. Capacitá-los de modo teórico-analítico e operacional para avaliar políticas públicas. Analisar políticas públicas já implementadas considerando as diferentes etapas do policy cicle.

Conteúdo

Conceito de avaliação, importância e função da avaliação de políticas públicas, modelos de avaliação, procedimentos metodológicos de avaliação, utilização de indicadores na análise de políticas, medindo a capacidade do Estado, modelos de análise, relatório de avaliação.

Carga horária: 16 horas/aula.

6- Novos paradigmas da gestão pública

Objetivo

Apresentar os novos referenciais que norteiam a administração pública, com ênfase para os pressupostos teóricos da Nova Gestão Pública e concepções metodológicas que lhe são características, limites e críticas.

Conteúdo

Reforma do Estado, tendências da gestão pública, a nova gestão pública – valores e princípios, o conceito de público, gestão orientada para resultados, novos modelos de governança: governo matricial, experimentalismo institucional, qualidade na administração pública.

Carga horária: 16 horas/aula.

Para maiores informações, contate a coordenação de cursos através do emailcursos@agendapublica.org.br.

Fonte: site da Agenda Pública http://www.agendapublica.org.br acessado em 22.02.2010

Exibições: 35

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

© 2021   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}