Jornada de Avaliação das Politicas Publicas no Nordeste
Em 6 de junho de 2017, no auditório do Instituto de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza, foi realizada a Jornada de Avaliação das Politicas Publicas no Nordeste, integrando a semana da Avaliação na América Latina e Caribe ,conforme ocorreu também no dia 7 em Belo Horizonte e São Paulo.
Participaram da jornada o Professor Alcides Gussi, coordenador do Mestrado Profissional em Avaliação da Universidade Federal do Ceará, as pesquisadoras da Fundação Joaquim Nabuco , FJP/lexandrina Sobreira de Moura e Katia, Lubambo a superintendente de Monitoramento e Avaliação da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia, e do Prof. Carlos Américo, mediador da mesa.
O mediador elaborou 6 questões enviadas antecipadamente aos participantes da mesa que forma respondidas por blocos de duas questões, para o publico de professores e estudantes em torno de 80 pessoas.
As respostas ás perguntas foram centradas conforme a pratica dos participantes. Comentou-se a necessidade de criação de parâmetros para a avaliação, dada a diversidade de temas, alvo das politicas publicas salientado pela FJN, eo inventario de avaliação feito pelo BNB ( encontra-se no site do Banco), atualmente com alguns projetos de avaliação ( PRONAF, FNE, diagnostico de medias cidades brasileiras crédito, entre outros); a participante da SEPLAN/BA e integrante da diretoria colegiada da RBMEA comentou como se desenvolve na Bahia o monitoramento e a avaliação do Plano Plurianual Participativo e a importância de aglutinar em rede as instituições do Nordeste que atuam no campo da avaliação para fortalecer os diálogos locais sobre a temática e consolidar a RBMA regionalmente O professor Alcides destacou a natureza das avalições ; processuais, complexas e multidimensionais .Encarar a avaliação como uma forma de compreensão das politicas publicas por ser vista também como uma categoria de analise. Avaliar é também analisar a politica pública , produzir conhecimento e construir perspectivas participativas.
Divulgou-se a realização do VII Seminário da RBMA em Fortaleza, em outubro do ano em curso.
Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!
Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação