Especialistas e formuladores de políticas públicas discutem coleta de dados, monitoramento e avaliação

Entre os dias 3 a 5 de novembro, 40 representantes de 15 países discutirão como as estatísticas nacionais podem ser usadas para melhorar as políticas de Monitoramento e Avaliação e as Capacidades Nacionais de Avaliação

Rio de Janeiro, 31 de Outubro de 2014 – Durante os dias 3 e 4 de novembro, o Seminário Internacional “Registros Administrativos e Pesquisas Amostrais no Monitoramento e Avaliação de Políticas Sociais e de Superação da Pobreza” vai reunir representantes de governos e especialistas para intercâmbio de experiências. O evento é organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório Independente de Avaliação do PNUD, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Iniciativa Brasileira de Aprendizagem Por um Mundo sem Pobreza, com apoio do Centro RIO+.

O objetivo do seminário é debater experiências internacionais de produção de informação estatística e indicadores para monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas à superação da pobreza, por meio do uso de cadastros públicos, registros administrativos e pesquisas amostrais. Participarão do seminário técnicos de unidades de Monitoramento & Avaliação de áreas sociais e do IBGE, participantes do Comitê de Estatísticas Sociais, especialistas de instituições de Estatísticas Oficiais da África do Sul, Chile e Finlândia e participantes da terceira edição da conferência Capacidades Nacionais de Avaliação (NEC).

Entre os participantes internacionais, Luis Díaz, do Ministério do Desenvolvimento do Chile, participará do painel sobre experiências na gestão e uso de cadastros públicos e registros administrativos. Da África do Sul, Josephilda Nhlapo-Hlope, do Departamento de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Presidência, falará sobre o “Sistema de Monitoramento e Avaliação Governamental”.

Workshop sobre Aprendizagem Sul-Sul em Capacidades Nacionais de Avaliação

Para dar continuidade ao diálogo entre países de renda média e baixa, no dia 5 de novembro os participantes da África do Sul, Argélia, Belize, Brasil, Jamaica, Quênia, Quirguistão, México, Marrocos, Romênia, Santa Lúcia e Tunísia se encontram para o evento de aprendizado sobre Capacidades Nacionais de Avaliação (NEC).

Os Grupos de Trabalho abordarão tópicos desde “Qual é a situação atual de cada país no que se refere ao fortalecimento das Capacidades Nacionais de Avaliação” a “Como superar os problemas para promover as Capacidades Nacionais de Avaliação”?. A última sessão será dedicada aos comentários finais dos participantes.

Ambos os eventos estão relacionados aos compromissos assinados pelos participantes da terceira conferência do NEC, ocorrida em São Paulo em 2013, quando estes aprovaram uma lista de 18 compromissos que tinham o objetivo de promover o desenvolvimento das NEC.

Segundo Diana Sawyer, coordenadora de pesquisa do IPC-IG, o evento será uma oportunidade para discutir as capacidades nacionais de avaliação. “O ano de 2015 foi declarado o Ano Internacional da Avaliação. É importante discutir como os países estão promovendo políticas relacionadas a este tema, que é essencial para o alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, disse Sawyer.

Seminário internacional: Registros Administrativos e Pesquisas amostrais no Monitoramento e Avaliação de Políticas Sociais e de Superação da Pobreza

Data: 3 a 4 de novembro

Horário: 9h a 18h30

Local: Rio de Janeiro – Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Programação completa disponível aqui.

Workshop internacional: Conhecimento Sul-Sul sobre Capacidades Nacionais de Avaliação

Data: 5 de novembro

Horário: 9h a 15h

Local: Rio de Janeiro – Escritório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Use #NECRio2014 para acompanhar a discussão.

Para assistir ao evento ao vivo, acesse:

Exibições: 601

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Comentário de National Evaluation Capacities em 31 outubro 2014 às 16:50

Prezado Rodrigo,

Publicaremos material relacionado ao evento nas nossas mídias sociais. Se estiver interessado, você pode nos seguir em facebook.com/NECCommunity e @NEC_Community.

Obrigada!

Comentário de Rodrigo Campos Crivelaro em 31 outubro 2014 às 16:46

Acho que a oportunidade é excelente. Porém, não poderei assistir ao vivo. Vocês poderão disponibilizar os vídeos dos eventos posteriormente? Obrigado

Associe-se

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Pessoal, todas as edições da Revista estão aqui na Plataforma, mas alguns membros se queixaram da dificuldade de localizar os números anteriores. Então, estou abrindo aqui essa janela novamente e colocando todos os números aqui.

A boa notícia é que estamos planejando retomar a Revista em 2020. Aguardem! 

A Diretoria

Revista_BMA_1.pdf

Revista_BMA_2.pdf

Revista_BMA_3.pdf

Revista_BMA_4.pdf

Revista_BMA_5.pdf

Revista_BMA_6.pdf

Revista_BMA_7

Revista_BMA_8

Revista_BMA_9

Siga-nos no Facebook!

Últimas atividades

Ilka Camarotti curtiram o evento Tecnologia para Gestão de Indicadores de Impacto Social de Gustavo Valentim
15 horas atrás
Michael Becker postou um status
"Olá @Gustavo Valentim estamos usando sales force para a gestão de projetos. Poderia mandar as apresentações, não podemos estar em SP."
23 horas atrás
Michael Becker curtiram o evento Tecnologia para Gestão de Indicadores de Impacto Social de Gustavo Valentim
23 horas atrás
Adriana de Queiroz curtiram o evento Tecnologia para Gestão de Indicadores de Impacto Social de Gustavo Valentim
ontem

© 2019   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}