Estudo traça o panorama da Avaliação de Projetos Sociais de ONGs

Instituto Fonte e a Fundação Itáu Social, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro realizaram uma pesquisa inédita com o objetivo de mapear quanto e como as ONGs brasileiras realizam avaliação de seus projetos e programas sociais, além de conhecer as motivações, desafios e tendências da avaliação de projetos e programas sociais no Brasil. A pesquisa teve abrangência nacional, sendo representativa do universo das organizações da sociedade civil brasileira. Foram realizadas 363 entrevistas eletrônicas no período de julho a setembro de 2009. O estudo que constatou que 91% das ONGs realizaram avaliação de seus projetos nos últimos cinco anos, das quais 85% efetuaram avaliações internamente e 22% receberam o apoio de consultores externos.

Para a grande maioria das organizações, a avaliação é entendida como um processo que apoia a gestão, a tomada de decisão, ajuda a corrigir rumos, identificar erros e acertos, verifica a realização de objetivos, identifica os resultados no público do projeto e gera credibilidade ao projeto. Com menor freqüência, as ONGs responderam que se trata de um processo difícil. Os principais desafios apontados pelos que avaliam projetos são: a construção de indicadores, o envolvimento dos públicos do projeto na avaliação, o desenvolvimento de instrumentos, a coleta de informações, a análise dos resultados e a captação de recursos. O estudo ainda aponta para a necessidade premente de qualificar tecnicamente as avaliações, investir em pesquisas nessa área do conhecimento, formar profissionais capacitados para executá-las, além de trabalhar com modelos participativos.

Esta pesquisa está inserida no escopo do Projeto Avaliação, que nasceu em 2008, a partir das intenções do Instituto Fonte e da Fundação Itaú Social em realizar ações sistemáticas para o fortalecimento do campo da Avaliação de Programas Projetos Sociais no Brasil através de estudos e formações. Saiba mais.

Veja a pesquisa no arquivo em anexo: Relatório_Pesquisa_Avaliação_Projetos_Sociais.pdf

Exibições: 36

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Associe-se

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Pessoal, todas as edições da Revista estão aqui na Plataforma, mas alguns membros se queixaram da dificuldade de localizar os números anteriores. Então, estou abrindo aqui essa janela novamente e colocando todos os números aqui.

A boa notícia é que estamos planejando retomar a Revista em 2020. Aguardem! 

A Diretoria

Revista_BMA_1.pdf

Revista_BMA_2.pdf

Revista_BMA_3.pdf

Revista_BMA_4.pdf

Revista_BMA_5.pdf

Revista_BMA_6.pdf

Revista_BMA_7

Revista_BMA_8

Revista_BMA_9

Siga-nos no Facebook!

© 2019   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}