Colegas,

Vejam em anexo o texto enviado pela Márcia sobre integração de métodos (Grupo de Referências Bibliográficas). Trata-se de um sumário das principais discussões sobre esta temática que parece ser bastante útil para gestores de projetos interessados em uma abordagem de avaliação mais sistêmica e integrada.

Senti falta de informações sobre a integração de métodos em relação a dados censitários, ou registros administrativos já existentes.  O autor considera surveys como uma atividade simples e barata, não concordo, e esta visão muitas vezes faz com os dados sejam coletados sem a qualidade necessária para a realização posterior de estudos longitudinais.

Um colega da Geografia me contou que usa o conceito de métodos híbridos, onde aspectos qualitativos e quantitativos se fundem para criar algo novo, o método híbrido . Porém, não gosto desta metáfora, pois híbridos não se reproduzem, e grande parte da discussão sobre avaliação hoje em dia incorpora questões de targeting, scalling-up e cobertura, o segredo já não é mais o que fazer, mas como fazer de forma a gerar resultados sustentáveis em distintos lugares. Há quem defenda que o principal critério de efetividade de uma política seja a replicação, por exemplo. Eu prefiro a idéia de Q ao quadrado, método qualitativo multiplicado pelo quantitativo.  Dessa forma, entendo que a integração de métodos se torna parte orgânica da pesquisa, não havendo necessidade de preponderância de um método sobre o outro, conforme identificado pelo texto.

Meu abraço,

L.

Exibições: 86

Anexos

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

© 2021   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}