Avaliação com foco em Princípios: uma nova abordagem de Michael Quinn Patton

Como os programas e as organizações podem garantir que eles estão aderindo aos seus princípios fundamentais e avaliar se isso está produzindo os resultados desejados? Esta é a nova abordagem de  avaliação baseada em princípios (P-FE) desenvolvida por Patton. Em seu livro "Principles-Focused Evaluation - The GUIDE" - e-book pode ser comprado na Amazon do Brasil (https://www.amazon.com.br/Principles-Focused-Evaluation-Michael-Qui...), ele  explica por que os princípios são importantes para o desenvolvimento e avaliação de programas e como eles podem servir como um leme para navegar as incertezas, a turbulência e os desafios emergentes de ambientes dinâmicos complexos.

Os exemplos detalhados ilustram como essa abordagem pode ser  utilizada para determinar se os princípios fornecem orientação significativa (G) e são úteis (U), inspiradores (I), adaptáveis ao desenvolvimento (D) e avaliáveis (E).

Instrumentos de aplicação dos princípios são fornecidos no livro e incluem rúbricas, uma lista de verificação P-FE, reflexões de primeira mão e exemplos de experiências, barras laterais e tabelas de resumo e exercícios de aplicação de fim de capítulo.

Bem, no entanto, o livro está em ingles, e, eu sei, não é fácil quando a gente não tem nem tempo e nem tanta proficiência! Mas eu ofereço a vocês uma alternativa: uma palestra que acabei de assistir do próprio Michael Patton no Youtube que foi disponibilizada no grupo EvalSDG do qual faço parte. 

A boa notícia (e talvez alguns não saibam disso) é que o Youtube tem uma maneira de traduzir automaticamente as legendas de um idioma para o outro! Para fazer isso, siga os seguintes passos:

1) habilite as legendas (primeiro símbolo da barra debaixo do filme)

2) vá em detalhes (segundo símbolo da barra à direita da legenda) , clique em legendas e escolha "traduzir automaticamente" - aparecerá a lista dos idiomas e é só escolher português. A tradução não é perfeita, mas é melhor do que nada..... 

O link para o vídeo está aqui: http://www.youtube.com/watch?v=q4kGbivAAO8

Espero que aproveitem!

Abraços!

Exibições: 969

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Comentário de Lisane Marques Lima em 29 janeiro 2018 às 12:56

Muitíssimo obrigada, já estou assistindo a palestra. 

Comentário de Junia Rodrigues de Alencar em 29 janeiro 2018 às 9:16

Obrigada por disponibilizar estas informações tão úteis para quem milita nesta área de avaliação.

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

© 2021   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}