Olá!

Sejam bem-vindos à nossa primeira newsletter! Esta iniciativa nasceu por sugestão dos associados da Rede, com intuito de informar as atividades realizadas, e melhorar a comunicação e a interação da Rede com sua comunidade. 

Boa leitura! :)


Assembleia Geral da RBMA

No dia 17 de abril de 2020 realizamos a 7ª Assembleia Geral da RBMA. Foi um momento de apresentação das atividades que vêm sendo realizadas por esta gestão, demonstração da situação fiscal e, acima de tudo, foi um momento de troca e integração com os 31 membros participantes.

Deliberações da 7ª Assembleia:

  1. Newsletter periódica: os associados ficaram surpresos com a quantidade de atividades que vêm sendo realizadas e sugeriram que não restringíssemos a comunicação às Assembleias. Por este motivo, criamos esta newsletter para que possamos te manter informado!

  2. Retomada da Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação: os associados e consultores da Rede se mostraram dispostos a colaborar com o projeto da Revista. A possibilidade de adiantamento dos trabalhos vem sendo discutida pela Diretoria.

  3. Incentivo à associação de novos membros: há uma necessidade de tornar a associação mais atrativa e benéfica. Medidas para abordar este problema estão sendo estudadas, principalmente na construção da nova plataforma.

  4. Apoio ao grupo RBMA Jovem: houve muita animação dos membros mais velhos da Rede com o engajamento dos jovens, se mostrando,  inclusive, dispostos a participar dos webinários organizados pelo grupo.  

>> Gravação da Assembleia


Construção das Diretrizes para a Prática Avaliação no Brasil 

Avaliações sem qualidade são um desserviço aos usuários, não apenas pelo tempo e dinheiro desperdiçados, mas também pela frustração em não poder contar com um instrumento que os ajude a tomar importantes decisões.  E é para isso que servem as avaliações: produzir evidências legítimas e úteis para a reflexão e a tomada de decisões sobre os objetos avaliados.

O Brasil já tem uma história, especialistas competentes e uma vasta produção de avaliações em todas as áreas. No entanto, ainda precisa trilhar alguns passos na direção de profissionalizar essa tão importante atividade. Preocupada com isso, a diretoria da RBMA está elaborando em parceria com o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) as Diretrizes para Avaliações de Qualidade no Brasil. Essa elaboração tem por base as diretrizes já publicadas pela Red de Seguimiento, Evaluación, y Sistematización de Latinoamérica y el Caribe (ReLAC), que por sua vez, baseou-se em diretrizes de diversos países. Esse trabalho conta com o apoio do consultor Rogério Silva, da Pacto Organizações Regenerativas.

O projeto oficialmente foi retomado no dia 31 de março e seu planejamento conta com as seguintes fases:

  1. Validação dos Padrões Latino-Americanos elaborado pela ReLAC, aprimorando a tradução em terminologia e quanto ao contexto brasileiro 

  2. Entrevista com 17 especialistas selecionados após um longo debate - em andamento

  3. Survey com outros especialistas igualmente selecionados

  4. Sessão de discussão durante a EvalWeek

  5. Consulta com os apoiadores do GIFE e conselheiros da RBMA

  6. Diálogos regionais 

A primeira versão foi concluída, baseada no documento da ReLAC e respeitando a estrutura original.  A partir desse documento e com as contribuições dos 17 especialistas, um novo documento será elaborado. O resultado será uma versão que incorpore aspectos únicos da cultura e da prática avaliativa brasileira.  A cada nova fase do processo, o documento será atualizado e aprimorado até a consolidação final que está prevista para agosto de 2020.


Plataforma RBMA

Um outro projeto em execução é a reformulação da plataforma virtual da RBMA, planejada desde 2015. Nossa plataforma foi lançada em 2009 e, nesses 10 anos, nos deu várias contribuições. Porém, é hora de buscar uma solução mais moderna! Além de um custo menor, a nova ferramenta poderá atender melhor os objetivos de disseminação de conhecimento e informação e promover melhor interação entre os membros da RBMA. Graças ao apoio financeiro da Fundação Itaú Social, esse projeto teve início no final de março de 2020 e sua conclusão está prevista para agosto de 2020.


IX Seminário Nacional da RBMA

 A RBMA havia planejado realizar, entre os dias 12 e 14 de agosto de 2020, o IX Seminário Nacional da RBMA na cidade de Salvador/BA. Com o tema: “O papel das avaliações no fortalecimento da Agenda 2030: evidências, transparência e compromisso”. Contudo, devido ao cenário adverso causado pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) , a diretoria vem discutindo outras alternativas para o evento, onde a segurança de todos não seja posta em risco.  

