Visão Mundial contrata avaliador/a para avaliação de projeto na região Norte do Brasil

A ONG Visão Mundial abrirá edital para contratação de avaliador/a para o projeto Adldeias.

O Projeto Aldeias[1] tem como objetivos a implementação de um programa multisetorial integrado que visa melhorar a vigilância, a conservação da biodiversidade e o manejo de recursos naturais em três[2] grupos indígenas na Amazômia Brasileira. A chave para alcançar esses objetivos, reside na construção da capacidade de autonomia das organizações indígenas. Para tanto, a VM e OPAN juntaram suas capacidades nas questões ambientais e de desenvolvimento, na mobilização social, em políticas indígenas e políticas públicas, no desenvolvimento organizacional e na conservação de biodiversidade.

Início de Março é a previsão da publicação completa do edital. Segue abaixo um resumo executivo da avaliação e seu contexto.



[1]O Projeto Aldeias é um consórcio formado pela Visão Mundial (VM) e Operação Amazônia Nativa (OPAN), que concorreu e ganhou o edital de 2008 do Programa de Meio Ambiente da Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

[2] O projeto irá trabalhar com 5 etnias no total. Uma vez que duas delas (Zuruahá e Hi-Merimã) são isoladas e de recente contato, apenas os Deni, Katukina e Paumari serão envolvidos em atividades diferentes, além do monitoramento e vigilância de seus territórios.

 

-x-

D. Introdução

O Projeto Aldeias é um projeto inovador na Visão Mundial por trabalhar em duas questões importantes para o desenvolvimento do seu ministério.

A primeira se refere ao público alvo. Os povos indígenas são o principal público beneficiário deste projeto. Já fizeram parte como público alvo em outros projetos, mas não de forma exclusiva. Esse fator proporciona uma oportunidade de verificar como a estrutura organizacional e de equipe se adéquam para melhor atender as demandas específicas de um grupo meta que destoa do padrão até então trabalhado. A questão aqui não é simplesmente como trabalhar com povos indígenas, mas o quão se está preparado para desenvolver projetos com públicos específicos.

A segunda se refere ao modelo de gestão através de um consórcio. A Visão e a OPAN foram uma parceria em forma de consórcio para propor, executar e gerir o projeto. Ainda que somente composto por duas organizações, é um modelo diferenciado que foi executado em outras poucas oportunidades, ainda permanecendo como um campo de aprendizagem bastante aberto. Como uma organização que se relaciona com muitas outras organizações, a Visão Mundial deve manter a firmeza dos seus princípios, normas, ao mesmo tempo que deve ter porosidade suficiente para se transformar a partir das relações que estabelece.

Dentre outras coisas, será importante que tenhamos elementos nesta avaliação para seguir nesse processo de aprendizagem organizacional.

O processo avaliativo tem a previsão de durar em torno de quatro meses, iniciando efetivamente em Maio/2011. As ações específicas para este período estão descritas no cronograma no item 10 deste TdR. O processo será gerenciado pela equipe de Desenho, Monitoramento e Avaliação da Visão Mundial Brasil, na pessoa do Sr. Alcimar Enéas Rocha Trancoso, Gerente de Efetividade e Qualidade Ministerial.

 

1. Resumo da avaliação

Programa/projeto

Aldeias

Fase do programa

Transição

Tipo de avaliação

Somativa

Propósito Geral da avaliação

Identificar impactos das ações do projeto

Metodologias primárias Principais

Entrevistas Semi Estruturadas Individuais, Grupos Focais, Observação, Análise de Documentos

Data de início e conclusão da avaliação (previsão)

Início: 01/07/2011

Conclusão: 30/09/2011

Data prevista para publicação do relatório final

15/10/2010

 

-x-

Exibições: 167

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Comentário de Alcimar Enéas Rocha Trancoso em 27 fevereiro 2011 às 9:20
Obrigado Marcia. abraços
Comentário de Marcia Joppert em 27 fevereiro 2011 às 2:13
OI, ALCIMAR! Tomei a liberdade de replicar o posto no grupo Oportunidades. Vou compartilhar com todos os membros, ok? Abraços

Associe-se

#Eval4Action

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Pessoal, todas as edições da Revista estão aqui na Plataforma, mas alguns membros se queixaram da dificuldade de localizar os números anteriores. Então, estou abrindo aqui essa janela novamente e colocando todos os números aqui.

A boa notícia é que estamos planejando retomar a Revista em 2020. Aguardem! 

A Diretoria

Revista_BMA_1.pdf

Revista_BMA_2.pdf

Revista_BMA_3.pdf

Revista_BMA_4.pdf

Revista_BMA_5.pdf

Revista_BMA_6.pdf

Revista_BMA_7

Revista_BMA_8

Revista_BMA_9

Siga-nos no Facebook!

© 2020   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}