IpeaGEO permite visualização de dados dos estados e municípios do Brasil e ficará disponível na internet

11.08.2010

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança na quarta-feira, 18 de agosto, o software IpeaGEO, ferramenta de análises estatísticas com foco na análise espacial. O programa permite ao usuário ordenar e visualizar dados em seu contexto geográfico, seja por região, estado, município, ou área do mapa. O lançamento está marcado para as 14h e será seguido de coletiva online.

O programa, gratuito, foi criado pela Assessoria de Métodos Quantitativos da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur). A ideia é fornecer uma alternativa a softwares já existentes no mercado. Além de ser livre (o programa ficará disponível para download no sítio do Ipea), o IpeaGEO apresenta como diferenciais a inclusão de técnicas espaciais inéditas e o foco no território nacional.

Assim como ocorre em outros programas que possuem a mesma finalidade, no IpeaGEO o usuário seleciona uma malha e a combina com os dados de seu interesse. Uma das malhas disponíveis é a de municípios do Brasil, que pode ser combinada com uma base de dados que incorpora mais de mil variáveis.

Entre as variáveis trazidas pelo IpeaGEO estão estimativa populacional, área da unidade territorial, população e domicílios, censo agropecuário, Produto Interno Bruto, informações de saúde e educação, estatísticas do registro civil, representação política, estatísticas do cadastro central de empresas, instituições financeiras, finanças públicas, frota, pobreza e desigualdade.

O lançamento ocorrerá no auditório do Ipea em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES/Ipea, subsolo). A apresentação será feita pelo presidente do Instituto, Marcio Pochmann; pela diretora da Dirur, Liana Carleial; pelo coordenador da Assessoria de Métodos Quantitativos, Waldery Rodrigues Junior; e pelo bolsista Pedro Albuquerque. O mediador será o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Alexandre Ywata.

Exibições: 392

Respostas a este tópico

Oi, Luis!!!! Vi hoje uma apresentação sobre a ferramenta no Seminário que aconteceu no TCU. Achei interessante e com muito potencial. Mas, uma coisa: existe uma ferramenta similar no Ministério das Cidades chamada GeoSNIC. O estranho é que o pessoal do IPEA nunca tinha ouvido falar.... Abraços

Ola Luis,   baixei a ferramenta e parece ser bem interessante. Ainda estou engatinhando com o georreferenciamento e por isso gostaria de saber se há algum manual de como utilizar a ferramenta (o tutorial não foi suficiente).

 

Grande abraço,

Daniel 

Oi Daniel,

 

Por ser um software novo ainda não vi nenhum manual, sei porém que já há um Grupo de Discussão em funcionamento. Tenho certeza que você pode achá-lo por meio do Google.

 

abs

 

L

OK Luis,

ja tinha achado mesmo.

Obrigado

RSS

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

© 2021   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}