Alejo Lerzundi Silvera
  • Masculino
  • Teresina
  • Brasil
Compartilhar

Amigos de Alejo Lerzundi Silvera

  • Comite Gestor da Rede Bra de M&A
  • Ana Karla Linhares Aureo
  • Maria de Fatima de Godoy Sousa A
  • Taiana Fortunato Araújo
  • Marcia Joppert

Grupos de Alejo Lerzundi Silvera

Presentes recebidos

Presente

Alejo Lerzundi Silvera ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Página de Alejo Lerzundi Silvera

Informações do Perfil

Tipo de Instituição que trabalha
Internacional
Instituição a que pertence
Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA
Página da internet da Instituição
http://www.iica.org.br/
Interessado em:
Contribuir, Aprender, Eventos, Networking, Oportunidades profissionais
Setores de maior interesse.
avaliação, negócios, agro economia, projetos, planes, programas, impactos, marco lógico, sustentabilidade, pequeno produtor, agricultura familiar
Como descobriu esta comunidade
Colega
Você é membro de alguma outra rede de Monitoramento e Avaliação?
Nenhuma

Experiências De Monitoramento E Avaliação Nos Programas De Alivio A Pobreza E Inclusão Social No Perú

Alejo Lerzundi Silvera

O tema Monitoramento e Avaliação-M&A, no marco genérico da gestão de projetos, tem se mostrado muito relevante nos últimos tempos para atingir objetivos. No Peru existem experiências muito férteis. A respeito os empreendimentos no meio rural tem mecanismos como a terceirização da supervisão, a consulta previa das comunidades locais e mecanismos vários de gestão aplicados nos principais programas de inclusão social tais como: a) Programa Nacional de Apoio Direto aos mais Pobres (JUNTOS), b) Fundo de Cooperação para o desenvolvimento Social (FONCODES), c) Programa Nacional de Assistência Solidaria (Pensão 65) e d) Programa Nacional de Alimentação Escolar (Qali Warma), financiados em parte com o Fundo de Estímulo ao Desempenho e Logro de Resultados Sociais (FED), um mecanismo de incentivos por resultados iniciado pelo Ministério de Desenvolvimento e Inclusão Social- MIDIS y o Ministério de Economia y - MEF no 2014.

A política de desenvolvimento e Inclusão no Perú comum aos Programas acima indicados abrange três momentos; a) Alívio temporário das famílias através de programas sociais e outras intervenções do estado; b) Capacitação orientada para melhorar o acesso das famílias aos serviços e infraestrutura básica e  aumentar a sua autonomia para a geração de renda e processos de inclusão financeira e, c) Criação de oportunidades para a próxima geração, com ênfase na promoção da proteção e melhoria do capital humano - nutrição, saúde e educação de qualidade.

Estas experiências respondem a tese de que M&A de projetos deve ser correspondente a gestão interna com apoio grupal e participativa das comunidades campesinas beneficiárias que devem ser os atores principais do processo, bem como os governos locais, junto a sociedade civil organizada em todos os momentos do processo que inclui elaboração e operação. O projeto firme contem, entre outros, um plano de monitoramento e avaliação com indicadores montadas a priori a mesma que é aprimorada como resultado de sucessivas avaliações.

No que corresponde a determinação de metas e indicadores emblemáticas para projetos de alivio a pobreza e inclusão social desenvolvidos no Perú primam pela sua simplicidade e estão explicitadas nos projetos respectivos, a seguir: a)  ao nível de Objetivos de impacto econômico e social se tem em conta indicadores de desnutrição crônica, mortalidade e morbilidade, a taxa de concorrência e repetência e acesso ao pacote integrado de serviços de  água, esgoto, eletricidade e telefonia; b) Com relação ao objetivo de fim de projeto indicadores de pobreza extrema e o fosso de pobreza caracterizado por níveis de ocupação e renda, c) no nível de medições de desempenho indicadores de projetos realizados e famílias atingidas, e d) ao nível do orçamento indicadores de capacidade e qualidade do gasto.

