Idec busca avaliador para o avaliação final de projetos do programa de Alimentação Saudável

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, totalmente independente de governos, partidos políticos e empresas privadas. Nossa missão é promover a educação, a conscientização, a defesa dos direitos do consumidor e a ética nas relações de consumo. Nossa meta-missão é contribuir para que todos tenham acesso aos serviços essenciais para o desenvolvimento social, consumo sustentável, saúde do planeta e a consolidação da democracia na sociedade brasileira.

SOBRE O PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DO IDEC

VISÃO DO PROGRAMA: Alimentação adequada e saudável para promoção e proteção da saúde e do meio ambiente e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

OBJETIVO: Estimular consumidores a adotarem hábitos alimentares e de consumo saudáveis e sustentáveis, pressionar e fortalecer a atuação regulatória do Estado e induzir melhores práticas no mercado e políticas públicas que garantam o direito à informação e promovam um ambiente favorável à alimentação adequada e saudável, com foco na prevenção da obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis.

SOBRE A CONTRATAÇÃO

OBJETO: Avaliação independente sobre a implementação de ações e projetos relacionados ao programa de alimentação saudável do Idec.

Serão dois projetos objetos da avaliação: o primeiro projeto tem vigência de abril/2018 a abril/2020 e o segundo projeto de agosto/2016 a fevereiro/2020. A avaliação deverá ser realizada entre dezembro/2019 e março/2020.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Esta avaliação tem como foco principal internalizar os aprendizados e resultados já alcançados e possibilitar uma melhor organização para os desafios que temos pela frente em relação ao programa de alimentação saudável.

Reservar um momento para refletir sobre os resultados relativos aos objetivos gerais e específicos do programa torna-se fundamental. Ao olhar para trás e se perguntar sobre os resultados e impactos até o momento, pode-se resgatar as atividades realizadas atribuindo-lhe novo sentido, especialmente considerando os processos decisórios do cenário político do Brasil.

Uma intervenção social e política é resultante de um pacto entre pessoas, grupos e instituições.  Portanto, suas definições traduzem este acordo em termos de compromissos em relação a recursos, ações e efeitos desejados. Uma intervenção em ambientes complexos impõe aos envolvidos questões relativas à compreensão dos fatores que estão intervindo na realidade, sobre os atores e suas ações e sobre as ações dos projetos.

Além disso, deve se considerar o modo como cada um olha e avalia o desenvolvimento e seus resultados e impactos. Isto é, além do interesse em torno do alcance daquilo que formalmente foi definido como objetivo, existem olhares, perguntas, ênfases e demandas de informação que são distintos entre os envolvidos e que precisam ser refletidos de forma a extrair as prioridades em torno do que monitorar e avaliar numa intervenção social relacionada à formulação e incidência em políticas públicas.

Por isso entende-se que este processo de reflexão deve contar com a participação da equipe, dos parceiros e stakeholders diretamente envolvidos na execução do programa.

Mais informações sobre o programa podem ser encontradas ser encontradas nos seguintes links:

https://idec.org.br/programas-tematicos/alimentacao

https://idec.org.br/sistemasalimentares

https://idec.org.br/embalagem-ideal

https://idec.org.br/colecaoescolassaudaveis

https://publicidadedealimentos.org.br/

https://alimentandopoliticas.org.br/

 

OBJETIVOS DA CONSULTORIA

Objetivo principal: Desenvolver a avaliação independente de 02 projetos do programa de alimentação saudável do Idec, considerando a lógica que regeu sua concepção, os resultados gerados (intencionais ou não), impactos sob diferentes perspectivas: Idec, parceiros e stakeholders, considerando o percurso, efeitos e impactos, para que possamos desenhar o próximo ciclo.

