Rio de Janeiro, 05 de outubro de 2016
Prezadxs,
A Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) iniciou suas atividades em novembro de 2008. Considerada uma iniciativa de sucesso, sua plataforma conta atualmente com quase 8000.
Por meio de suas atividades, a Rede tem contribuído para a disseminação de informações e conhecimentos no campo do monitoramento e avaliação, através de seminários anuais, seminários regionais, cursos de curta duração e a publicação da Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação, sempre em parcerias com diversas instituições.
Temos divulgado ainda diariamente diversas oportunidades de trabalho, informações sobre cursos e eventos, além de vasta bibliografia no campo, que tem sido citada como referência por muitos profissionais e cursos de formação.
A RBMA também tem ajudado a articular atores diferentes, com importante papel nessa área em nível nacional e internacional (este é, na verdade, um relevante papel da Rede) – todos sabemos o quanto é difícil colocar na mesma mesa o setor público, a academia, as organizações produtoras de dados e estatísticas, organizações da sociedade civil, consultores, bancos de fomento, empresas privadas, agências multilaterais, etc.
A articulação internacional é outra atividade constante: participamos de duas redes regionais (América Latina e Caribe) e da Organização Internacional para Cooperação em Avaliação (IOCE).
Temos estado presentes nos principais fóruns e conferências internacionais sobre o tema nos últimos 5 anos e já somos reconhecidos como uma organização de destaque (VOPE)[2], com estudo de caso publicado em livro[3] .
Como chegamos até aqui?
Tudo isso foi conseguido com o trabalho voluntário de um grupo plural de profissionais que reconhecem a importância da avaliação para o Brasil e de têm por objetivo comum o seu desenvolvimento.
Neste longo caminho, por meio de diálogos e outras pesquisas, identificamos diversas lacunas no nosso país no que se refere ao desenvolvimento do campo, como: de espaços específicos direcionados à discussão e ao desenvolvimento do monitoramento e da avaliação, de definição sobre qualificação e princípios para quem trabalha e quem faz demandas na área, de oportunidades de formação, de boa literatura em português. Com isso, a boa notícia é que temos muito trabalho pela frente!!!!
Ao identificar a dimensão dos nossos desafios, o grupo gestor de 2013/2014 percebeu como necessário tornar a RBMA uma organização formal, que trabalhasse na lida com essas lacunas, formada não apenas por avaliadores, mas também por todas as pessoas e organizações interessadas no desenvolvimento deste campo.
Este tipo de organização está presente em todos os países desenvolvidos sob a alcunha de VOPEs (Organizações Voluntárias para a Profissionalização da Avaliação - conferir o mapa de organizações da IOCE) e tem contribuído sobremaneira para o desenvolvimento do campo nos países.
A formação de uma associação e sua abertura para adesões
Assim, o processo de formalização da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, como uma associação civil sem fins lucrativos, teve início na primeira Assembleia realizada em 20.11.2014, em Porto Alegre/RS, durante o VI Seminário Nacional, quando foi debatida a minuta do Estatuto e eleitos sete diretores e três conselheiros. De lá para cá, demos seguimento ao registro do estatuto e da ata de criação junto aos órgãos competentes e de abertura de conta bancária.
Como uma atividade central de formação da Associação, temos a adesão de associados, que representa a formalização da vinculação dos profissionais à Associação, além de permanecerem como usuários da plataforma (gratuitamente).
Pertencer ao quadro da Associação Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação representa contribuir para o alcance da sua missão, qual seja: “promover diálogos entre os diversos atores do campo de monitoramento e avaliação, estimulando teorias e práticas cada vez mais relevantes para a sociedade brasileira”. Nós da diretoria esperamos que os associados defendam e difundam a missão da associação e participem com sugestões que possam melhorar sua gestão. Esperamos ainda que cumpram com todos os deveres e usufruam dos direitos que constam do estatuto. E também muito importante: que compartilhem seus saberes, suas informações para que o conjunto possa crescer.
As contribuições financeiras e não financeiras dos associados são o grande recurso da Associação RBMA. A participação e presença dos associados nos espaços em que desejarem são de fundamental importância para o desenvolvimento conjunto do campo no Brasil. Queremos que estejam presentes todos aqueles que tenham interesse no desenvolvimento das capacidades nacionais e acreditamos que este já é o público presente em nossa plataforma.
Como associar-se
O processo de associação se dá a partir do preenchimento do Cadastro de Associados o qual implica na concordância com o Estatuto e no compromisso de cumprir seus deveres como associado e a usufruir de seus direitos.
Uma vez aceitos, os associados adquirem, além dos direitos descritos no estatuto, outras vantagens como desconto nas inscrições para os seminários e cursos promovidos pela RBMA.