Estes instrumentos de M&A classificam as intervenções dos diferentes atores de acordo com o ciclo e nível de gestão, primando o impacto sobre os resultados esperados da política de desenvolvimento. Desta forma, surge a necessidade de elaborar os critérios de segmentação que são usados por todos os atores envolvidos de forma coordenada, com instrumentos que facilitarão a operacionalidade respectiva.

No caso do brasil o símil se encontra no projeto Alvorada, lançado em 2001 e o Programa Fome Zero iniciado em 2003, ambos são um apanhado de Programas nas áreas de educação, saúde e renda com o objetivo de amenizar a pobreza rural e promover a inclusão socia. Também em 2003 foi instituído O Programa Bolsa Família (PBF) que é um programa de transferência de renda do Governo Federal. No marco destes grandes programas para o caso dos Estados do Nordeste foi estabelecido desde os anos 1992 o Projeto de Combate à Pobreza Rural – PCPR,s, financiado com recursos do Banco Mundial e assistência técnica do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura-IICA. No curso destes anos, na sua abordagem, tem sofrido graduações e aprimoramentos, Atualmente o projeto existe, desta vez, focado na geração de emprego e renda.

Similares programas se desenvolvem em outros países de América Latina nas décadas de 1990 e 2000, promovidas por governos progressistas, intensivas visitas de intercâmbio de experiências foram realizadas de forma intensiva entre missiones técnicas de Peru Brasil, México e outros países da região que permitiram aprimoramento das experiências. Agora nos últimos anos, câmbios institucionais e políticos, motivam revisão destes programas por serem considerados dispendiosos e contrários a lógica do mercado e gestão de recursos públicos. Argumentar-se-iam entre as causas a dificuldade do encontro de “portas de saída”, para abandono da pobreza pelas falhas da articulação com as ações de capacitação, assistência técnica e crédito. Junto a estas, a idoneidade do gasto e falhos no alcance de objetivos não é muito lembrado, porque atinge diretamente aos gestores públicos na sua capacidade de gestão.

A pratica do M&A como compromisso direto do gestor público é desconhecido, na sua falta, as tradicionais avaliações de desempenho feitas pelos órgãos de controle interno e pelas consultorias externas tem o viço de serem desatendidas e eventualmente manipuladas para mascarar os resultados. Isto poderia se evitar se os gestores públicos em aras da transparência e idoneidade pudessem assumir diretamente o M&A, como pratica interna de gestão da coisa publica

Blog de Alejo Lerzundi Silvera

Experiências De Monitoramento E Avaliação Nos Programas De Alivio A Pobreza E Inclusão Social No Perú Alejo Lerzundi Silvera O tema Monitoramento e Avaliação-M&A, no marco genérico da gestão de proje…

Postado em 3 junho 2016 às 19:33 2 Comentários

Experiências De Monitoramento E Avaliação Nos Programas De Alivio A Pobreza E Inclusão Social No Perú

Alejo Lerzundi Silvera

O tema Monitoramento e Avaliação-M&A, no marco genérico da gestão de projetos, tem se mostrado muito relevante nos últimos tempos para atingir objetivos. No Peru existem experiências muito férteis. A respeito os empreendimentos no meio rural tem mecanismos como a terceirização da supervisão, a consulta previa das…

Continuar

Caixa de Recados

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

  • Sem comentários por enquanto!
 
 
 

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

Últimas atividades

Glauber Cassiano atualizaram seus perfis
ontem
EDUARDO AUGUSTO DE ABREU COSTA é agora um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
ontem
Aida Couto Dinucci Bezerra curtiram o perfil de Mila Fontes Stefanelli
ontem
Mila Fontes Stefanelli postou um evento
Miniatura

Webinário - A educação brasileira em perspectiva internacional em https://www.youtube.com/watch?v=TqC2CdrImoM

30 junho 2021 de 11 a 13
ontem

© 2021   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}