Uma estratégia que se mostrou uma boa alternativa é a realização do Seminário em um formato digital. Com isso, a diretoria vem tentando uma aproximação com parceiros que vem desenvolvendo eventos no formato virtual com ótimo engajamento e retorno dos participantes. A ideia é manter a data.  


Grupo RBMA Jovem

 O Grupo Jovem da Rede vem crescendo e ganhando força. No dia 27 de abril, o grupo se reuniu e definiu metas para os próximos meses, como: encontros virtuais mensais para apresentação e compartilhamento das próprias experiências dos integrantes do grupo; retomada aos webinários com convidados, a partir de Julho 2020; e apoio na organização do Seminário Nacional da Rede em formato virtual. Além dessas e outras, há o andamento de atividades que já estavam previstas, os dois webinários durante a EvalWeek (Glocal): o ”Uso de tecnologia em avaliação: aplicações práticas e tendências” no dia  02/06 às 19 horas, e o ”Inclusion of YEEs in professional evaluations – successful cases from all over the world” – no dia 03/06 às 11 horas. A lista de todos os eventos da EvalWeek pode ser vista aqui.

O grupo se organiza por meio do Whatsapp e já conta com 27 membros. Podem ser considerados jovens avaliadores profissionais com menos de 35 anos ou que estejam atuando no campo da avaliação há menos de 5 anos.  Caso tenha interesse em participar do grupo, basta entrar em contato pelo email da Rede. É muito importante e gratificante para a RBMA ver o  grupo crescer! Todos são bem-vindos.


Secretaria Executiva

A crescente demanda e reconhecimento da importância das avaliações no Brasil tem aumentado a complexidade e a quantidades dos trabalhos da Diretoria da RBMA. Com intuito de fortalecer a Associação e seus feitos, foi criada, em fevereiro de 2020, a Secretaria Executiva da RBMA, representada pela economista Mila Stefanelli, essa que lhes escreve :) . Desde de fevereiro, venho fornecendo apoio executivo aos processos administrativos e financeiros da Rede. Também estou disponível para eventuais problemas e dúvidas, que venham a ter, pelo email da Rede.


Essa foi nossa primeira newsletter. Esperamos que você tenha gostado da iniciativa! Por esse formato estaremos trazendo as novidades da Rede para você!

Dúvida? Sugestões? Mande para a gente pelo email: redbrame@gmail.com

Obrigada!

Exibições: 329

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Comentário de Mila Fontes Stefanelli em 18 maio 2020 às 11:17

Bom ver o retorno positivo da newsletter. Obrigada pessoal!

Comentário de Marcia Joppert em 17 maio 2020 às 21:28

Tomara que a gente consiga!

Comentário de Leandro da Silva Fernandes em 15 maio 2020 às 21:59

Apesar de ser novo na área da avaliação, gostei muito do informativo e da possibilidade do evento ocorrer virtualmente.

Comentário de Diogo Vallim em 15 maio 2020 às 19:06

Muito legal o informativo. Bom saber que o formato digital está sendo considerado para o seminário.

Comentário de Marcia Joppert em 15 maio 2020 às 13:58

Obrigada pessoal!! 

Comentário de Ana Marta Aparecida de Souza Ine em 15 maio 2020 às 10:43

Muito bom! Rico em conteúdo e informações relevantes.

Comentário de João Antônio dos Santos Lima em 15 maio 2020 às 5:33

Ótima iniciativa. Parabéns, Milla, Márcia e demais membros da RBMA!

Comentário de Marcia Joppert em 15 maio 2020 às 0:36

Leonor! Vou incluir vc na nossa lista sobre as diretrizes !!! Obrigada!!!!

Comentário de Leonor Pacheco em 14 maio 2020 às 20:31

Cara Marcia, Mila e demais colegas da RBMA

Gostei do Boletim e das notícia que contém. Me proponho a ajudar na recomposição de Revista e outro assunto que me interessa bastante é a Construção das Diretrizes para a Prática Avaliação no Brasil!

Abs

Leonor Pacheco

Depto Saúde Coletiva

UNB 

Comentário de Marcia Joppert em 14 maio 2020 às 19:53

Obrigada Mila!

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

Últimas atividades

João Coelho Brasil é agora um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
19 horas atrás
Sheyla Raquel Brito da Silva atualizaram seus perfis
ontem
Marcia Joppert compartilhou o post do blog de Mila Fontes Stefanelli em Facebook
ontem
Gabriel da Silva da Costa é agora um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
ontem

© 2020   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}