Albélio Nunes da Fonseca Dias
  • Masculino
  • Belo Horizonte, MG
  • Brasil
Compartilhar

Amigos de Albélio Nunes da Fonseca Dias

  • Darlene Marques Ribeiro Rodrigue
  • MARIA AUXILIADORA BELO
  • Alexsandro Sousa Brito
  • Giovanna Quaglia
  • Jorge Otávio Maia Barreto
  • Gláucia Alves Macedo
  • Daisy Maria Coelho de Mendonça
  • Alberto Bracagioli
  • Cíntia Eugênia Gontijo S. Lopes
  • Humberto Falcão Martins
  • carlos fraga
  • Alcimar Enéas Rocha Trancoso
  • Sergio Andrade
  • Myrza Vasques Chiavegatto
  • Taiana Fortunato Araújo

Grupos de Albélio Nunes da Fonseca Dias

Presentes recebidos

Presente

Albélio Nunes da Fonseca Dias ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Página de Albélio Nunes da Fonseca Dias

Informações do Perfil

Tipo de cadastro
Instituição
Tipo de Instituição que trabalha
Privada
Instituição a que pertence
SANIS
Página da internet da Instituição
http://www.sanis.com.br
Interessado em:
Contribuir, Aprender, Eventos, Networking, Oportunidades profissionais
Setores de maior interesse.
Meio-Ambiente
Como descobriu esta comunidade
Publicação
Você é membro de alguma outra rede de Monitoramento e Avaliação?
Nenhuma

Responsabilidade Social e Estratégia Organizacional

O objetivo do presente texto é promover discussão acerca da responsabilidade social no contexto estratégico. As empresas brasileiras, antes do período de 1990 trabalhavam as ações sociais de forma muito difusa, atrelada principalmente ao espírito humanitário do dono da empresa. A partir de 1990, há uma mudança muito grande de percepção, que o impulsiona os investimentos pelo aumento de um maior número de empresas envolvidas, e o amadurecimento de que as ações sociais devem ser incorporadas a estratégia organizacional.

A ação social no contexto estratégico é focada no ambiente de competitividade da empresa e está efetivamente comprometida com os resultados econômicos e sociais (Porter e Kramer, 2002). Nesse sentido esses objetivos são buscados simultaneamente. Para que isso aconteça é necessário que sejam medidos os impactos das ações sociais, para que sejam convertidos em valor econômico, ou seja, faze necessário calcular o retorno econômico destas.

Redirecionando para a administração estratégica, percebe-se que muitos administradores vêm aceitando a idéia de que a responsabilidade social corporativa é parte da estratégia global de uma organização. A seguir serão abordados elementos que julgamos chaves para a administração da responsabilidade social na proposta de Certo e Peter (2005).

•Análise do ambiente e diretriz organizacional – como todo elemento do desenvolvimento estratégico, a responsabilidade social começa com a análise do ambiente. Os administradores analisam tanto os problemas quanto as oportunidades do ambiente em relação a seus impactos sobre a sociedade e, então, decidem que áreas devem ser mais analisadas. As declarações de missão e objetivos da organização fornecem orientações para determinar quais áreas de responsabilidade social são de especial interesse para a organização e para a sociedade.

•Implementação da estratégia – implementar significa pôr em ação a estratégia formulada, o que implica atribuir responsabilidade a indivíduos e grupos, fornecer informações adequadas e realizar acompanhamentos que garantam a implementação eficiente da estratégia.

•Controle estratégico – As atividades de controle estratégico que têm a finalidade de assumir completa responsabilidade social implicam a medicação dos resultados da estratégia implementada e sua mudança, se necessário. As áreas específicas em que as organizações realmente tomam tais medidas variam de acordo com os objetivos de responsabilidade social específicos, mas, provavelmente, quatro áreas gerais devem ser consideradas:

a)A área econômica funcional. Deve ser feita uma medição para indicar se a organização está ou não produzindo bens e serviços de que as pessoas realmente precisam, gerando tarefas, remunerando de forma justa os funcionários ou os mantendo, entre outros. Essa medição dá algumas indicações do que a contribuição econômica está fazendo pela sociedade, ou seja, ampliando a renda e garantindo mais emprego às pessoas.

b)A área de qualidade de vida. Nessa área, a medição deve analisar se a organização está melhorando ou degradando a qualidade de vida da sociedade. Produzir mercadorias de alta qualidade, lidar com funcionários e consumidores de maneira justa e fazer um esforço para preservar o ambiente natural podem ser indicadores de que a organização está melhorando a qualidade de vida geral.

c)A área de investimento social. Essa área lida com o fato de que a organização está investindo tanto dinheiro quanto recursos humanos na solução de problemas da comunidade social. Isso significa que a organização deve está envolvida com organizações de vários setores da sociedade em busca de soluções que promovam o bem-estar das comunidades por elas assistidas.

d)A área de solução de problemas. A medição nessa área deve analisar a maneira como a organização lida com os próprios problemas, em vez de seus sintomas. Geralmente, atividades como participação no planejamento comunitário de longo prazo e estudos que apontem problemas sociais devem ser praticados ao se lidar com problemas sociais.

Finalizando ressalta-se que cálculo do retorno econômico das ações sociais organizacionais é um importante processo para se medir o alcance das estratégias sociais.

Vídeos de Albélio Nunes da Fonseca Dias

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Caixa de Recados (1 comentário)

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Às 11:12 em 22 junho 2010, Alexsandro Sousa Brito disse...
Oi Albélio, obrigado pelo convite, espero q possamos trocar experiências e conhecimentos, eu estou no grupo de avaliação de impactos e postei uma discussão lá.. também postei um livro que fala tambpem sobre avaliação econômica de projetos no grupo sobre fontes bibliográficas, acho q é do seu interesse, dê uma olhada!! abraços!
 
 
 

Associe-se

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Pessoal, todas as edições da Revista estão aqui na Plataforma, mas alguns membros se queixaram da dificuldade de localizar os números anteriores. Então, estou abrindo aqui essa janela novamente e colocando todos os números aqui.

A boa notícia é que estamos planejando retomar a Revista em 2020. Aguardem! 

A Diretoria

Revista_BMA_1.pdf

Revista_BMA_2.pdf

Revista_BMA_3.pdf

Revista_BMA_4.pdf

Revista_BMA_5.pdf

Revista_BMA_6.pdf

Revista_BMA_7

Revista_BMA_8

Revista_BMA_9

Siga-nos no Facebook!

Últimas atividades

© 2019   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}