Com os objetivos de promover a transparência na gestão pública e a descentralização da informação via rede, a Fundação João Pinheiro lançou na última quarta-feira, 11 de julho, uma versão totalmente reformulada do portal Datagerais.

De acesso gratuito, o sítio disponibiliza os dados socioeconômicos e demográficos oficiais de Minas Gerais, representados nos formatos de tabelas e mapas. Esta nova versão do portal permite o cruzamento de dados, o download das consultas em diversos formatos, downloads de arquivos georreferenciados e a confecção de mapas temáticos a partir de indicadores sobre saúde, emprego, educação, renda e gestão fiscal em Minas Gerais. Os dados disponibilizados são produzidos pela Fundação João Pinheiro e instituições parceiras da administração estadual.

Acreditamos que o Datagerais seja uma ferramenta inovadora no mercado e que irá auxiliar o administrador público na obtenção de dados consistentes que contribuam para a tomada de decisões.

Esperamos que com o Datagerais possamos oferecer, de maneira qualitativa, mais um serviço ao mundo acadêmico, científico e governamental.

Convido todos a acessarem o site: http://datagerais.fjp.mg.gov.br e nos ajudarem a continuar no processo de evolução contínua.

Exibições: 202

Responder esta

Respostas a este tópico

O Datagerais é uma ferramenta há muito tempo desejada por pesquisadores das ciências sociais em Minas Gerais. Esse sistema se alinha com os melhores sistemas de disponibilização das informações federais, tais como SIDRA/IBGE, DATASUS/MS e IPEADATA e alguns outros.

Ao disponibilizar os dados para Minas Gerais, ganha-se um nível mais desagregado de análise, permitindo uma pesquisa mais refinada dos dados sociais do estado. Todo o IMRS está disponível no sitio do datagerais, permitindo um acesso mais rápido e direto.

O Datagerais precisa agora também incluir as informações da Pesquisa Emprego Desemprego (PED) e Pesquisa de Amostra Domiciliar (PAD) e trabalhar para a atualização periódica dos dados. Para isso, é preciso que seu uso seja bem difundido com a ajuda de pesquisadores de Minas Gerais e do Brasil inteiro.

Responder à discussão

RSS

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

#Eval4Action

Siga-nos no Facebook!

© 2022   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}