Durante o seminário da Rede, um dos participantes me fez essa pergunta "à queima roupa". Sim, eu conheço alguns deles... mas, o que os especialistas dizem?

Por coincidência, faço parte, no Linked In (uma rede profisisonal) de diversos grupos relacionados a avaliação. E semana passada, o grupo do Evaluators Institute colocou exatamente esta pergunta lá. Resolvi fazer então um pdf das respostas, e aqui, está:

What_are_the_top_5_must-read_books_for_evaluators.pdf

Exibições: 3153

Respostas a este tópico

Cara Márcia, muito legal sua iniciativa de compartilhar essas referências e vem bem a calhar ao momento profissional que vivo. Por isso, pergunto: e quanto aos autores nacionais, o que você poderia sugerir? Estou iniciando um trabalho na construção de indicadores de monitoramento e avaliação sobre processos de participação social, e à procura de referenciais que possam me ajudar nessa tarefa.

um abraço cordial,
Heloiza


Heloiza,

Me chamo Carla, sou doutoranda na Psico da PUCRS, formada em ADM com Mestrado em Economia do Desenvolvimento. Minha trajetoria e' quanti-quali, por isso, posso te dizer que na area de saude, por exemplo, temos A Onocko Campos, Juarez Furtado, Zulmira Hartz, Profa Bossi (UFC)... Sobre Indicadores sociais terias o Januzzi...

Abraco,

Carla.
Heloiza Egas disse:

Cara Márcia, muito legal sua iniciativa de compartilhar essas referências e vem bem a calhar ao momento profissional que vivo. Por isso, pergunto: e quanto aos autores nacionais, o que você poderia sugerir? Estou iniciando um trabalho na construção de indicadores de monitoramento e avaliação sobre processos de participação social, e à procura de referenciais que possam me ajudar nessa tarefa.

um abraço cordial,
Heloiza

Legal. Carol Weiss citada. Também aprecio seu livro Evaluation.

Legal, Carla, Obrigada. O Jannuzi eu já conheço, ele trabalha com indicadores em DH. Dicas anotadas.

abs,

Pessoal, que bacana essas Referências Bibliográficas!!!

Estou tentando o Doutorado e creio que será super útil para mim.

Abraço,

Prezados

Gostaria de parabenizar  Marcia e toda equipe, pela realização do Seminário da Rede Brasileira de M&A. Considerei um sucesso! foi a primeira vez que participei de um evento da rede e, gostei tanto que pretendo me organizar para os proximos!

Trabalho como consultora e docente na area de Avaliação de Servicos de Saúde. Nosso referencial de "porte" na saúde e grande incentivadora dos estudos é a Profa. Zulmira Hartz.  temos autores de referencia com livros já traduzidos na Avaliação de Programas tais como: Worten, Sanders; Fitzpatrick (2004); François Champagne, Uchimura, Bossi, Vuori entre outros livros e artigos.

Avaliação em Saúde: dos modelos conceituais a pratica na avaliação de programas e Sistemas de Saúde -Org. Hartz & Vieira da Silva; 

Avaliação: conceitos e Metodos Org. Champagne; Contandriopoulos e Hartz (2011), este lançado recentemente, ano passado, no congresso Epidemiologia ABRASCO.

Também indico para os iniciantes, um livro com liguagem bem acessivel e facil entendimento sobre os principais conceitos e metodos da pratica de avaliação, a seguinte referencia: Avaliação em Saúde- bases conceituais e operacionais- Org. Samico; Felisberto; Figueiró e Frias (2010) editora Medbook.  

Esses são algumas referencias que sempre consulto, posso depois passar outras.

 A Avaliação é uma area fascinante!

Um abraço!

Marina Mendes

Colegas,

Ótima iniciativa. Aproveito para lembrar a todo@s que temos um grupo que trata sobre referências bibliográficas. Para além disso, existem diversos manuais, do tipo enciclopédia ou dicionário, que muito podem ajudar profissionais da área de avaliação (tipo ABC da Avaliação, este em inglês). Há também uma wiki para avaliadores (http://evaluationwiki.org/index.php?title=Main_Page) com bastante informação. Por último chamo a atenção para blogs e sites de avaliação que possuem bastante informação, cito aqui o Monitoring and Evaluartion News (http://mande.co.uk/).

Meu abraço,

Luis 

O livro que o Instituto Ayrton Senna traduziu foi o AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS, autores: Worthen & Sanders.

RSS

Associe-se

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Pessoal, todas as edições da Revista estão aqui na Plataforma, mas alguns membros se queixaram da dificuldade de localizar os números anteriores. Então, estou abrindo aqui essa janela novamente e colocando todos os números aqui.

A boa notícia é que estamos planejando retomar a Revista em 2020. Aguardem! 

A Diretoria

Revista_BMA_1.pdf

Revista_BMA_2.pdf

Revista_BMA_3.pdf

Revista_BMA_4.pdf

Revista_BMA_5.pdf

Revista_BMA_6.pdf

Revista_BMA_7

Revista_BMA_8

Revista_BMA_9

Siga-nos no Facebook!

© 2019   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}