ReLAC lança Diretrizes de Avaliação para América Latina e Caribe

Pelo desenvolvimento que teve o campo da avaliação na América Latina, é muito importante ter um quadro de referência comum, tal como definido em outras regiões. Ele deve ter um núcleo compartilhado comum e, ao mesmo tempo, considerar outras dimensões que são específicas e relevantes para nossa realidade latino-americana rica e diversificada.

A Red de Seguimiento, Evaluación y Sistematización de América Latina y el Caribe (Relac) em 2014 decidiu organizar um grupo de trabalho para desenvolver uma primeira proposta a ser apresentada na III Conferência da Relac em Lima 9 e 13 de Março de 2015. Para isso foi apoiada pelo FOCEVAL e pelo Instituto Alemão para a avaliação do desenvolvimento (Deval) que contribuíram para a animação e desenvolvimento das atividades planejadas. Entre elas, a revisão do documento de experiências internacionais; consultas a especialistas na região, América do Norte e Europa; realização de palestra e mesa de discussão na III Conferência Relac, fórum virtual, e apresentação de propostas preliminares em vários eventos regionais com elevada participação de avaliadores.

Em suma, o método de trabalho foi baseado em um diálogo permanente entre profissionais de diferentes países e com diferentes trajetórias e foi expandido-se gradualmente, em função dos avanços e documentos elaborados.

É com grande alegria que oferecemos à comunidade de avaliadores na região esta primeira publicação "Diretrizes de Avaliação para a América Latina e Caribe". Ele está disponível em Espanhol, Português e Inglês (arquivo abaixo). É o fruto de um trabalho coletivo de muitas pessoas que contribuíram com suas idéias nas opções e orientações apresentadas neste documento.

Esperamos que o este documento oriente a prática e a formação especializada no campo profissional. Estas experiências permitirão, ao mesmo tempo, o desenvolvimento e a incorporação permanente de novas idéias e direções fruto dos avanços conceituais, metodológicos e das exigências de nossa sociedade.

DiretrizesparaAvaliaoparaaAmricaLatinaeoCaribe.pdf

Exibições: 2950

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Comentário de Marcia Joppert em 29 setembro 2016 às 17:53

Que bom!!!

Comentário de Diego de Freitas Espinoza em 29 setembro 2016 às 11:51

Deu certo! valeu Marcia!

Comentário de Marcia Joppert em 28 setembro 2016 às 15:44

Oi, Diego, o link baixa um arquivo .dat. Basta renomeá-lo e mudar a extensão dele para .pdf. 

Veja se consegue fazer isso. 

Se não conseguir, me diga que damos outro jeito.

Comentário de Diego de Freitas Espinoza em 21 setembro 2016 às 16:32

Que legal! Mas não estou conseguindo baixar o arquivo pelo link da postagem ou encontra-lo no site da Red. Teria como disponibilizar de outra forma? Um abraço

Associe-se

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

© 2020   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}