Jornada de Avaliação das Politicas Publicas no Nordeste

                Jornada de   Avaliação das Politicas Publicas no Nordeste

 

 

Em 6 de junho de 2017, no auditório do Instituto de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza, foi realizada a Jornada de   Avaliação das Politicas Publicas no Nordeste, integrando a semana da Avaliação na América Latina e Caribe ,conforme ocorreu também no dia 7  em Belo Horizonte e São Paulo.

Participaram da jornada o Professor Alcides Gussi, coordenador do Mestrado Profissional em Avaliação  da Universidade Federal do Ceará, as pesquisadoras da Fundação Joaquim Nabuco , FJP/lexandrina Sobreira de Moura  e Katia, Lubambo  a superintendente de Monitoramento e Avaliação da Secretaria do Planejamento do Estado da  Bahia, e do Prof. Carlos Américo, mediador da mesa.

O mediador  elaborou  6 questões enviadas antecipadamente aos participantes da mesa que forma respondidas por blocos de duas questões, para o publico de professores e estudantes em torno de 80 pessoas.

As respostas ás perguntas foram centradas conforme a pratica dos participantes. Comentou-se a necessidade de criação de parâmetros para a avaliação, dada a diversidade de temas, alvo das  politicas publicas salientado pela FJN, eo inventario de avaliação feito pelo BNB ( encontra-se no site do Banco), atualmente com  alguns projetos de avaliação ( PRONAF, FNE, diagnostico de medias cidades brasileiras crédito, entre outros); a participante da SEPLAN/BA e integrante  da diretoria  colegiada da RBMEA comentou como se desenvolve na Bahia o monitoramento e a avaliação do Plano Plurianual Participativo e a importância de aglutinar em rede as instituições do Nordeste que atuam no campo da avaliação para fortalecer os diálogos locais sobre a temática e consolidar a RBMA regionalmente O professor Alcides destacou a natureza das avalições ; processuais, complexas e multidimensionais .Encarar a avaliação  como uma forma de compreensão das politicas publicas por ser vista também como  uma categoria de analise. Avaliar é também analisar a politica pública , produzir conhecimento e construir perspectivas participativas.

Divulgou-se a realização do VII Seminário da RBMA em Fortaleza, em outubro do ano em curso.

Exibições: 101

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Associe-se

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Pessoal, todas as edições da Revista estão aqui na Plataforma, mas alguns membros se queixaram da dificuldade de localizar os números anteriores. Então, estou abrindo aqui essa janela novamente e colocando todos os números aqui.

A boa notícia é que estamos planejando retomar a Revista em 2020. Aguardem! 

A Diretoria

Revista_BMA_1.pdf

Revista_BMA_2.pdf

Revista_BMA_3.pdf

Revista_BMA_4.pdf

Revista_BMA_5.pdf

Revista_BMA_6.pdf

Revista_BMA_7

Revista_BMA_8

Revista_BMA_9

Siga-nos no Facebook!

Últimas atividades

Gustavo Biasoli Alves curtiu a postagem no blog Register now to free e-Learning on Development Evaluation - Eval Partners de Emilia Bretan
5 horas atrás
TAIANA JUNG postou um evento
Miniatura

Trilha formativa: Avaliação focada em princípios Freiriano em Logos Consultoria

28 outubro 2019 de 9:30 a 11:30
ontem
Márcio Ruben Barbosa Junior compartilhou o post do blog deles em Facebook
ontem
Camila Garroux atualizaram seus perfis
quinta-feira

© 2019   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}