Lançada durante o III Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, a Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação é uma nova proposta editorial para sistematização e disseminação de experiências e conhecimentos em monitoramento e avaliação (M&A) em Políticas Públicas, Programas e Projetos Sociais no Brasil. É uma iniciativa de pesquisadores, técnicos e participantes da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA), com apoio da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SAGI/MDS) e da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência República (SAE/PR).
A criação da Revista foi motivada, por um lado, pela necessidade de oferecer novos espaços para publicação de trabalhos no campo, cada vez mais freqüentes em função do avanço da cultura de formulação, monitoramento e avaliação de Políticas e Programas nas instituições governamentais, centros de pesquisa, universidades, agências internacionais e organizações sociais pelo país. Por outro lado, a dispersão deste crescente volume de estudos dentre os diversos e consagrados periódicos já existentes nas Ciências Sociais brasileiras- cada um com seu viés disciplinar e sua comunidade acadêmica almejada- tem criado dificuldades para que os interessados possam ter uma visão mais integrada, multidisciplinar e holística da área de M&A.
Pautada na cooperação interinstitucional e inspirada na vivência da comunidade plural participante da RBMA, a Revista procura, pois, criar oportunidades para registro e intercâmbio de estudos de distintas naturezas - conceitual, metodológica e aplicada- e diferentes abordagens de pesquisa empírica – qualitativa, quantitativa, quase-experimental, estudos de caso etc.
Esta primeira edição da Revista traz quatro artigos de especialistas representantes da comunidade brasileira em M&A: O processo de criação e desenvolvimento da RBMA é narrado por Márcia Joppert e outros; a relação da avaliação com a profissionalização da gestão pública é o tema abordado por Jeni Vaitsman e Rômulo Paes-Sousa; o aprimoramento de programas sociais por meio de monitoramento analítico é discutido por Paulo Jannuzzi; análise da ampliação do escopo e do gasto público da Política Social no Brasil é a questão tratada pelo pesquisador Jorge Abrahão.
Complementando a contribuição desses artigos, a Revista traz ainda duas outras seções: uma destinada a divulgar publicações, livros e teses e outra para breves relatos de experiências no campo de M&A.
A participação de diferentes instituições na edição e no financiamento da Revista e, naturalmente, o engajamento de pesquisadores e profissionais na submissão de estudos e materiais relevantes para essa comunidade são elementos essenciais para garantir a sustentabilidade e legitimidade desse projeto.
Bem vindo !!
Tags: III Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, Jeni Vaitsman, Marcia Joppert, Paulo Jannuzzi, Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação, Romulo Paes de Sousa, SAE/PR, SAGI/MDS
Muito bom ter mais um canal de comunicação a respeito de monitoramento e avaliação. Parabéns por todas as açoes e mais esse novidade que realmente estava faltando.
Abraços a todos.
Permalink Responder até ROSINETHE MONTEIRO SOARES em 5 junho 2011 at 19:04
A Rede está amploiando seu papel. Parabens a todos os que estão associados e agradecimentos especiais ao Conselho, Aplausos reiterados a Marcia.
Rosinethe Soares
Permalink Responder até Marcia Joppert em 5 junho 2011 at 20:36
Permalink Responder até Roberto Pacheco e Silva em 6 junho 2011 at 22:14
Parabéns Marcia e Colegas da Rede!
Não pude estar no Seminário, mas fiquei muito feliz com a iniciativa e pelo conteudo da revista!!
Abraços
Roberto Pacheco
PMSP
Permalink Responder até Marcia Joppert em 7 junho 2011 at 0:56
Permalink Responder até Suely de Fátima Ramos Silveira em 8 junho 2011 at 12:07
Olá Márcia e Membros da Rede,
A criação da Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação constitui-se em uma feliz iniciativa. Trata-se de um importante meio para divulgação de estudos na área, proporcionando-nos mais uma oportunidade de compartilharmos o conhecimento. Um passo importante é a indexação da revista. Parabéns pela iniciativa!
Suely Ramos
Permalink Responder até Helena K. de Salles Uglione em 30 novembro 2011 at 22:38
Olá, quais as regras e procedimentos para sumeter um artigo para Revista?
Helena
Permalink Responder até Marcia Joppert em 30 novembro 2011 at 23:05
Oi, Helena! para o próximo número, pretendemos publicar os artigos que foram selecionados para apresentação no III Seminário da Rede Brasileira realizado em junho passado. Para o número 3 iremos abrir chamada. Fique atenta! Abraços
Bem-vindo a
Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
© 2012 Criado por Marcia Joppert.
Ativado por
.