Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza Semana de Avaliação de Políticas Públicas

Semana de Avaliação de Políticas Públicas inicia com foco em educação


Data de Publicação: 03/09/2019 12:54

  
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), por meio de sua Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC), está realizando, entre os dias 02 e 04 de setembro, a Semana de Avaliação de Políticas Públicas, atividade direcionada a gestores, servidores públicos, pesquisadores e estudantes. O evento é promovido conjuntamente com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) do governo estadual e conta com o apoio de universidades e outras instituições. 

A primeira conferência do evento foi dada pelo coordenador do Centro de Políticas Públicas (CPP) do Insper, professor doutor Naércio Menezes Filho. Já o primeiro painel foi sobre as pesquisas e práticas para avaliação de políticas e programas educacionais. Durante a palestra, Lauren Lewis Xerxenevsky, analista de Planejamento, Orçamento e Gestão da Secretaria do Planejamento do RS (SEPLAG), apresentou sua pesquisa sobre o uso de evidências na Educação. Em seguida, os auditores públicos do TCE-RS Renato Lauris e Cyro Garcez Pinto explicaram a metodologia das redes, utilizada para análise da gestão educacional.

Pela tarde, o segundo painel contou com a participação da professora e pesquisadora Neusa Chaves Batista, do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação (UFRGS). Neusa trouxe um panorama da história e das atividades do Núcleo, que são voltadas à pesquisa e extensão nas áreas do direito à educação e cidadania, gestão democrática e justiça social. A professora apresentou projetos de análise de políticas educacionais desenvolvidos pelo grupo, como o levantamento, realizado em 2003, do custo por aluno em escolas com ensino de qualidade no Rio Grande do Sul.

A segunda palestrante foi Lauana Rossetto, do Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS, que apresentou seu projeto de Doutorado sobre o impacto dos Institutos Federais de Educação em municípios brasileiros. A conclusão da pesquisa apontou que, com a criação dos IFs, os indicadores de rendimento das escolas estaduais no Ensino Médio diminuíram. Esse resultado pode significar um deslocamento dos alunos com maiores índices para os Institutos, o que tende a perpetuar uma desigualdade socioeconômica nas escolas estaduais.

O painel Programas de Desenvolvimento Econômico encerrou o primeiro dia de evento, tratando de economia aplicada a políticas públicas. Vinícius Halmenschlager (PPGE-FURG) trouxe à mesa uma avaliação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos e destacou a falta de dados sobre o tema, o que dificulta a pesquisa e a análise dos resultados da Política. Fernanda Vargas (NUMA/DEPLAN/SEPLAG) apresentou um estudo sobre a efetividade do Projeto Extensão Produtiva e Inovação nas pequenas e médias empresas gaúchas, que, segundo as conclusões do trabalho, teve impacto positivo.

O coordenador do painel, Gibran Teixeira (PPGE-FURG), apresentou um estudo que propõe analisar a relação entre os índices de balneabilidade na região litorânea do Rio Grande do Sul e o número de internações por doenças gastrointestinais. Ele concluiu que os limites do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) para a medição de coliformes fecais são muito brandos em comparação aos da OMS, o que contribuiria para a contaminação em áreas com saneamento básico insuficiente.

No encerramento, Rodrigo da Rocha Gonçalves (PPGE/FURG) apresentou trabalho sobre Impactos macroeconômicos de melhorias em transporte no Rio Grande do Sul e Rodrigo Nobre Fernandez (PPGOM/UFPEL) trouxe à discussão pesquisa sobre Restrições fiscais e Infraestrutura.

Na abertura da Semana, o conselheiro Cezar Miola falou em nome do TCE-RS, destacando a importância do trabalho de controle externo para o Brasil. Sandro Berguer, diretor da ESGC, saudou os presentes sublinhando que a iniciativa da Semana corresponde um processo inovador feito com a colaboração de muitas instituições e pesquisadores.

A Semana de Avaliação de Políticas Públicas segue nesta terça e quarta-feira (02 e 03). Confira a programação completa clicando aqui.


Audiodescrição 2: A imagem mostra a mesa de debatedores do painel "Estudos sobre políticas e programas da Educação Básica". Os cinco participantes estão sentados à mesa, que é de madeira escura, adornada por painéis brancos. Ao fundo, há uma grande tela de projeção, onde se lê "O uso de evidências em Educação: conceitos, discussões e desafios". Em primeiro plano, vê-se parte da plateia do evento, de costas para a foto, sentada em cadeiras brancas (fim da descrição).

Audiodescrição: 3: A imagem mostra a mesa de debatedores do último painel do evento. Os cinco debatedores estão sentados à mesa, que é de madeira escura, adornada por painéis brancos. Ao fundo, há uma grande tela de projeção, mostrando a imagem de divulgação da Semana de Avaliação de Políticas Públicas (fim da descrição).

Exibições: 225

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Associe-se

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Pessoal, todas as edições da Revista estão aqui na Plataforma, mas alguns membros se queixaram da dificuldade de localizar os números anteriores. Então, estou abrindo aqui essa janela novamente e colocando todos os números aqui.

A boa notícia é que estamos planejando retomar a Revista em 2020. Aguardem! 

A Diretoria

Revista_BMA_1.pdf

Revista_BMA_2.pdf

Revista_BMA_3.pdf

Revista_BMA_4.pdf

Revista_BMA_5.pdf

Revista_BMA_6.pdf

Revista_BMA_7

Revista_BMA_8

Revista_BMA_9

Siga-nos no Facebook!

Últimas atividades

Camila Garroux entrou no grupo de Marcia Joppert
1 hora atrás
Caroline Craveiro atualizaram seus perfis
1 hora atrás
Ícone do perfilCaroline Craveiro, Renata Mirulla, Júlio César de Oliveira e mais 1 pessoas entraram em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
1 hora atrás
Marcia Joppert compartilhou o post do blog de Márcio Ruben Barbosa Junior em Facebook
17 horas atrás

© 2019   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}