Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família-AMQ

Ola, Pessoal

 

Bom dia!

 

O Minstério da Saúde lançou em 2005 o Projeto Avaliação para Melhoria da Qualdiade da ESF (AMQ). O AMQ tem por objetivo disponibilizar ferramentas facilitadoras para o diagnóstico situacional e planejamento de intervenções que possam impulsionar  a melhoira da qualidade da gestão, dos serviços e práticas na  ESF. Houve um grande investimento na construção dos instrumentos com  a participação de especialistas de diversas areas, gestores e profissionais de saúde.

O projeto é de livre adesão pelas secretarias municipais de saúde. Na fase atual, existem recursos no PROESF II para os municípios com mais de 100.000 hab investirem em capacitações para os seus profissionais de saúde, contribuindo assim para construção da capacidade avaliativa na area de qualidade em saúde. Para as secretarias estaduais também está previsto recursos para o seu corpo técnico com objetivo de investir na assessoria para o planejamento, acompanhamento e apoio técnico aos municípios no processo de implantação e desenvolvimento da proposta.

Os instumentos estão disponíveis no site do MS. Para maiores informações acesse o site: www.saude.gov.br/amq

 

Eu recomendo!

 

Um abraço

 

Marina Mendes

 

Exibições: 437

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Comentário de Marina Ferreira de Medeiros Mend em 29 junho 2011 às 22:59
Ola, Jose! 
Voce tem a possibilidade de ter acesso a todas as informações e ao documento tecnico contendo os 5 instrumentos, mesmo sem ter feito adesão. Se estais com difuldade para acessar diretamente o AMQ, voce pode entrar pelo seguinte endereço: www.saude.gov.br/dab
Será uma ótima oportunidade de conhecer e depois apresentar a seus alunos. No site também estão as apresentações (slides) realizadas em vários seminários para divulgação e subsídios para a implantação do AMQ. 
Conte depois  como foi a experiencia!
Um abraço
Marina
Comentário de José Antonio Iturri em 28 junho 2011 às 23:38

Prezada Marina:

Obrigado pela informação. Sou professor do Curso de graduação em Saúde Coletiva na UnB (campus Ceilândia) e responsável pela disciplina de Monitoramento e Avaliação de Políticas de Saúde.

A iniciativa AMQ é interessante para ser conhecida na formação destes novos profissionais. Queremos conhecê-la melhor, mas, ainda que existam documentos relacionados dispersos na rede, não conseguimos acessar o site do Projeto; aparentemente o cadastramento é só para Municípios. Por gentileza, me diga se existe um área do site com informações para o público ou não estou fazendo o procedimento certo?

Muito obrigado e parabéns.

José Antonio Iturri

61 9288 4487

iturri@unb.br

Comentário de Marina Ferreira de Medeiros Mend em 28 junho 2011 às 14:20

Ola, Ismenia

- Tudo bem?

Eu soube dessa mobilização no Ceará. Foi um momento muito importante no processo de divulgação e adesão ao AMQ pois a SES-CE estava investimendo e apoiando os municípios na implantaçao. Depois houveram mudanças e...um período de "hiato" em relação a indução pelo Ministério da Saúde. Agora parece que o AMQ está tomando novo "folego" com a II fase do PROESF e a perspectiva de uma futura etapa de Certificação para os municípios.

 

Um abraço!

 

Marina Mendes

Comentário de ISMENIA MARIA BARRETO RAMOS em 27 junho 2011 às 13:43

 

Ótima esta divulgação.

No período de 2005 - 2007 o Ceará iniciou com esta metodologia, treinou pessoal, mobilizou gestores , inclusive implantou muitas equipes de melhoria no CEARÁ.

 

PARABÉNS.

 

ISMENIA

Comentário de RUBENITA RODRIGUES DA SILVA em 18 junho 2011 às 21:08
Muito interessante! 

Associe-se

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Pessoal, todas as edições da Revista estão aqui na Plataforma, mas alguns membros se queixaram da dificuldade de localizar os números anteriores. Então, estou abrindo aqui essa janela novamente e colocando todos os números aqui.

A boa notícia é que estamos planejando retomar a Revista em 2020. Aguardem! 

A Diretoria

Revista_BMA_1.pdf

Revista_BMA_2.pdf

Revista_BMA_3.pdf

Revista_BMA_4.pdf

Revista_BMA_5.pdf

Revista_BMA_6.pdf

Revista_BMA_7

Revista_BMA_8

Revista_BMA_9

Siga-nos no Facebook!

Últimas atividades

Sidney Kelly Santos é agora um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
ontem
Fambre curtiu a postagem no blog Fundação João Pinheiro abre inscrições para a Especialização em Monitoramento e Avaliação de carolina proietti imura
quinta-feira
Cristine Ferreira Gomes Viana atualizaram seus perfis
quarta-feira
Ícone do perfilRonald Gordon, Alice Botler, Rodrigo Carrijo Lino e mais 1 pessoas entraram em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
quarta-feira

© 2020   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}