Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Missão: promover diálogos entre os diversos atores do campo de M&A

Vulnerabilidades sociais e mudanças tecnológicas

Olá a todos,

nos dias atuais temos tido contato com imenso avanço tecnológico, ao meu ver, com impactos sem precedentes no modo de vida que levamos, nas relações sociais que construímos. Chatbots, IA, deep learning, machine learning, blockchain são algumas das tecnologias que já estão começando a serem empregadas, e as vezes sem nos darmos conta. Entramos em chat de alguma empresa para tirar dúvidas ou reclamar e somos atendidos por uma máquina, um robo, e pensamos que estamos conversando com uma pessoa, travamos discussões no fb com pessoas que na verdade também não passam de máquinas programadas a emitir certos tipos de respostas. Mas isso vai muito mais adiante, e pesquisas recentes tem apontado para um imenso volume de empregos que poderão ser extintos no futuro próximo por substituição de mão de obra por máquinas, e aqui não falam apenas de linhas de produção, como comumente acostumamos a ver em montadoras de veículos, são máquinas que poderão substituir o trabalho intelectual, de tomada de decisão.

Por estas transformações que nossa sociedade irá passar gostaria de questioná-los sobre a existência ou interesse em construirmos um debate acerca das implicações das novas tecnologias para tarefas de diagnóstico, monitoramento e avaliação, bem como, discutirmos sobre como diagnosticar, prever e monitorar mudanças nos quadros de vulnerabilidades sociais decorrentes da entrada das novas tecnologias.

Acredito que tais discussão são preciosas, pois a revolução tecnológica pela qual passamos poderá impactar de modo significativo na implementação e execução de políticas públicas no futuro, desde saúde pública, educação e previdência, até na própria manutenção da capacidade estatal de realizar investimentos.

Desejo uma boa semana, abraços.

Exibições: 15

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Comentário de Martina Rillo Otero em 6 agosto 2017 às 20:55

Olá Rafael, obrigada pela sua provocação. Em outubro vamos fazer o Seminário anual da RBMA e essa questão, das novas tecnologias e sua relação com processos de M&A estará muito presente! Você viu o Save the Date?

Associe-se

OUTRAS REDES

MAPA INTERATIVO DE REDES NO MUNDO: 

© 2017   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}