Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Missão: promover diálogos entre os diversos atores do campo de M&A

Sobre

As práticas de monitoramento e avaliação de resultados vêem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo como um conjunto de ferramentas de gestão imprescindíveis para o desenho, implementação e controle de políticas públicas de qualidade. Não obstante, os espaços para troca e aprendizado neste campo ainda são incipientes. Este é o desafio que a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação busca enfrentar.

A Rede Brasileira de M&A é uma continuidade de uma primeira iniciativa brasileira, a REBRAMA.  Foi (re)fundada em novembro de 2008, com o apoio da Fundação João Pinheiro (FJP), do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e do Banco Mundial.

Os principais objetivos da Rede são:

·         Promover o uso de práticas de Monitoramento e Avaliação;

·         Promover trocas de experiência e de instrumentos de trabalho;

·         Facilitar a identificação das instituições trabalhando neste tema no Brasil;

·         Formar uma “comunidade de prática”.

Entre as principais atividades da Rede encontram-se:

  • · Conferências Nacionais: Desde 2009, têm sido realizados no Brasil encontros anuais entre gestores, acadêmicos, financiadores, pesquisadores e consultores que trabalham no monitoramento e avaliação no Brasil. O primeiro encontro, em 2009, foi realizado pela Fundação João Pinheiro
  • ·Plataforma Web 2.0: Em 2009, a Rede Brasileira teve a iniciativa de construir uma plataforma de troca de experiências através da internet, utilizando a ferramenta Ning. O sucesso desta iniciativa estimulou a criação de uma plataforma semelhante em espanhol, para toda América Latina e Caribe (REDLACME), e alguns países como a Colombia, estão desenvolvendo espaços semelhantes (REDCOLME). Estas plataformas contêm: blogs sobre Monitoramento e Avaliação alimentados por diversos experts sobre o tema; vídeos de palestras e seminários; um calendário de eventos internacionais e nacionais; publicações; links relevantes; e grupos e fórum de discussão. A inscrição é livre e gratuita. E a participação dos usuários é condição fundamental para o seu funcionamento.
  • Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação: desde 2011, a Revista Brasileira de M&A, já em seu oitavo número, tem sido produzida, publicada e distribuída, com o objetivo de disseminar a prática do M&A no Brasil. Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Revista tem divulgado artigos, relatos de pesquisa, notícias, resenhas e dicas sobre literatura. 

 No ano de 2014, durante o VI Seminário anual realizado em Porto Alegre/RS, foi apresentado para discussão na Assembleia Anual o Estatuto da Rede, visando torná-la uma Associação sem Fins Lucrativos. 

Para conhecer um pouco mais do perfil dos membros da rede, acesse a janela à direita "Perfil dos Membros e Evolução"

Associe-se

OUTRAS REDES

MAPA INTERATIVO DE REDES NO MUNDO: 

© 2017   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}