Blog de Maria Cecília Prates Rodrigues (25)

Retorno econômico de projetos sociais

Sou cética quanto ao uso da metodologia do RETORNO ECONÔMICO para avaliar projetos sociais. Ou seja, poder concluir (ao final da avaliação) que para cada R$ 1,00 investido no projeto social foram gerados (por exemplo) R$ 5,00 em benefício social.

A meu ver, a aplicação dessa metodologia do RETORNO ECONÔMICO exige base de dados ampla e confiável, além de forte rigor estatístico. Poucos projetos sociais reúnem as condições necessárias para realmente implementar essa…

Continuar

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 28 fevereiro 2020 às 16:49 — 2 Comentários

Você sabe identificar um BOM Monitoramento & Avaliação?

Uma boa pergunta é sempre um motivo para reflexão. Como a pergunta feita ontem por #Francisca Schaich Prates, diretora na Troca Gestão Social: “na sua opinião, o que caracteriza um bom processo de Monitoramento & Avaliação de projetos sociais?” Tinha que ser respondida em poucas palavras…..

Tomando por base o referencial do Marco Lógico, somos…

Continuar

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 15 maio 2019 às 11:46 — Sem comentários

Para que precisamos medir tanto?

O que há de comum entre um fitbit e o monitoramento/avaliação dos projetos sociais? Compartilho reflexão que fiz.

Para que precisamos medir tanto?

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 6 abril 2019 às 16:30 — Sem comentários

Tirania das métricas

Se até os anos 2000, praticamente não se media nada no setor social, agora a situação se inverteu, com a compulsão por medir.  Compartilho reflexão que fiz a partir da leitura do livro (2018), The tiranny of metrics, de Jerry Z. Muller.

Desconstruindo 4 mitos no setor social

Ao…

Continuar

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 20 fevereiro 2019 às 16:22 — 1 Comentário

Avaliação no BNDES e nas organizações do terceiro setor: desafios semelhantes

Assisti na semana passada ao lançamento do 2o Relatório de Efetividade do BNDES. A meu ver, existem muitas semelhanças entre os desafios de avaliação atualmente enfrentados pelo BNDES e pelas organizações do terceiro setor em nosso país. A primeira vista, pode parecer estranha essa comparação entre instituições tão diferentes. Compartilho a reflexão que fiz. …

Continuar

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 16 junho 2018 às 19:15 — Sem comentários

Avaliação social afogada em números

Gostaria de compartilhar artigo que escrevi sobre avaliação de projetos sociais em organizações do terceiro setor,  fazendo um breve paralelo com um texto muito interessante, publicado recentemente pelo atual presidente do IBGE, Roberto Olinto. Chamo a atenção para o fato de que, para serem úteis e confiáveis, as avaliações não precisam estar baseadas em métodos complexos e onerosos. Pode não parecer, mas é um alerta importante.

Vejam…

Continuar

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 24 janeiro 2018 às 14:46 — Sem comentários

Avaliação de projetos sociais - site em nova versão

Gostaria de compartilhar a nova versão do meu site, agora modernizada.  Entre as novidades, está disponível   para download gratuito o Manual de Planejamento e Avaliação de Projetos Sociais em Organizações Sociais, que desenvolvi em 2014, para apoiar as monitorias de projetos sociais que  fazia no programa de Parceria com Organizações Sociais (POS) da Fundação…

Continuar

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 11 dezembro 2017 às 12:00 — 3 Comentários

Guia para Avaliação do Insper / Metricis: interessante conhecer, mas é para poucos!

Interessante conhecer o Guia (link abaixo) abaixo elaborado pelo Insper / Metricis. A proposta do Guia é "prover um ferramental prático que possibilite a fundos, empresas e governos avaliarem o impacto que causam nos projetos em que investem". O ferramental em questão está baseado na metodologia quantitativa experimental, com grupo de experimento e de controle.

Com a tendência recente de expansão dos investimentos de impacto, a intenção do Insper é se tornar um centro…

Continuar

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 21 junho 2017 às 19:00 — Sem comentários

Avaliação compartilhada: uma prática que pode valer a pena

Gostaria de compartilhar artigo que escrevi sobre o uso da medição compartilhada (do ingles: shared measurement)  entre as organizações do terceiro setor. Parece que tem dado muito certo no Reino Unido. Valeria a pena conhecer melhor como essa prática funciona e depois, se for o caso e com as devidas adaptações, estimular o seu uso para o Brasil.

Poderia ser muito bom para todos: as próprias organizações e seus beneficiários,…

Continuar

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 19 junho 2017 às 18:28 — 1 Comentário

Como usar as informações em iniciativas de impacto coletivo

Webinar gratuito amanhã (06 de junho) organizado pelo Collective Impact Forum, de 13:30 às 14:30 hs. Vai tratar do tema sobre como organizar as informações em iniciativas de impacto coletivo. Esses webinars costumam ser bem interessantes (em ingles). Recomendo!

Using Data in Collective Impact

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 5 junho 2017 às 15:45 — Sem comentários

Engajamento com a comunidade: o passo a passo

Para Paul Schimitz (consultor senior da Collective Impact Forum e fundador da Leading Inside Out) o engajamento com a comunidade bem feito é uma condição importante para a interação virtuosa entre engajamento e medição / uso de indicadores. Compartilho o passo a passo para o engajamento com a comunidade, proposto por ele em trabalho recente.…

Continuar

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 27 maio 2017 às 12:29 — Sem comentários

Engajamento da comunidade e medição de resultados: incompatíveis?

A experiência tem mostrado que comunidade engajada e uso sistemático de indicadores de avaliação têm sido realidades incompatíveis. Mas pode haver, sim, complementaridade virtuosa.

