II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação é encerrado nessa sexta (29)

FONTE: SEPLAN/BA

NOTÍCIAS - 29 DE AGOSTO , SEXTA-FEIRA

II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação é encerrado nessa sexta (29)

O balanço dos dez anos da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome foi apresentado na tarde de hoje (29) pelo secretário da pasta, Paulo Jannuzzi, durante o II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA). A palestra marcou o encerramento do evento, que aconteceu dias 27, 28 e 29 de agosto, no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães (CAB). Com o tema “O Monitoramento e a Avaliação: Interfaces entre a Gestão Pública e a Sociedade”, o evento contou com a participação de 240 profissionais inscritos de diversos estados que puderam trocar experiências e adquirir novos conhecimentos sobre a área.

Durante a palestra de encerramento, Paulo Jannuzzi mostrou os resultados do monitoramento e avaliação de alguns programas do governo federal, como o Brasil sem Miséria.  Segundo ele, este programa envolve mais de 600 mil agentes atuando nos âmbitos federal, estadual e municipal, formando uma gigantesca rede de atividades e ações. “É importante entender que as políticas públicas são complexas e que exigem um esforço de avaliação de resultados também complexo. A mensuração desses resultados tem permitido ao governo visualizar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado”, explica. “Quem avalia, precisa saber que as políticas estão em constante evolução. Algumas delas trazem resultados visíveis e imediatos, como o Bolsa Família, por exemplo, e outras precisam de um tempo maior de maturação”, conclui.

PROGRAMAÇÃO – No último dia do RBMA, as atividades foram iniciadas com a mesa redonda intitulada “Como lidar com os resultados da avaliação: armazenamento, divulgação e transparência”. Em seguida, foram feitas as apresentações de trabalhos de monitoramento e avaliação, que tiveram continuidade pela tarde.  Coordenado pela Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan) em parceria com o mestrado profissional em Avaliação e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará, o II RBMA teve uma programação intensa.

No primeiro dia do seminário foram realizados três minicursos. Na programação do dia 28, o ponto alto foi a palestra de abertura da coordenadora da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, Márcia Joppert, que tratou do tema “Atuação e Perspectivas da Ação da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação no Nordeste”. No mesmo dia, foram realizadas duas mesas redondas com os temas “Acompanhamento e Monitoramento: sistemas, metodologias e suas aplicações na avaliação e gestão governamental” e “A Avaliação nas diferentes Estruturas  Governamentais”.

A superintendente de Gestão e Avaliação da Seplan, Lúcia Carvalho, acredita que o resultado final do evento foi muito positivo por possibilitar o encontro de profissionais de outros estados que conheceram as melhores práticas do monitoramento e avaliação, que são ferramentas fundamentais para uma gestão pública eficiente. “Queremos a partir daqui fortalecer ainda mais a presença da rede no nordeste e já estamos pensando na criação de uma comissão da rede na região. Tivemos uma presença grande de profissionais do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. Queremos ampliar esta mobilização para os demais estados”, revela Lúcia.

A apresentações do evento estão disponíveis em:

http://www.seplan.ba.gov.br/ii-seminarionordeste-rede-mea/apresenta...

Exibições: 251

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Comentário de Thaiz Braga em 5 setembro 2014 às 17:21

Parabéns a todos envolvidos nesta empreitada de sucesso.

Associe-se

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Pessoal, todas as edições da Revista estão aqui na Plataforma, mas alguns membros se queixaram da dificuldade de localizar os números anteriores. Então, estou abrindo aqui essa janela novamente e colocando todos os números aqui.

A boa notícia é que estamos planejando retomar a Revista em 2020. Aguardem! 

A Diretoria

Revista_BMA_1.pdf

Revista_BMA_2.pdf

Revista_BMA_3.pdf

Revista_BMA_4.pdf

Revista_BMA_5.pdf

Revista_BMA_6.pdf

Revista_BMA_7

Revista_BMA_8

Revista_BMA_9

Siga-nos no Facebook!

Últimas atividades

Sidney Kelly Santos é agora um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
ontem
Fambre curtiu a postagem no blog Fundação João Pinheiro abre inscrições para a Especialização em Monitoramento e Avaliação de carolina proietti imura
quinta-feira
Cristine Ferreira Gomes Viana atualizaram seus perfis
quarta-feira
Ícone do perfilRonald Gordon, Alice Botler, Rodrigo Carrijo Lino e mais 1 pessoas entraram em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
quarta-feira

© 2020   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}