2015: O ANO INTERNACIONAL DA AVALIAÇÃO - novidades

Estamos fechando o ano e nos preparando para um novo, que representará, sem dúvida, um marco na história da avaliação em nível global.

Há poucos dias atrás, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou o projeto de declaração de 2015 como o Ano Internacional da Avaliação (#EvalYear), rubricando e endossando o trabalho realizado desde 2012 pela iniciativa EvalPartners.

 

EvalPartners é um movimento mundial para fortalecer as capacidades nacionais de avaliação de sistemas de avaliação com foco na equidade e gênero. EvalPartners tornou-se uma impressionante aliança reunindo mais de cinquenta agências internacionais de desenvolvimento, redes de avaliação regionais, fundações, ONGs e outros, todos interessados em promover a avaliação por meio do fortalecimento da sociedade civil, especialmente Organizações Voluntárias para a Profissionalização da Avaliação (VOPEs), termo que representa as redes, associações, sociedades e comunidades de prática orientadas à avaliação.

Mais de 20 eventos foram programados em todo o mundo para celebrar o #EvalYear, transmitindo de uns aos outros a "Tocha da Avaliação" ou #EvalTorch, os quais vão sendo agregados ao mapa de eventos de avaliação 2015. O #EvalTorch será inspirado em quatro temas centrais:

 

  1. A identificação das futuras prioridades chave para a comunidade de avaliação global para lançar a Agenda de Avaliação 2016-2020.
  2. A redução da distância entre a comunidade de avaliadores (oferta) e a comunidade dos formuladores de políticas (demanda), incluindo parlamentares, para assegurar que avaliações de boa qualidade, centradas na equidade e sensíveis ao gênero, sejam demandadas e utilizadas na formulação de políticas;
  3. A incorporação das avaliações com foco na equidade e com perspectiva de gênero nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em nível internacional, e nas estratégias nacionais de desenvolvimento em nível nacional; e
  4. O desenvolvimento de políticas nacionais de avaliação com foco na equidade e sensíveis a....

No Brasil, durante a realização do seu VI Seminário Anual, em Porto Alegre/RS, a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação foi formalizada na figura de uma Associação sem fins lucrativos, buscando a avançar na profissionalização da avaliação em nosso país. O estatuto está passando pelas revisões finais e o registro será realizado em janeiro/2015, quando disponibilizaremos todas as informações em nossa plataforma. A plataforma permanecerá disponível gratuitamente aos usuários.

Assim, queridos amigos/as e colegas, espera-nos um ano intenso em atividades e reflexões sobre a avaliação. Particularmente, estamos nos aproximando da IV Conferência da Rede de Monitoramento, Sistematização e Avaliação na América Latina e Caribe (ReLAC), que acontecerá na semana de 9 a 13 de Março de 2015 em Lima, no Peru. Nessa conferência a ReLAC receberá a “Tocha da Avaliação” e discutirá as diferentes e melhores maneiras de avançar em direção a uma cultura sólida de avaliação em nossa região, o que dará  coragem e incentivo para continuar a adicionar a nossa identidade neste movimento global.

 

 

Tanto para os que se encontrarão pessoalmente em Lima, como para todos(as) aqueles(as) que acompanharão o evento pelas redes sociais, este será um momento chave para aportar nosso esforço e nossa vontade em melhorar a prática da avaliação na região.

OBS: esta mensagem é uma tradução e complementação da mensagem que está circulando na rede ReLAC. 

Exibições: 281

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

© 2021   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}