Pessoal,

caso tenham textos que tratem sobre o assunto: democracia participativa e cidadania, enviem para o meu email: girlene.reis@hotmail.com

 

Grata,

 

girlene

Exibições: 385

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Girlene! Esse tema é realmente muito interessante! Eu tenho alguma bibliografia sobre M&A participativos. O melhor exemplo que achei foi um projeto da UNICEF chamado: selo UNICEF, município aprovado. São mais de 1000 municípios envolvidos. Tem tudo na internet. Veja no link abaixo. 

 

Selo Unicef

 

Bem, depois compartilhe conosco os retornos que receber, está bem? Que tal montar um grupo a respeito disso? Seria ótimo! Abraços!!!

 

Abraços

Olá pessoal! Em anexo, apenas uma comparação entre gestão compartilhada e democrática na educação.
Anexos

Recomendo a dissertação de Ricardo Ceneviva, intitulada "DEMOCRACIA, ACCOUNTABILITY E AVALIAÇÃO: A avaliação de políticas públicas como mecanismo de controle democrático".

 

Está disponível no site da FGV: http://virtualbib.fgv.br/dspace/handle/10438/2428

 

Resumo do trabalho:

"O presente trabalho, procura discutir o papel que a institucionalização de sistemas de avaliação de programas e políticas públicas podem desempenhar na criação ou aperfeiçoamento de mecanismos de accountability na gestão pública. Mais especificamente, se procura a analisar as relações entre o fortalecimento da função e da capacidade avaliadora do governo e a promoção de níveis crescentes de difusão de informação e criação de mecanismos de accountability. Analisando os casos do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e Sistema de Monitoramento e avaliação do Programa Estadual de DST/AIDS (PE ¿ DST/AIDS) arriscamos uma hipótese para os diferentes graus de accountability proporcionados por tais mecanismos de avaliação; a saber, os diferentes níveis de transparência e responsabilização proporcionados pelos sistemas e mecanismos de avaliação parecem relacionar-se mais diretamente com o desenho institucional no qual se insere a política ou programa governamental e com os atores interessados (stakeholders) na sua gestão do que propriamente com as características intrínsecas às pesquisas ou sistemas de avaliação das políticas públicas"

Girlene,

Os Relatórios de Desenvolvimento Humano do PNUD são uma fonte interessante, porque sempre discutem estas questões, ainda que tangencialmente. Há um especificamente muito bom (excelente, aliás), de 2002, Deepening Democracy in a Fragmented World. http://hdr.undp.org/en/reports/global/hdr2002/

 

Tenho referências muito boas, mas não tenho os textos digitalizados.

 

Abraço,

Thiago Noce

 

Cara Girlene, segue um texto particular de 2001. 1 ab
Anexos
Pessoal,

obrigada pelas dicas, já dei uma olhada nos materiais, serão de
grande valia.

Abraços,

girlene
Thiago você tem algum texto que analise até que ponto os diversos processos de democracia participativa
realmente consolidam a cidadania?
Caso tenha, me envie a indicação, ok?

girlene

Olá, Girlene

 

Ih, me apertou sem me abraçar! Bom, esta é uma questão muito ampla. Não conheço nenhum texto que faça essa análise específica. No entanto, acredito que dificilmente você irá encontrar alguém que afirme que a democracia participativa reduz, limita ou impede o exercício da cidadania. Aliás, em alguns tipos de análise democracia participativa poderia até ser configurada como uma vertente de cidadania, porque amplia os canais e meios de escolhas das pessoas. Por outro lado, isso tudo também é uma questão conceitual. O que é democracia participativa? O que é cidadania? Se o conceito vai para um lado, a conclusão pode ir para outro e vice-versa. Depende de como se estabelecem os parâmetros para olhar esse "monstrinho". ("Mostrinho" é porque ele tem muitos "braços", muitas "pernas", muitas conexões e muitas interpretações).

 

Abraço e boa sorte na pesquisa!

Thiago Noce

Girlene Galgani Reis de Oliveira disse:

Thiago você tem algum texto que analise até que ponto os diversos processos de democracia participativa
realmente consolidam a cidadania?
Caso tenha, me envie a indicação, ok?

girlene
Tiago,

a minha hipótese é de que a democracia se consolida através de um processo de educação para cidadania. Neste sentido estou refletindo sobre a concretização de direitos civis, sociais e políticos tendo como referência os fóruns de participação popular. Cada grupo de direitos envolvem questões que podem impactar de forma positiva ou negativa o monitoramento e avaliação de políticas púlbicas. Assim, o processo de fortalecimento democrático deve passar pela educação cidadã que encontra como ambiente natural de evolução a participação social.

Parece confuso, mas estou ainda desenhando estas possibilidades.

Abraços,

girlene reis

Prezada Girlene,

tenho muitos textos sobre democracia participativa e sobre educação cidadã. Investigo nesta área (COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO) e tenho muito interesse em aprofundar as discussões sobre estes temas.

Abaixo alguns textos de periódicos que tratam destas questões, espero que possam ser úteis em tuas pesquisas.

Abraços

Oséias Oliveira

 

ARTIGOS DE PERIÓDICOS:

 

Artigo da Revista Educação e Sociedade: Democracia radical e democracia participativa: contribuições teóricas à análise da democracia na educação

Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73...

 

Artigo da revista São Paulo em Perspectiva: CULTURA POLÍTICA PARTICIPATIVA E DESCONSOLIDAÇÃO DEMOCRÁTICA: reflexões sobre o Brasil contemporâneo

Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88...

 

Artigo da Revista Lua Nova: Boaventura de Sousa Santos: por uma nova gramática do político e do social

Disponíevel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0108839...

 

Artigo da Revista São Paulo em Perspectiva: EDUCAÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE OU PARA A CIDADANIA SOCIAL?

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-

 

 

 

 

 

Girlene,

Estou um pouco atrasada, mas se você ainda quiser colaboração sobre Democracia Participativa, temos muito material de referência, trabalho na Secretaria de Estado de Fazenda do RJ, coordenando o Programa Nacional de Educação Fiscal.

Inclusive temos cases de sucesso no Brasil e aqui mesmo, como o caso do Orçamento Participativo Jovem e Infantil de Rio das Ostras/RJ, que já ganhou prêmios internacionais.

Me coloco a sua disposição.

Abraços.

Valeria Ferrari

Responder à discussão

RSS

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

Últimas atividades

DANIELLE CIRENO FERNANDES atualizou um evento
Miniatura

Curso Avaliação de Projetos Sociais na Prática em https://virtual.ufmg.br/extensao/

28 outubro 2021 às 18 a 11 dezembro 2021 às 19
14 horas atrás
Ícone do perfilJosé Alípio Frota Leitão Neto e Anna Carey entraram em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
ontem
Helder Kiyoshi Kashiwakura é agora um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
sábado
Posts no blog por Márcio Ruben Barbosa Junior
sexta-feira

© 2021   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}