Altair dos Santos Lira
  • Masculino
  • Salvador, Bahia
  • Brasil
Compartilhar

Amigos de Altair dos Santos Lira

  • Marcia Joppert

Presentes recebidos

Presente

Altair dos Santos Lira ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Página de Altair dos Santos Lira

Últimas atividades

Altair dos Santos Lira entrou no grupo de Luis Fujiwara
Miniatura

Fontes Bibliográficas

Grupo para a troca de referências bibliográficas sobre os mais variados aspectos da arte de monitorar e avaliar.
13 Set
Altair dos Santos Lira entrou no grupo de Marcia Joppert
Miniatura

Oportunidades

Este sub-grupo tem por objetivo divulgar as oportunidades para a prestação de serviços correlatos ou realização de pesquisas em Monitoramento & Avaliação.Ver mais...
13 Set

Informações do Perfil

Tipo de Instituição que trabalha
Publica Estadual
Instituição a que pertence
Secretaria de Saúde da Bahia
Página da internet da Instituição
http://www.saude.ba.gov.br/
Interessado em:
Contribuir, Aprender, Eventos, Networking, Oportunidades profissionais
Setores de maior interesse.
Ciência/Tecnologia/Inovação, Desenvolvimento Social, Saúde, Direitos Humanos e Igualdade
Como descobriu esta comunidade
Colega
Você é membro de alguma outra rede de Monitoramento e Avaliação?
Nenhuma

Professor Substituto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), (2017/18). Componentes curriculares: Introdução ao Campo da Saúde, Campo da Saúde: Saberes e Práticas e Estudo sobre a Contemporaneidade I e II. Contrato Temporário iniciado em out/2017.
Exerceu entre 2015 e 2018, no Instituto de Saúde Coletiva/UFBA, a Coordenação Pedagógica e atuou como Professor-tutor no Curso de Extensão em Saúde Coletiva sobre Atenção Integral à Saúde de Pessoas com Doença Falciforme (EAD - Educação à distância, sistema MOODLE).
Mestre em Saúde Coletiva - Gestão em Saúde com ênfase em Hemoterapia, Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) com a tese: "Análise da Assistência Ofertada às Gestantes com Doença Falciforme em Salvador/BA: O Racismo nas tramas e enredos das Redes do SUS", Fev./2015.
Bacharel em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia da Saúde, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH/UFBA), com o TCC: "Doença Falciforme no Brasil, doença de negros? Diálogos entre Darwin, Mendell e Zumbi.", Jul/2011.
Atua principalmente nos seguintes temas: Saúde Coletiva, Antropologia da Saúde, Cultura e Saúde, Politica Nacional de Humanização do SUS (PNH), Políticas Públicas de Saúde, Doença Falciforme, Saúde da População Negra, Genética, Herança, Bioética, Questão Racial e Discriminação, Equidade e Controle Social.
Concluiu os Cursos de Extensão pela Universidade de Brasília (UNB) em "Comunicação, Cultura, Cidadania e Mobilização Social" e o Curso EAD "Gestão para Resultados em Saúde com enfoque em Direito Sanitário" do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Econômico e Social (INDES).
Integrante do NETBIO - Núcleo de Pesquisa e Educação Transdisciplinar em Bioética da Faculdade de Medicina (UFBA).
Filiado à Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO e à Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros (as).
Pesquisador convidado do FA-SA: Programa Integrado de Pesquisa Comunidade, Família e Saúde: Contextos, Trajetórias e Políticas Públicas do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA). Linhas de Pesquisa: Políticas Públicas, Participação Social e Saúde; Etnicidade, Raça e Saúde; Itinerários terapêuticos, Cronicidade e Cuidado Integral em Saúde
Pesquisador Convidado do Grupo População e Desenvolvimento, Famílias e Direitos Humanos, da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Linha de Pesquisa: Discriminação Racial e Igualdade de Direitos à Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e do Programa de Combate ao Racismo Institucional.
Integrou o Comitê Técnico de Saúde da População Negra e o Comitê de Assessoramento Técnico em Doença Falciforme (Min. Saúde/Brasil).
Coordenou a Política Estadual de Humanização da Atenção e da Gestão no Sistema Único de Saúde (PNH), na Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), da Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (SESAB). (2012-2014).
Consultor PNUD, junto à Politica Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde, como Apoiador Institucional na Bahia e Bolsista FIOTEC para a mesma função (2014-2016).
Fundou a Associação Baiana das Pessoas com Doenças Falciformes (ABADFAL) e a FENAFAL - Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doenças Falciformes (ambas em 2001). Nestas exerceu o cargo de Coordenador Geral.
Membro convidado pelo Governo dos Estados Unidos para o International Visitor Leadership Program (2010) e atuou como Ponto Focal (Representante Sociedade Civil) no Plano de Ação Conjunto Brasil - Estados Unidos para a Promoção da Igualdade Racial e Étnica (U.S. Brazil Joint Action Plan to Promote Racial Equality – JAPER), entre 2009-2011, como Conselheiro Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Speaker (Orador) do TEDx Rio Vermelho/2018. Tema: Doença Falciforme, mais que meia lua, uma Lu(t)a inteira.
Descende dos Povos FULA da Guiné-Bissau e dos Povos MENDE e TEMNE de Serra Leoa

Caixa de Recados

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

  • Sem comentários por enquanto!
 
 
 

Associe-se

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Pessoal, todas as edições da Revista estão aqui na Plataforma, mas alguns membros se queixaram da dificuldade de localizar os números anteriores. Então, estou abrindo aqui essa janela novamente e colocando todos os números aqui.

A boa notícia é que estamos planejando retomar a Revista em 2020. Aguardem! 

A Diretoria

Revista_BMA_1.pdf

Revista_BMA_2.pdf

Revista_BMA_3.pdf

Revista_BMA_4.pdf

Revista_BMA_5.pdf

Revista_BMA_6.pdf

Revista_BMA_7

Revista_BMA_8

Revista_BMA_9

Siga-nos no Facebook!

© 2019   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}