Troca de experiências em planejamento, monitoramento e avaliação no SUS prossegue até sexta no RS

by ADMIN on DEZEMBRO 14, 2011

14/12/2011 – Troca de experiências em planejamento, monitoramento e avaliação no SUS prossegue até sexta

                           
A I Mostra de Experiências da Gestão Estadual em Vigilância em Saúde, Planejamento e Avaliação no SUS teve início na tarde de hoje (14) e prossegue até o dia 16, no Hotel Continental. São 30 trabalhos em forma de pôsteres e mais 36 selecionados para apresentação oral, além de palestras e debates com representantes do Ministério da Saúde (MS). Participam um total de 160 trabalhadores da rede pública de saúde de todas as regiões do RS. Todas as experiências inscritas irão compor a edição de um livro, juntamente com os textos das conferências e o debate dos trabalhos apresentados. 

A iniciativa visa a conhecer, mostrar, compartilhar, discutir e trocar experiências que vem sendo desenvolvidas em planejamento, monitoramento e avaliação no cotidiano de trabalho da gestão estadual do SUS. Haverá relato de experiências com o uso de indicadores de saúde, de governança regional, da história dos Grupos de Trabalho que atuam nesta área, e de ações exitosas de apoio aos municípios. Além do enriquecimento da vida profissional e da qualificação do trabalho prestado, o encontro proporcionará a busca por melhorias em qualidade e acesso aos serviços de saúde no Estado.

O secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, na abertura do evento, disse que as diretorias de sua pasta, e os demais segmentos, com a participação das Coordenadorias Regionais,     estão envolvidas no sentido de construir um  padrão de gestão. Ciro citou a importante colaboração, neste processo, das Universidades Estadual e Federal, além de outras universidades. Ciro lembrou que “as vivências e experiências de cada um vão servir 
para que todos possam somar, no seu trabalho, e trazer pontos positivos. As CRSs estão conscientes deste trabalho conjunto. O O RS vai sentir a diferença. Não é uma construção pessoal, mas coletiva, voltada para o interesse público.”

O representante do MS, Sandro Terabe, ensinou que monitoramento e avaliação não devem ser dados meramente informativos, mas indutores na tomada de decisão, ajudando a incorporar soluções na rotina, e melhorando a gestão, sendo fundamentais para o aprimoramento do sistema.
 
A representante da Secretaria de Atenção à Saúde do MS, Mariana Leal, abordou a conformação das redes regionalizadas como novo processo de organização do SUS. A implantação das Redes de Atenção,  disse Mariana, se justificam, entre outros motivos, em função da fragmentação histórica do sistema de saúde, a desorientação dos usuários, a necessidade de um atendimento integral e a otimização dos escassos recursos.

Denise Gewehr Rpmt 6022
Em: 14/12/11 

Assessoria de Comunicação Social(Foto: Denise Gewehr)


Exibições: 151

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Comentário de murilo henrique alves baihé em 22 dezembro 2011 às 10:11

A socialização desses trabalhos através da internet é imprescindível para que outos estados também possam se desenvolver nesse sentido.

Comentário de Marcia Joppert em 20 dezembro 2011 às 10:01

Carla, talvez possamos lançar uma pergunta sobre isso no fórum.... o que acha?

Comentário de Profa. Carla Albert (POA/RS) em 20 dezembro 2011 às 8:04

teria algum site para acessar os trabalhos apresentados?

Associe-se

#Eval4Action

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Pessoal, todas as edições da Revista estão aqui na Plataforma, mas alguns membros se queixaram da dificuldade de localizar os números anteriores. Então, estou abrindo aqui essa janela novamente e colocando todos os números aqui.

A boa notícia é que estamos planejando retomar a Revista em 2020. Aguardem! 

A Diretoria

Revista_BMA_1.pdf

Revista_BMA_2.pdf

Revista_BMA_3.pdf

Revista_BMA_4.pdf

Revista_BMA_5.pdf

Revista_BMA_6.pdf

Revista_BMA_7

Revista_BMA_8

Revista_BMA_9

Siga-nos no Facebook!

© 2020   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}