Relatório de Efetividade do BNDES é debatido com Diretoria da Associação RBMA

Nesta segunda-feira, dia 25/08, parte da Diretoria da Associação RBMA esteve no Rio de Janeiro, para uma conversa sobre o Relatório de Efetividade do BNDES 2007 - 2014.

O Departamento de Planejamento e Avaliação, da área de Planejamento do BNDES, responsável pela elaboração do Relatório de Efetividade do Banco está fazendo circular e promovendo conversas sobre o Sistema de Monitoramento e Avaliação que está desenvolvendo, e o Relatório de Efetividade, mais especificamente.

A reunião foi muito rica, com a participação de representantes de áreas operacionais, que implementam os programas do Banco, representantes da Gerência de Avaliação de Efetividade e Emprego e da Diretoria da Associação da RBMA.

A institucionalização de áreas específicas direcionadas ao monitoramento e à avaliação nas instituições tem sido uma tendência. Essas áreas ficam responsáveis por ajudar as áreas-fim a olharem para seus processos e resultados e aperfeiçoarem sua atuação, além de desenvolverem instrumentos e rotinas de levantamento de informações. A relação de parceria entre as áreas e os cuidados para que os processos de monitoramento e avaliação contribuam de fato para melhores resultados futuros foram temas na conversa, que contou com depoimentos muito interessantes de responsáveis por programas sobre o quão importante foi o processo pelo qual passaram. Alguns exemplos de ganhos foram: alinhamento sobre objetivos e estratégias, sobre diversos “por quês” , novas ideias para o programa, aperfeiçoamento de critérios , entre outros.

A iniciativa do Departamento de Monitoramento e Avaliação em promover discussões com diversos grupos é uma iniciativa inovadora que deve ser reconhecida, pois sabemos que boa parte das avaliações ficam restritas às instituições que as realizam e pouco diálogo se abre em torno delas.

Quem quiser ver o Relatório de Efetividade 2007-2014 do BNDES e outros estudos sobre os esforços, eficácia e efetividade do BNDES, pode clicar aqui ou buscar em http://www.bndes.gov.br/ na seção “BNDES Transparente” – Efetividade.

Exibições: 487

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Comentário de Elaine Corradini Belem em 21 setembro 2015 às 16:31

Ok Márcio, vi a página do banco.  Entretanto ela não esclarece por que o povo brasileiro não foi comunicado desses investimentos antes deles ocorrerem, e o por quê do sigilo de operações por muitos e muitos anos, por que se privilegiou o investimento em infra estrutura em outros países, por meio de contratos escusos com empreiteiras, quando o Brasil é carente dessa mesma infra estrutura.   Nenhuma das informações esclareceram o por quê dessas escolhas políticas  terem sido feitas em países alinhados à ideologia do Foro de São Paulo, em detrimento de políticas de investimento interno e de desenvolvimento que trouxessem resultados mais efetivos aos problemas que o país enfrenta, como é o caso da saúde, educação e segurança pública por exemplo. 

Comentário de Marcio Gold Firmo em 15 setembro 2015 às 17:53

Oi Elaine,

“BNDES Transparente” é uma página no site do banco que disponibiliza dados sobre os financiamentos no Brasil, à exportação e obras no exterior, além de estatísticas de desembolso. A página foi remodelada recentemente, vale a pena dar uma olhada. É nela, inclusive, que está o Relatório de Efetividade. Críticas e sugestões a ele são muito bem-vindas.

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/BNDE...

Sobre investimentos em outros países, o banco vem utilizando o facebook para estabelecer um diálogo com a população e tirar dúvidas. Segue um post com vídeo explicativo sobre as exportações, imagino que se você comentar por lá o perfil do banco poderá esclarecer melhor.

https://www.facebook.com/bndes.imprensa/videos/vb.810484929045349/8...

abraços,
Marcio

Comentário de Elaine Corradini Belem em 12 setembro 2015 às 23:16

Tudo muito bacana,  só não consigo entender o que  é o BNDES "Transparente".

Procurei o plano estratégico e achei: 

Missão: Promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, com geração de emprego e redução das desigualdades sociais e regionais.

Visão: Ser o Banco do desenvolvimento do Brasil, instituição de excelência, inovadora e proativa ante os desafios da nossa sociedade.

Valores:Ética; Espírito Público; Excelência; e Compromisso com o Desenvolvimento.

Se há INVESTIMENTOS SECRETOS, que lesam os interesses nacionais, e privilegiam investimentos enormes em outros países sul americanos, em detrimentos de necessidades de infraestrutura de que o Brasil ainda carece, não nos parece haver nenhuma transparência, muito menos ética perante a nação brasileira. 

Comentário de Marcio Gold Firmo em 26 agosto 2015 às 13:09

Ótimo workshop, obrigado pelos feedbacks, foram muito úteis. Vamos seguir avançando nessa agenda de M&A e avaliação da Efetividade da atuação do banco, e a participação de todas partes interessadas é muito bem vinda!

Associe-se

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

Últimas atividades

ANA GOMES curtiram o evento Oficina de Impacto Insper Metricis de Marcia Joppert
7 horas atrás
Marcia Joppert compartilhou a discussão deles em Facebook
11 horas atrás
Ícone do perfilLigia Malagón De Salazar, Jaqueline Cunha, Emerson Clayton Arantes e mais 2 pessoas entraram em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
12 horas atrás
Maria Cecília Prates Rodrigues curtiram o evento Oficina de Impacto Insper Metricis de Marcia Joppert
14 horas atrás

© 2020   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}