Sou cética quanto ao uso da metodologia do RETORNO ECONÔMICO para avaliar projetos sociais. Ou seja, poder concluir (ao final da avaliação) que para cada R$ 1,00 investido no projeto social foram gerados (por exemplo) R$ 5,00 em benefício social.

A meu ver, a aplicação dessa metodologia do RETORNO ECONÔMICO exige base de dados ampla e confiável, além de forte rigor estatístico. Poucos projetos sociais reúnem as condições necessárias para realmente implementar essa metodologia de avaliação.

Há exatamente 10 anos, escrevi um artigo sobre essa questão (publicado no Portal do IDIS), que gostaria de voltar a compartilhar. Acho que o alerta daquele texto continua válido!

Artigo%20Portal%20IDIS%2C%20mar%C3%A7o%202010%20-%20Retorno%20econ%...

Exibições: 28

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Comentário de Maria Cecília Prates Rodrigues em 29 fevereiro 2020 às 12:16

Concordo, Márcia. Mas a metodologia do retorno econômico para avaliar projetos sociais deve ser usada com muita parcimônia e rigor. O problema é querer ampliar o seu uso para projetos sociais em geral. Como comento no texto, chega-se a um resultado preciso (bem ao gosto das empresas), porém com uma validade questionável.   

Comentário de Marcia Joppert em 28 fevereiro 2020 às 19:32

Obrigada Maria Cecilia! Por outro lado, é uma maneira de construir uma ponte entre a área social e a econômica...

Associe-se

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

© 2020   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}