Para efetivar a associação, o associado deverá seguir os passos abaixo para pagamento de uma anuidade no valor de R$ 120,00, o qual foi definido na 1a reunião de diretoria para o período entre 21.11.2014 e 20.11.2015, e manteve-se a mesma desde então.
Após preencher o cadastro, o associado deverá:
1) Criar uma conta no site Paypal, seguindo os seguintes passos:
- entrar no site http://www.paypal.com
- criar uma conta de compras (https://www.paypal.com/br/webapps/mpp/account-selection)
- inserir o país, o seu email, criar uma senha (oito caracteres ou mais, use pelo menos um número ou símbolo: !@#$%^
2) Fazer Login, inserindo o email e senha definidos
3) Clicar em “Pagamento de Bens ou serviços”
4) Inserir o email da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação: redbrame@gmail.com e clicar em "next"
5) Preencha o valor (R$ 120,00), especifique o campo abaixo do valor “Referente à anuidade de associação 2019-2020) e clique em “Continuar”
6) Finalizar a operação clicando em “Send Payment Now”
7) Recibo: Você receberá por email uma mensagem do sistema Paypal, que valerá como recibo da anuidade.
Segundo o art. 13o do estatuto, qualquer associado poderá renunciar à sua condição social por meio de um pedido escrito ou eletrônico de renúncia enviado à Diretoria Colegiada. A renúncia será considerada efetiva a partir da data do recebimento do pedido, desde que data posterior não seja indicada no pedido, e sendo desnecessária a sua aceitação, a menos que solicitada.
Convidamos a todos, portanto, para finalmente ingressarem em nossa Rede, agora como associados efetivos e ficamos à disposição para maiores esclarecimentos pelo email: redbrame@gmail.com .
Atenciosamente
Diretoria da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
Veja aqui a Política de Associação da RBMA
[2] VOPE – Voluntary Organisation for Professional Evaluation – nome dado pela iniciativa Evalpartners para organizações como a nossa, que advogam pelo desenvolvimento e profissionalziação do campo nos países – ver levantamento completo com mapa em www.ioce.net
Comentar
Oi Aida!!! Obrigada pelo Contato!!! Vamos marcar essa conversa? Podemos fazer via plataforma zoom, conta da Rede. Qual a sua disponibilidade?
Bom dia Márcia,
Obrigada pelo resumo do evento da AEA. Em breve serei sócia :) da RBMA. Gostaría de conversar mais em detalhes sobre a questao da professionalizaçao. Vivo em Madrid e sou membro fundador da Associaçao Ibérica de Profissionais da Avaliacao (em sua sigla APROEVAL) onde também coordeno o grupo de profissionalizaçao desde 2017.
Aguardo teu contacto,
Aida El Khoury de Paula
Consegui me recadastrar no Pay Pal e agora sou Membro Associado!
Leonor
Oi, Guilherme! Claro! Muito obrigada por ter estado conosco durante esse tempo. Boa sorte nos novos desafios!
Ok, Marly! vou cancelar a sua conta. Um beijo querida!
Prezada Valquíria, uma coisa é o cadastro que se pede para ser usuário da plataforma - este é gratuito. Outra coisa é o cadastro para tornar-se um associado da Associação Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação - para tornar-se associado, é necessário pagar uma taxa anual. Qualquer dúvida, entre em contato com redbrame@gmail.com. Abraços
Olá, realizeu meu cadastro a convite e não sabia que era necessário pagamento de anuidade. Aparentemente meu cadastro foi aprovado. Esse pagamento é obrigatório!?
Obrigada, Igor!!!
Agora sim eu me tornei um membro associado!!
Oi, Rafael! Obrigada pela mensagem! Não é necessário preencher o cadastro novamente.
Olá, como sou associado gostaria de saber se o procedimento correto é preencher novamente o "Cadastro de Associados" e realizar o pagamento, ou se apenas devo proceder com o pagamento junto ao Pay Pal.
Grato, abraços
Farei, já
Sim, Graciela, a contribuição é anual!
Obrigada e um forte abraço
Bom dia,
Que bom! Esses dias estava procurando mesmo alguma informação na Rede de como me associar. Só um esclarecimento, essa contribuição é anual?
Att
Graciela
Ainda não recebi contato, gostaria de fazer minha inscrição no seminário com o desconto para associados e não tenho comprovante de associado.
grata,
Odnélia
Pessoal,
quero um telefone de contato, pois já fiz inscrição depositei na conta o valor da inscrição e não recebi nem um comprovante que sou associada,podem me ajudar?
Meu email é ocsamaral@hotmail.com
grata, Odnélia
© 2021 Criado por Marcia Joppert.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!
Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação