Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Missão: promover diálogos entre os diversos atores do campo de M&A

ONG de Brasília seleciona proposta de orçamento na área de consultoria em monitoramento e avaliação de projetos

ONG de Brasília seleciona proposta de orçamento na área de consultoria em monitoramento e avaliação de projetos

A) Contexto

O Programa Providência de Elevação da Renda Familiar (http://www.programaprovidencia.org.br/) foi fundado em fevereiro de 1998, por um grupo de servidores públicos e funcionários do Banco Central e do Banco de Brasil, além de outras pessoas ligadas a movimentos da igreja católica que, sensibilizados com o quadro de pobreza que se consolidava em algumas áreas do Distrito Federal e entorno. Trata-se de entidade filantrópica, beneficente, sem fins lucrativos, constituída como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, e administrada exclusivamente por voluntários, que formam sua Assembleia Geral, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria-Executiva. O Programa Providência submete-se, ainda, ao crivo de diversos órgãos externos oficiais de controle e conta com uma equipe de oito (8) funcionários contratados, incluindo coordenador, contador, pessoal administrativo e agentes de crédito, sendo cinco (5) mulheres, e o apoio de voluntários para a realização de trabalhos específicos, quando demandados.

Recentemente, o Providência recebeu a aprovação de uma proposta de projeto apresentada à uma instituição nacional. O projeto tem o nome de "Não Sou Gabriela" (NSG). O problema principal que o projeto de educação financeira Não Sou Gabriela (NSG) busca contribuir para solução é a alta e persistente insegurança financeira de microempreendedoras de baixa renda. Este problema juntamente com baixa escolaridade e capacitação profissional são raízes para vários outros problemas como o limitado uso de serviços financeiros, baixo acesso à legislação tributária, risco de inadimplência e maior custo para instituições do mercado alcançarem este segmento. O projeto NSG, elaborado no modelo de curso de formação mista (presencial e à distância), segue a metodologia testada e validada junto a grupo de microempreendedores residentes em áreas de periferia urbana. O foco do projeto têm sido principalmente mulheres nos subúrbios do Distrito Federal e Goiás, clientes do projeto de microcrédito do Programa Providência.

Um dos resultados do projeto é: "aprimorar os indicadores usados para monitorar e avaliar o impacto do produto nas comunidades atendidas".

B) Serviços a serem contratados:

1.            Realizar reuniões preparatórias por Gotomeeting com a organização contratante para discutir detalhes de implementação, logística e demais aspectos necessários.

2.            Criar as tarefas detalhadas para o processo no teamwork.com, encaminhar relação de documentos necessários para análise documental e compartilhar modelos de listagem para seleção de beneficiários a serem entrevistados quando necessário.

3.            Programar a amostragem computacional e preparar instrumentos de coleta de dados em Kobotoolbox com base nas diretrizes da OECD/DAC para avaliação, incluindo questionários para ferramentas móveis e web, bem como base de dados cloud e relatórios automatizados / dashboard.

4.            Personalizar: a) workshop de treinamento da equipa e revisão dos instrumentos, b) a formação à distância dos entrevistadores (e-learning) e c) materiais.

5.            Facilitar o treinamento da equipe e revisão dos instrumentos (3 dias de duração), e prestar orientação presencial e à distância na formação à distância dos entrevistadores (um dia de duração).

6.            Prestar suporte técnico de forma presencial e remota a aplicação piloto, bem como a coleta completa dos dados.

7.            Programar de forma personalizada o tratamento e análise dos dados em RMarkdown, com geração automática da versão completa do relatório em PDF, MS Word e HTML, incluindo mapas com dados georrefenciados e base de dados online com fotos/vídeos.

8.            Revisar comentários da organização contratante sobre a primeira versão do relatório de linha de base / monitoramento / avaliação e preparar versão final.

C) Prazos de entrega (indicativo)

O projeto será desenvolvido ao longo de 15 meses a partir de Dezembro de 2017. Os primeiros 5 meses serão destinados ao desenvolvimento das ferramentas e capacitação. O monitoramento é uma das ferramentas chave que será utilizada pelo projeto.

D) Orçamento máximo previsto para o serviço

O orçamento previsto para o serviço a ser prestado não deve superar o valor total de R$ 13.993,00.

E) Encaminhamento de propostas

Propostas deverão ser encaminhadas por email para providencia@programaprovidencia.org.br até 9 de Outubro de 2017. É importante que a linha de assunto indique "Consultoria de monitoramento e avaliação de projetos".

F) Esclarecimentos

Esclarecimentos sobre os serviços poderão ser obtidos por e-mail providencia@programaprovidencia.org.br até 9 de Outubro de 2017.

Exibições: 25

Responder esta

Associe-se

OUTRAS REDES

MAPA INTERATIVO DE REDES NO MUNDO: 

© 2017   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}