Objetivos específicos:

  • Avaliar os resultados alcançados do programa, considerando o período de até fevereiro/2020;
  • Escutar a percepção de parceiros e atores relevantes a partir dos produtos, ações e resultados desenvolvidos ao longo do período a ser avaliado;
  • Registrar as principais estratégicas e as experiências acumuladas sob diferentes perspectivas;
  • Promover momentos de reflexão suficientes para o aprendizado institucional e fortalecimento das instituições envolvidas;
  • Sistematizar as lições aprendidas do programa e proporcionar recomendações para futuras ações;

 

ESCOPO DA CONSULTORIA

  • Avaliação do projeto: As questões principais a serem abordadas nesta avaliação são: (1) verificar quais resultados (intencionais e não intencionais) foram atingidos; (2) quais foram as lições aprendidas; e (3) quais são as recomendações para futuras ações.

Neste contexto, a avaliação deverá permear os seguintes aspectos:

  • Mudanças no contexto e revisão de pressupostos (relevância): O desenho dos projetos foi adequado para lidar com os problemas apontados na sua concepção? Que fatores internos e externos exerceram influência na habilidade do Idec para alcançar os objetivos projetados?  Foram relevantes os objetivos e o desenho dos projetos dado o contexto político, econômico, social e financeiro?
  • Avaliação de resultados e impactos (efetividade): De que maneira os projetos contribuíram para o alcance dos objetivos?
  • Lições aprendidas: Que lições podem ser aprendidas sobre a eficácia das estratégias de intervenção utilizadas para atingir os resultados esperados?
  • Ajustes na distribuição dos recursos, assim como quaisquer outros ajustes técnicos e gerenciais que se fizerem necessários;
  • Recomendações.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

A consultoria deverá propor uma metodologia de trabalho, a ser apresentada detalhadamente no produto 01, mas espera-se que no primeiro momento seja feita uma revisão da documentação do programa: revisão do material disponível sobre o programa incluindo contrato; workplan; relatórios de acompanhamento semestrais dos projetos e cronograma, além de demais documentos necessários para avaliação do programa.

É importante que a metodologia contemple cerca de 20 entrevistas (remotas ou presenciais) com steakholders estratégicos, a definir em conjunto com a equipe do Idec. Os entrevistados estarão em sua maioria, em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS

A consultoria deve apresentar ao Idec uma proposta detalhando de forma breve:

  1. Metodologia para conduzir os trabalhos especificados neste Termo de Referência; 
  2. Proposta de plano de trabalho;
  3. Nomes e CVs detalhados do(s) consultor(es) envolvido(s) no trabalho;
  4. Número estimado de dias que cada consultor trabalhará nesta prestação de serviços;
  5. Orçamento por produtos e o custo total do trabalho proposto. O Idec, em nenhuma circunstância, aumentará o valor acordado pela consultoria, uma vez assinado o contrato.

De acordo com a disponibilidade e avaliação de viabilidade do contratado de entregar os produtos dentro do prazo estabelecido, serão compartilhadas informações mais estratégicas sobre os projetos pelo contratante.

PRODUTOS

01 - Plano e metodologia de trabalho: A consultoria deverá reunir-se com a equipe do programa logo após a contratação, com o objetivo de discutir as questões que forem necessárias ao detalhamento do plano e do escopo. O plano de trabalho deverá ser entregue em até 07 dias após a reunião inicial.

02 - Relatório da avaliação:  O relatório final, após revisão do Idec, contemplará tanto o processo de desenvolvimento como os resultados da avaliação. O relatório final deverá ser apresentado em português e o sumário executivo em português e inglês.

CRONOGRAMA DE ENTREGAS

Produtos

Prazos

Confirmação de interesse em enviar proposta

05/12/2019

Envio da proposta e do orçamento

08/12/2019

Contratação

14/12/2019

Apresentação de plano e metodologia de trabalho e cronograma

06/01/2020

Relatório preliminar de avaliação

28/02/2020

Relatório final de avaliação

31/03/2020

 

APRESENTAÇÃO DOS PRODUTOS

Os produtos deverão ser entregues ao Idec por meio digital (encaminhados por e-mail) para aprovação.

