Tipos de Avaliações
TIPOS DE AVALIAÇÃO
BASEADO NOS ESCRITOS DE MICHAEL SCRIVEN

AVALIAÇÃO
O processo de determinação do mérito, valor ou valor de algo; ou o produto desse processo. As características especiais da avaliação, como um tipo particular de investigação (distinto, por exemplo, da pesquisa empírica tradicional nas ciências sociais).

Avaliação Absoluta
Avaliação expressa categórica ou incondicionalmente, em vez de relativamente, a determinado conjunto de valores.

Avaliação Arquitetônica
Envolve uma estrutura de lógica e uma camada externa de estética.

Avaliação autorrealizada
Avaliação reativa que traz à tona sua própria verdade e não seria verdadeira sem que fosse anunciada ou publicada.

Avaliação Autorrefutante
Avaliação cuja publicação traz à tona sua falsificação.

Avaliação Baseada em Objetivos
Qualquer tipo de avaliação baseada nas metas e objetivos do programa, pessoa ou produto, bem como no conhecimento destes e referenciada a eles.

Avaliação Baseada no Consumidor
Abordagem para a avaliação de (normalmente) um programa que começa com e se concentra no impacto sobre o consumidor ou clientela, ou – para ser mais exato – em total a população impactada.

Avaliação Conjunta
Avaliadores individuais de um grupo de projetos colaboram com um 'avaliador de grupo' para identificar problemas especiais que possivelmente possam solucionar juntos.

Avaliação da Implementação
Retorno ao mero monitoramento dos resultados de um programa. É mais fácil implementar; é mais difícil melhorar.

Avaliação de Alunos
Pode significar avaliação dos alunos, normalmente realizada por seus instrutores, realizada por alunos, normalmente de seus instrutores, avaliação do trabalho dos alunos, isto é, avaliação de desempenho.

Avaliação de argumentos
Distanciando-se do tudo ou nada, este tipo de avaliação avalia argumentos como mais fortes ou mais fracos, melhores ou piores. É apenas parte da lógica informal.

Avaliação de caixa-preta
Termo que se refere pejorativamente a uma avaliação somativa global, normalmente breve, é fornecida sem quaisquer sugestões para melhoria.

Avaliação de Componentes
Um componente de algo avaliado normalmente é uma parte física ou temporalmente discreta dele. A avaliação global ou holística de algo, pelo contrário, não envolve qualquer identificação, tampouco avaliação de seus componentes.

Avaliação de Desempenho
Avaliação de uma realização específica, na forma de resultado ou processo. Distingui-se avaliação pessoal de avaliação de desempenho.

Avaliação de Discrepância
Identifica as lacunas entre objetivos vinculados ao tempo (marcos) e o desempenho real nas dimensões dos objetivos.

Avaliação de Insumos
Prática indesejável de usar a qualidade dos ingredientes como índice de qualidade de produção ou do avaliado.

Avaliação de Pesquisa
Avaliar a qualidade e/ou relevância e/ou qualidade de pesquisa (proposta ou realizada) é crucial para as decisões sobre financiamento e avaliação de pessoas que trabalham na universidade, para citar dois exemplos.

Avaliação de Pessoal
Envolve um exame das competências relacionadas a uma função de uma ou mais maneiras. Envolve observação crítica por pessoas não treinadas, por observadores supostamente competentes, observações, medições em simulações de trabalho e mesmo testes escritos que examinam o conhecimento relacionado à função, às competências ou atitudes. É mais difícil que avaliação de produtos e menoscomplexa que a avaliação de programas.

Avaliação de Pontos Fortes
Analisar os recursos disponíveis para um programa ou projeto, incluindo tempo, talentos, fundos e espaço.

Avaliação de Processos
Avaliação do tratamento que se concentra inteiramente em variáveis entre entrada e saída (insumo e resultado); também pode se referir ao componente do processo de uma avaliação completa.

Avaliação de Produtos
De modo geral, é interpretada como a avaliação de artefatos funcionais, mas também pode incluir a avaliação da produção de alunos, tal como redações. (A última normalmente seria classificada neste trabalho como Avaliação de desempenho).

Avaliação de Professores
O corpo docente de uma escola ou faculdade nem sempre é composto apenas de Professores (às vezes, são pesquisadores, e às vezes, diretores atléticos), e nem todos os que ensinam estão no corpo docente (por exemplo, alguns administradores e todos os orientadores e enfermeiros).

Avaliação de Programas
A maior área da avaliação, à qual uma especialidade autoconsciente foi dedicada, embora a avaliação de produtos possa ser a maior área de prática. A Lista-chave de verificação da avaliação delineia uma abordagem da avaliação de programas.

Avaliação de propostas
No sentido genérico, refere-se à Avaliação de sugestões sistemáticas com frequência submetidas na forma de planos.
Em um sentido especial de grande importância a planejadores e avaliadores, o termo se refere à avaliação de propostas apresentadas para financiamento, tipicamente para uma fundação ou agência governamental.

Avaliação de Responsabilidade
Avaliação que inclui a identificação da pessoa ou pessoas responsáveis pelos resultados e/ou o grau de responsabilidade; consequentemente, o grau de culpabilidade ou mérito. Envolve um tipo de avaliação analítica - analisando e avaliando os motivos das ações.

Avaliação de Retornos
A avaliação concentrada nos resultados: o método de escolha, com exceção do fato de que envolve custos extras, atraso e perda de controle ou responsabilidade interveniente em comparação à Avaliação de processo.

Avaliação de risco
Atualmente usado como o nome de alguns aspectos da avaliação de tecnologias, notavelmente a análise de possíveis resultados a partir de uma intervenção proposta, e suas probabilidades.

Avaliação de serviço
Normalmente mais bem dividida entre serviço à profissão, serviço ao Campus e serviço à Comunidade, cada um com pesos apropriados e públicos - e linhas de corte (mínimos necessários), se houver - atribuídos pela faculdade.

Avaliação de serviços
A avaliação de serviços, normalmente mais abordada como uma combinação de avaliação programa e do pessoal.

Avaliação de Tecnologias (AT)
Campo crescente da avaliação que visa avaliar o impacto total de uma tecnologia - normalmente uma nova tecnologia.
Lista-chave de verificação da AT
1. Nome, objetivo e natureza da tecnologia;
2. Teste de desempenho;
3. População impactada;
4. Análise de custo;
5. Análise de benefícios;
6. Comparações;
7. Impacto sobre o mercado;
8. Avaliação Geral;
9. Recomendações.

Avaliação Defesa-Oposição (Abordagem centrada na oposição)
Tipo de avaliação em que, durante o processo e/ou no relatório final, dois indivíduos ou equipes cujo objetivo é reunir o caso mais robusto possível a favor (e contra) uma visão ou avaliação do programa específica (por exemplo) fazem sua apresentações.

Avaliação dimensional
Espécie de avaliação analítica (em contraste com avaliação global) em que o desempenho da entidade a ser avaliada é analisado de acordo com um conjunto de dimensões independentes e exaustivas e, preferivelmente, familiares de outros contextos ou facilmente apreensíveis.

Avaliação direta
Asserção avaliativa não relativizada a uma série de valores não endossados, como é o caso na avaliação relativista.

Avaliação do administrador
Espécie de avaliação de pessoal que repete muitos problemas da avaliação de professores pela tendência à atração pelo critério de estilo. "Porque variáveis de estilo não podem ser usadas em avaliação de pessoal, em nenhuma circunstância." Não se pode sustentar a existência de um estilo administrativo comprovadamente superior (ex: liderança democrática x autoritária).
Veja nosso blog
https://www.xn--gestodaavaliao-thbj1e.com/2019/09/aula-com-prof-the...
Dicionário
https://dicionarioava.blogspot.com/p/tipos-de-avaliacao.html?m=1

Exibições: 40

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Associe-se

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Pessoal, todas as edições da Revista estão aqui na Plataforma, mas alguns membros se queixaram da dificuldade de localizar os números anteriores. Então, estou abrindo aqui essa janela novamente e colocando todos os números aqui.

A boa notícia é que estamos planejando retomar a Revista em 2020. Aguardem! 

A Diretoria

Revista_BMA_1.pdf

Revista_BMA_2.pdf

Revista_BMA_3.pdf

Revista_BMA_4.pdf

Revista_BMA_5.pdf

Revista_BMA_6.pdf

Revista_BMA_7

Revista_BMA_8

Revista_BMA_9

Siga-nos no Facebook!

© 2019   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}