Como facilitar o acesso dos interessados aos resultados das avaliações? Como padronizar os resumos executivos? Como estimular a realização de meta-análises?

Tema 5

Exibições: 190

Respostas a este tópico

Acredito que facilitar o acesso dos interessados aos resultados das avaliações depende de um bom desenho da arquitetura do sítio eletrônico e de um bom motor de buscas (que permita um grande refinamento nas pesquisas).

Portanto, a padronização dos sumários executivos, com o uso de palavras-chave em aspectos como “assunto, autor, data, método de avaliação, abrangência temporal, abrangência espacial, instituição que realizou o programa, etc.” se faz de suma importância para facilitar o encontro entre a demanda do usuário do sistema e a oferta do realizador da avaliação.

Por fim, para a realização de metaanálises, o próprio órgão responsável pelo sistema pode contratar, de tempos em tempos, consultores externos para realizá-las.

A arquitetura da informação em um sítio web repositório de documentos textuais necessita de banco de dados específico (textual) e o uso de uma classificação sólida das informações disponibilizadas. Os resumos executivos são essenciais para facilitar o trabalho de um motor de buscas, pois o mesmo resume não apenas em palavras-chave, mas também em sentenças. Essas são requisitos fundamentais para que as buscas não sejam viciadas ou induzam os usuários a consultarem sempre um mesmo grupo de avaliações. O pre-requisito para tudo isso é o sistema de classificação a ser utilizado pelo sistema informatizado. Ficando o sistema de classificação e os resumos-executivos como principais fontes para o motor de busca do sítio. Três bons exemplos para esse tipo de sistema são o Scielo, o ScienTI e a Biblioteca Virtual em Saúde. Todos funcionam sobre banco de dados especializado com motor de busca específico desenvolvido pela Fapesp e a Bireme. Há outras soluções como o LightBase, promovido e distribuído pelo governo federal através do Portal do Software Público. No entanto nenhuma solução de sistema é suficiente sem os pilares da boa classificação dos dados e informações e de resumos bem elaborados.

RSS

Associe-se

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

Últimas atividades

ANA GOMES curtiram o evento Oficina de Impacto Insper Metricis de Marcia Joppert
8 horas atrás
Marcia Joppert compartilhou a discussão deles em Facebook
12 horas atrás
Ícone do perfilLigia Malagón De Salazar, Jaqueline Cunha, Emerson Clayton Arantes e mais 2 pessoas entraram em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
12 horas atrás
Maria Cecília Prates Rodrigues curtiram o evento Oficina de Impacto Insper Metricis de Marcia Joppert
14 horas atrás

© 2020   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}