Para ambos os produtos, o Idec poderá solicitar ajustes para a consultoria no prazo máximo de 07 dias, e este terá até 01 semana (07 dias) para a entrega do arquivo final digitalizado (por e-mail em PDF).

A consultoria deverá apresentar o produto 02 (relatório final da avaliação) em 02 vias impressas e 01 via digitalizada (por e-mail em PDF) e 01 via do relatório em inglês.

PROCESSO DE SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO

Processo de seleção: A proposta de trabalho, CV do(s) consultor(es) e proposta comercial deverão ser enviadas apenas em formato eletrônico, para projetos@idec.org.br até o dia 08/12/2019.

REQUISITOS

A consultoria designada para este trabalho deverá demonstrar:

  • Conhecimento da teoria e prática de avaliação, desenvolvimento de indicadores e marco lógico;
  • Experiência na avaliação de projetos de desenvolvimento, especialmente aqueles relacionados a instituições públicas, academia, instituições do Estado e organizações sociais;
  • Conhecimento de regulação e organizações sociais e um adequado entendimento do contexto brasileiro.
  • Fluência na língua portuguesa e inglesa, falada e escrita.
  • Experiência na facilitação de processos em grupo;
  • Ausência de conflito de interesses, configurado a partir de contrato concomitante com indústrias alimentícias.

Outros requisitos: Espera-se que a consultoria selecionada tenha capacidade de organização de informação, análise e síntese de comunicação oral e escrita, e coordenação de equipes. A consultoria deve ter abertura para acolher positivamente diferentes pontos de vista, por meio de uma abordagem que permita captar múltiplas perspectivas organizacionais.

LOCAL DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

O serviço será realizado por meio de reuniões presenciais ou online, conforme cronograma acordado entre contratado/contratante. Endereço da sede do Idec: Rua Dr. Costa Junior, 543 – Água Branca – São Paulo/SP – CEP: 05002-050.

PRINCIPAIS DISPOSIÇÕES CONTRATUAIS

  • As parcelas serão quitadas mediante a entrega e a aprovação dos produtos pelo contratante;
  • Todas as despesas operacionais, tais como viagens, para a execução do contrato estarão englobadas no valor total do contrato e serão de responsabilidade da contratada;
  • Guardar confidencialidade acerca de suas atividades na execução do objeto do contrato, inclusive quanto a produtos e serviços resultantes;
  • Não fornecer informações ou prestar serviços a terceiros resultantes dos serviços prestados para a preparação e/ou execução relacionada ao objeto do contrato, a fim de evitar qualquer tipo de conflito de interesse;
  • A contratada cede e transfere ao contratante os direitos autorais patrimoniais relativos à propriedade intelectual, nos casos em que tais direitos derivem dos trabalhos e documentos produzidos no âmbito do contrato, resguardado os direitos morais do(s) autor(es).

 

Exibições: 525

Associe-se

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Pessoal, todas as edições da Revista estão aqui na Plataforma, mas alguns membros se queixaram da dificuldade de localizar os números anteriores. Então, estou abrindo aqui essa janela novamente e colocando todos os números aqui.

A boa notícia é que estamos planejando retomar a Revista em 2020. Aguardem! 

A Diretoria

Revista_BMA_1.pdf

Revista_BMA_2.pdf

Revista_BMA_3.pdf

Revista_BMA_4.pdf

Revista_BMA_5.pdf

Revista_BMA_6.pdf

Revista_BMA_7

Revista_BMA_8

Revista_BMA_9

Siga-nos no Facebook!

Últimas atividades

Sidney Kelly Santos é agora um membro de Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
sexta-feira
Fambre curtiu a postagem no blog Fundação João Pinheiro abre inscrições para a Especialização em Monitoramento e Avaliação de carolina proietti imura
quinta-feira
Cristine Ferreira Gomes Viana atualizaram seus perfis
quarta-feira
Ícone do perfilRonald Gordon, Alice Botler, Rodrigo Carrijo Lino e mais 1 pessoas entraram em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação
quarta-feira

© 2020   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}