Escutar a comunidade e a criança facilita a implementação e o impacto de projetos sociais

A escuta dos atendidos e envolvidos em um projeto social é um mecanismo que auxilia na identificação de mudanças valiosas, que partem da percepção dos próprios participantes.
Além disso, acredita-se que, ao dar sua opinião, a pessoa se sinta mais atuante, podendo ainda se sentir corresponsável pelo bom andamento da intervenção social – maior aproximação entre instituição e participante. Mecanismos de escuta são estratégias de avaliação que devem levar a instituição à reflexão e possivelmente ao replanejamento de suas ações.

Momento de Escuta

Exibições: 455

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Comentário de HULDA DE MIRANDA OLIVEIRA em 14 março 2016 às 22:33

  Na  gestão  de  projetos  sociais , o  olhar  da  comunidade  e  principalmente  dos  beneficiários  é   de  grande  valia  na  implementação  pois  oportuniza  aos  participantes  se  envolver  e ser  participantes  ativos  no  processo,  uma  das  coisas  que  pude  observar  que  a  auto  estima  e  a coragem  para  vencer  desafios   deu  a   essas  pessoas  o  estimulo  de  que  precisavam   para  lutar por  seus objetivos.

Comentário de Beatriz Torres Araújo em 11 março 2016 às 11:43

De fato, já participei de projetos de Promoção à Saúde com crianças na qual a escuta, fazia parte do processo de construção do mesmo, para que as demandas reais e factíveis dessa população pudessem ser sanadas. Ao trabalharmos junto com as crianças, estas tiveram um empoderamento muito grande, pois as demandas e soluções foram trazidas por eles mesmos. E o projeto foi um sucesso!

Comentário de Soraya Maria Bezerra Coutinho em 10 março 2016 às 20:29

Acho importantíssimo quando se quer saber se um projeto social teve seus objetivos alcançados, fazer uma enquete com as crianças e jovens. Aqueles que se beneficiaram com o programa ou projeto. Eles é que sabem nos dizer se está lega, se precisa melhorar, o que falta, o que está bom. 

Já participei da implementação de alguns projetos sociais federais esportivos, e sempre fiz meus relatórios, e fazia uma entrevista com o meu público alvo. Algumas vezes podemos perceber o impacto gerado com determinados projetos. Outras vezes, observamos o que se pode melhorar na visão dos beneficiados, e não na nossa visão. Portanto, acho interessante e valiosíssimo buscar as respostas a quem realmente tem a oferecer subsídios para a pesquisa, ou mesmo para uma intervenção posterior.

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

© 2021   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}