Acredito que facilitar o acesso dos interessados aos resultados das avaliações depende de um bom desenho da arquitetura do sítio eletrônico e de um bom motor de buscas (que permita um grande refinamento nas pesquisas).
Portanto, a padronização dos sumários executivos, com o uso de palavras-chave em aspectos como “assunto, autor, data, método de avaliação, abrangência temporal, abrangência espacial, instituição que realizou o programa, etc.” se faz de suma importância para facilitar o encontro entre a demanda do usuário do sistema e a oferta do realizador da avaliação.
Por fim, para a realização de metaanálises, o próprio órgão responsável pelo sistema pode contratar, de tempos em tempos, consultores externos para realizá-las.
A arquitetura da informação em um sítio web repositório de documentos textuais necessita de banco de dados específico (textual) e o uso de uma classificação sólida das informações disponibilizadas. Os resumos executivos são essenciais para facilitar o trabalho de um motor de buscas, pois o mesmo resume não apenas em palavras-chave, mas também em sentenças. Essas são requisitos fundamentais para que as buscas não sejam viciadas ou induzam os usuários a consultarem sempre um mesmo grupo de avaliações. O pre-requisito para tudo isso é o sistema de classificação a ser utilizado pelo sistema informatizado. Ficando o sistema de classificação e os resumos-executivos como principais fontes para o motor de busca do sítio. Três bons exemplos para esse tipo de sistema são o Scielo, o ScienTI e a Biblioteca Virtual em Saúde. Todos funcionam sobre banco de dados especializado com motor de busca específico desenvolvido pela Fapesp e a Bireme. Há outras soluções como o LightBase, promovido e distribuído pelo governo federal através do Portal do Software Público. No entanto nenhuma solução de sistema é suficiente sem os pilares da boa classificação dos dados e informações e de resumos bem elaborados.
© 2021 Criado por Marcia Joppert.
Ativado por