Crianças devem ser consideradas como atores em tomadas de decisão

Crianças devem ser consideradas como atores em tomadas de decisão


"Em entrevista ao De Olho no Plano, a pesquisadora Nara Menezes fala sobre a importância de se desenvolverem metodologias capazes de promover a participação de crianças em processos de consulta e de monitoramento de políticas públicas.

Para Nara, é lamentável que esses processos não existam ainda com frequência. “As crianças e adolescentes falam mais genuinamente sobre o que pensam. Deveríamos contar muito mais com suas ideias, sonhos, opiniões, propostas. Os processos seriam mais eficazes, funcionariam melhor”, afirma.

De acordo com a pesquisadora, a experiência da participação, além de tornar os processos mais eficazes, contribui para o exercício da cidadania e o desenvolvimento psicossocial da criança, especialmente as que estão em situação de vulnerabilidade. E a diversidade de métodos – teatro, desenhos, massinha – garante a participação de todas elas, ainda que não possam se expressar com palavras.

Em São Paulo, crianças e adolescentes participam da construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo. Nos próximos meses, em que o projeto de lei deve tramitar na Câmara de Vereadores, novos encontros e oficinas serão realizados para que as crianças possam incidir sobre o plano.  

Nara Menezes é analista de monitoramento e avaliação da Fundação Abrinq – Save The Children e desenvolve pesquisas na área de participação de crianças".

Fonte: De Olho no Pano

Leia a entrevista na íntegra clicando aqui.

Exibições: 90

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Comentário de cristina franco correa em 23 fevereiro 2011 às 23:21

Muito legal essa iniciativa.Precisa-se ouvir mais as crianças e os jovens em geral.

Crianças que vivem em situação de risco podem contribuir com suas idéias.Conhecem bem de perto uma realidade dura a qual os governantes (adultos) não dão muita importância. 

O uso de tais ferramentas descritas acima ajuda na elaboração de suas idéias.Com isso,sente que é possível ser respeitadas por aqueles que tem o dever de protegê-las, uma vez que são ouvidas.Parabéns pela iniciativa!

Comentário de Marcia Joppert em 21 fevereiro 2011 às 16:31
Oi, Alcimar!!! Tenho ouvido falar das experiências da Visão Mundial. Você terá oportunidade de apresentá-la no nosso III SEminário Anual, que acontecerá em Brasilia, entre 01-03.06.2011. Essa semana estaremos divulgando as regras para apresentação de trabalhos. Mas, claro que vc não precisa esperar até lá... pode publicar alguma coisa (filme, artigo, por exemplo) aqui mesmo na rede... que tal? Abraços
Comentário de Alcimar Enéas Rocha Trancoso em 18 fevereiro 2011 às 8:34
Muito importante melhorar os mecanismos, técnicas, ferramentas para propiciar a participação das crianças nos processos de M&A. Claro, isso tido a partir de uma compreensão da importância e legitimidade disso.
A Visão Mundial (www.visaomundial.org.br) possui uma experiência interessante de monitoramento de políticas públicas com a participação de adolescentes e jovens.

Associe-se

#Eval4Action

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Pessoal, todas as edições da Revista estão aqui na Plataforma, mas alguns membros se queixaram da dificuldade de localizar os números anteriores. Então, estou abrindo aqui essa janela novamente e colocando todos os números aqui.

A boa notícia é que estamos planejando retomar a Revista em 2020. Aguardem! 

A Diretoria

Revista_BMA_1.pdf

Revista_BMA_2.pdf

Revista_BMA_3.pdf

Revista_BMA_4.pdf

Revista_BMA_5.pdf

Revista_BMA_6.pdf

Revista_BMA_7

Revista_BMA_8

Revista_BMA_9

Siga-nos no Facebook!

© 2020   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}