Ministério do Planejamento publica "Guia Referencial para Medição de Desempenho e Manual para Construção de Indicadores" - organizações públicas

Brasília, 1/2/2010 – A Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério do Planejamento está dispondo para a administração pública brasileira uma metodologia para a construção de indicadores de desempenho. O novo produto inclui modelos de medidores para as dimensões de gestão, com base no Modelo de Excelência em Gestão Pública do Programa GesPública.

Na opinião do diretor de Programas de Gestão, Bruno Palvarini, além de “fundamental para uma boa gestão”, o uso de indicadores integrado com as demais ferramentas disponíveis no Portal da Gestão Pública consolida uma das diretrizes do Comitê Gestor do Programa GesPública para 2010. Pelo portal é possível acessar recursos como modelagem e gestão de processos, carta de serviços ao cidadão, pesquisa de satisfação e avaliação do nível de gestão das organizações.


Segundo Palvarini, o propósito principal do Guia Referencial para Medição de Desempenho e Manual para Construção de Indicadores é "a apresentação de um documento representativo o suficiente que permita às organizações públicas a identificação do desempenho desejado, a definição dos respectivos indicadores e a elaboração de painéis de controle para o acompanhamento da gestão".

O diretor explica que o documento possui uma parte voltada à proposição de um caminho para a construção de indicadores alinhados à metodologia de apuração e de medição do desempenho dos Programas do PPA, e outra reunindo sugestões de indicadores para diversas dimensões da gestão que possam facilitar a implementação de painéis de controles.

O Guia contemplou a definição de indicadores em seis perspectivas de gestão (os "6 E's" - Eficiência, Eficácia, Efetividade, Economicidade, Excelência e Execução) e se junta ao Mapeamento Bibliográfico e do Estado da Arte sobre Indicadores de Gestão, todos produtos desenvolvidos em conjunto com o Instituto Publix e disponíveis no Portal da Gestão Pública : www.gespublica.gov.br (seção Biblioteca – Publicações).


Disponível também no arquivo em anexo: Guia - Indicadores (versao preliminar Dez 09).pdf

Exibições: 631

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

© 2021   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}