REALIZAÇÕES DA REDE BRASILEIRA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO PERÍODO 2013-2014
1) Plataforma
A plataforma Ning (http://redebrasileirademea.ning.com) seguiu sendo um importante veículo de comunicação e intercâmbio de conhecimentos e informações no campo do M&A. Teve 312.973 mil visualizações de páginas em 145.870 acessos, sendo 55,6% de novos visitantes, 88,65 % do Brasil e 11,35 % de outros países. O número de usuários passou de 3785 para 5704 entre janeiro/2013 e dezembro/2014, um aumento de 50,7%
Entre 2013 e 2014 foram publicadas 242 notícias de blog (uma média de 10 por mês), disseminadas 53 oportunidades de consultoria, 69 eventos e 42 oportunidades de formação.
2) Participação em eventos
Neste período representantes do Comitê Gestor da Rede estiveram presentes em diversos eventos, nacionais e internacionais, sendo que o mais importante foi a Conferência Internacional sobre Capacidades Nacionais em Avaliação, promovida pelo Escritório de avaliação Independente do PNUD, realizada em São Paulo, em setembro de 2013 com parceria da SAGI/MDS, quando foi anunciado que 2015 seria o Ano Internacional da Avaliação.
3) Realização de Seminários Nacionais
Como todos os anos desde que foi criada, a Rede promoveu seminários nacionais em 2013 e 2014, compostos por mini-cursos, debates, mesas redondas, apresentação de posters e apresentação de trabalhos selecionados por um comitê científico.
Em 2013 o Seminário foi coordenado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), reconhecida como uma das melhores universidades do país. O V Seminário foi realizado na cidade de Campinas entre 25 e 27 de setembro de 2013. Como atividades prévia foram oferecidos 6 minicursos.
Em 2014 a coordenação foi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o VI Seminário foi realizado na cidade de Porto Alegre, no Campus da Universidade, entre os dias 19 e 21 de novembro de 2014, quando foram oferecidos 5 minicursos.
4) Realização de Seminários Regionais
Reconhecendo a importância de aumentar o alcance da rede para as regiões norte e nordeste, o Professor Alcides Gussi[1], tem promovido desde 2013 um seminário regional da Rede, conformando a partir do II Seminário, realizado em Salvador, o núcleo Nordeste da RBMA.
5) Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação
Lançada em junho/2011, a Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação é uma parceria entre a RBMA e instituições públicas federais. A iniciativa tem sido coordenada pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SAGI/MDS). Trata-se de uma publicação que tem por objetivo da disseminação da prática do M&A, o que as diferencia das outras publicações existentes sobre o tema no Brasil, todas de cunho primordialmente acadêmico.
Nos anos de 2013 foram publicados os números 5 e 6 e em 2014 , os números 7 e 8.
6) Evalpartners e o processo de Institucionalizaão
Desde o seu início, todos os resultados e ações da Rede podem ser atribuídos ao trabalho voluntário de um grande número de pessoas, todos profissionais que valorizam e contribuem para o desenvolvimento do campo no Brasil, coordenados por um Comitê Gestor, formado por 13 pessoas (número variável de ano para ano). Podem também ser atribuídos ao apoio de muitos parceiros, públicos e privados, sem os quais nada também teria sido possível. A cada ano, durante o seminário, o Comitê Gestor realiza uma reunião anual, para a qual todos os participantes são convidados.
Porém, com o crescimento cada vez mais significativo observado nos últimos 2 anos, alcançando um número de 5.700 membros cadastrados na plataforma Ning, o Comitê considerou que a ação voluntária alcançou o seu limite e para que a Rede pudesse manter e ampliar a sua relevância, era necessária a sua profissionalização. Desta forma, foi decidido durante o Seminário de 2012 transformar a Rede em uma instituição formal.
Neste mesmo ano, foi lançado o Projeto Evalpartners, com os seguintes objetivos:
Para alcançar seus objetivos, o Evalpartners desenvolveu diversas iniciativas. Uma delas foi o Projeto Peer-to-peer (P2P), nos qual VOPEs mais desenvolvidas seriam parceiras no sentido de fortalecer as demais. A RBMA participou de duas iniciativas nesse sentido: a primeira, foi ter como tutora a Sociedade Canadense de Avaliação para a elaboração de seu estatuto e para a construção de um plano de negócios. Na segunda iniciativa, a RBMA foi tutora para as redes da Argentina, Paraguai e Uruguai no sentido de orientá-las na elaboração de seu Plano Estratégico e compartilhar a experiência da Rede.
O Evalpartners publicou também um livro com estudos de caso das redes e associações mapeadas, denominado Voluntary Organizations for Professional Evaluation (VOPEs): Learning from Africa, Americas, Asia, Australasia, Europe and Middle East (Organizações Voluntárias para a Avaliação Profissional): aprendizados da Africa, Americas, Asia, Australia, Europa e Oriente Médio. Neste livro há um estudo de caso elaborado pela RBMA.
Durante o VI Seminário da RBMA foi realizada a primeira Assembleia da Associação Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação.
7) Parcerias
Todas as iniciativas da Rede foram realizadas com parcerias de diversas organizações. Cabe destacar a parceria da SAGI/MDS, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), da Fundação Itau Social e da Fundação Roberto Marinho, que têm apoiado ano a ano o Seminário Nacional.
[1] membro do Comitê Gestor da Rede e coordenador do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade do Ceará
© 2021 Criado por Marcia Joppert.
Ativado por