Compartilho reflexão que fiz em:…

Continuar

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 19 maio 2017 às 18:00 — 7 Comentários

Iniciativa de impacto coletivo: uma experiência exitosa

Assisti ontem ao chat em que Deborah Halliday conta a sua experiência à frente da iniciativa de impacto coletivo ´Graduation Matters Montana` nos Estados Unidos / Montana, entre 2009 e 2016. O objetivo era elevar a taxa de graduação no ensino médio do estado, mediante parceria entre as escolas, organizações comunitárias e as empresas que funcionavam nas ´main streets` da região (ou áreas menos abastadas e menos populosas, tidas como “rurais”).

Só relembrando: uma…

Continuar

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 23 março 2017 às 14:44 — 3 Comentários

Na avaliação do projeto social, qual deve ser o papel da equipe executora? (PARTE II)

Na reflexão que fiz no post anterior (parte I), eu abordei a relação de complementaridade que deve haver entre a equipe executora e os avaliadores externos, de modo que a avaliação possa realmente contribuir para a condução do projeto social. Porém, a meu ver, essa contribuição pode ser ainda maior se, ao invés da relação de complementaridade, os executores…

Continuar

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 10 março 2017 às 16:14 — 3 Comentários

Na avaliação do projeto social, qual deve ser o papel da equipe executora?

É comum vermos organizações do terceiro setor contratarem especialistas externos, em geral doutores da academia, para avaliarem o impacto dos seus projetos sociais. Acreditam que, dessa maneira, dão credibilidade ao trabalho social que desenvolvem e, assim, conseguem garantir novas doações e financiadores.

O problema é que, na maior parte das vezes, essas avaliações contratadas pouco interagem com a dinâmica do projeto social. Em grande medida isso se deve ao fato de que a conversa…

Continuar

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 16 fevereiro 2017 às 15:37 — 4 Comentários

A avaliação dos projetos sociais deve ter o “tamanho” da organização

Como já vem ocorrendo nos países desenvolvidos, também no Brasil as organizações do terceiro setor estão se sentindo “asfixiadas” em ter que fazer a avaliação dos seus projetos sociais. As razões são muitas: “é difícil e complicado; dá muito trabalho; não temos equipe; não temos dinheiro; não ajuda praticamente em nada no nosso trabalho”. Para essas instituições, tudo funcionava muito bem até os anos 1990, e elas não faziam e nem precisavam de avaliação naquele tempo.

O…

Continuar

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 8 fevereiro 2017 às 18:36 — Sem comentários

Vale a reflexão: Fazer o bem, PORÉM SEMPRE olhar a quem.

A Igreja nos ensina que devemos fazer o bem SEM olhar a quem. Porém, quando se trata de um projeto social ou mesmo de uma iniciativa de filantropia, devemos fazer o bem MAS SEMPRE olhar a quem estamos procurando atender. Quem é o nosso público-alvo? Quais são as suas reais necessidades? E qual a melhor maneira que temos para poder contribuir? Só assim conseguiremos, de fato, ser efetivos.

Em junho do ano passado, saiu uma matéria no Financial Times que me chamou bastante a atenção,…

Continuar

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 1 fevereiro 2017 às 8:43 — Sem comentários

O fardo dos filantropos e o papel da avaliação

Recentemente escrevi um artigo onde eu alertava sobre os potenciais riscos e benefícios da filantropia no Brasil. Um dos riscos é a ampliação do poder dos filantropos em influenciar a realidade social vis-a-vis ao governo e ao cidadão comum.  Uma das vantagens é a filantropia não estar subordinada aos ciclos eleitorais e, assim, poder se comprometer com um horizonte de…

Continuar

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 7 dezembro 2016 às 19:18 — Sem comentários

Organizações sociais: atuar via impacto isolado ou impacto coletivo?

Essa é uma discussão relevante que está colocada pelo Collective Impact Forum, uma rede de instituições do terceiro setor, criada em 2013 para estimular a busca do impacto social coletivo. Essa rede é coordenada pela FSG (Foundation Strategy Group), empresa de consultoria sem fins lucrativos, fundada por Michael Porter e Mark Kramer, e que atua segundo quatro ideias centrais: a filantropia catalisadora (que antes eles denominavam por “filantropia estratégica”); o…

Continuar

Adicionado por Maria Cecília Prates Rodrigues em 1 dezembro 2016 às 11:58 — 6 Comentários

Associe-se

#Eval4Action

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Pessoal, todas as edições da Revista estão aqui na Plataforma, mas alguns membros se queixaram da dificuldade de localizar os números anteriores. Então, estou abrindo aqui essa janela novamente e colocando todos os números aqui.

A boa notícia é que estamos planejando retomar a Revista em 2020. Aguardem! 

A Diretoria

Revista_BMA_1.pdf

Revista_BMA_2.pdf

Revista_BMA_3.pdf

Revista_BMA_4.pdf

Revista_BMA_5.pdf

Revista_BMA_6.pdf

Revista_BMA_7

Revista_BMA_8

Revista_BMA_9

Siga-nos no Facebook!

Últimas atividades

Sandra Velez atualizaram seus perfis
6 horas atrás
Ícone do perfilAna Paula Cardoso dos Santos Sil, Michele Gomes Cioccari, Rafael Silva Diniz e mais 2 pessoas entraram em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
20 horas atrás
Neemias dos Santos Almeida comentou a postagem no blog DIRETRIZES para a Prática de Avaliação no Brasil de Marcia Joppert
20 horas atrás
Neemias dos Santos Almeida comentou a postagem no blog DIRETRIZES para a Prática de Avaliação no Brasil de Marcia Joppert
20 horas atrás

© 2020   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}