As avaliações externas aplicadas a Educação tem também por objetivo  provocar os gestores públicos, auxiliando-os nas tomadas de decisões e aplicacão do recursos técnicos e fanceiros. . Partindo dessa premissa, que leituras podemos constatar sobre a relação  entre, Avaliação e Gestão Pública da Educação?

Exibições: 286

Respostas a este tópico

Olá, tudo bem?

Acredito que caso o gestor escolar saiba interpretar os dados fornecidos pelas avaliações realizadas em suas escolas, muitas ações podem ser implementadas na escola em prol do rendimento acadêmico dos alunos.

As escolas estaduais que observei são presas em demasia a questões burocráticas inerentes às respectivas secretarias de educação, em detrimento do foco central que é o estudo de metodologias que tornem o aprendizadado naquelas IE realmente eficaz. Na maioria das vezes, estas situações ocorrem devido a falta de organização dos gestores escolares, centralizando a tomada de decisões.

Temos também o despreparo de muitos na análise de dados que lhes são fornecidos pelas Secretarias que vêm em forma dos mais variados gráficos, estatísticas e tabelas, ferramentas essenciais na análise qualitativa e quantitativa do que está acontecendo em suas escolas. 

Prezados,

Há várias leituras a indicar sobre as relações avaliação e gestão da educação. Fiz um inventário de teses e dissertações recentemente sobre o assunto e alguns dos títulos dos trabalhos podem ser encontrados em http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revis...

Discuti alguns desses estudos em: http://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT2/GT2_Comunicacao/Adri...

Além disso, há indicações sobre isso no segundo volume do Ciclo de Debates: 25 anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil, disponível no sítio da Fundação Carlos Chagas, nos artigos escritos pelo Romualdo Portela de Oliveira, da Alicia Bonamino, da Sandra Zakia e da Flavia Werle. Vcs encontram os e-books em: http://www.fcc.org.br/fcc/publicacoes/e-books

Abraços,

Adriana

RSS

Associe-se

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Pessoal, todas as edições da Revista estão aqui na Plataforma, mas alguns membros se queixaram da dificuldade de localizar os números anteriores. Então, estou abrindo aqui essa janela novamente e colocando todos os números aqui.

A boa notícia é que estamos planejando retomar a Revista em 2020. Aguardem! 

A Diretoria

Revista_BMA_1.pdf

Revista_BMA_2.pdf

Revista_BMA_3.pdf

Revista_BMA_4.pdf

Revista_BMA_5.pdf

Revista_BMA_6.pdf

Revista_BMA_7

Revista_BMA_8

Revista_BMA_9

Siga-nos no Facebook!

Últimas atividades

Ilka Camarotti curtiram o evento Tecnologia para Gestão de Indicadores de Impacto Social de Gustavo Valentim
7 horas atrás
Michael Becker postou um status
"Olá @Gustavo Valentim estamos usando sales force para a gestão de projetos. Poderia mandar as apresentações, não podemos estar em SP."
15 horas atrás
Michael Becker curtiram o evento Tecnologia para Gestão de Indicadores de Impacto Social de Gustavo Valentim
15 horas atrás
Adriana de Queiroz curtiram o evento Tecnologia para Gestão de Indicadores de Impacto Social de Gustavo Valentim
ontem

© 2019   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}