IV Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP)

Detalhes do evento

IV Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP)

Horário: 10 setembro 2019 às 18:00 a 13 setembro 2019 às 19:00
Local: UFRGS
Rua: Av. Paulo Gama , 110
Cidade: Porto Alegre/RS
Site ou Mapa: https://www.pdpp2019.sintesee…
Telefone: Telefone: 011-3721.5720, 99925.5503 pdpp@sinteseeventos.com.br
Tipo de evento: encontro, internacional
Organizado por: UFRGS
Última atividade: 12 Abr

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

ATENÇÃO: CHAMADA DE TRABALHOS PRORROGADA PARA 22/04

IV Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP) visa a dar continuidade a esforços acadêmicos voltados à consolidação do campo de estudos sobre a participação política em suas diversas modalidades – associativismo, protestos, movimentos sociais, canais institucionais extraparlamentares, eleitorais –, e sua relação com as políticas públicas e o aprofundamento da democracia.

Seminário Temático: ST01 - Avaliação de Políticas Públicas, transparência e participação

Coordenadores:
Marilia Patta Ramos (UFRGS), Alcides Fernando Gussi (UFC)
Resumo: O Seminário temático visa mapear e discutir experiências de participação social nos processos de avaliação e accountability, suas potencialidades e limites, que envolvam: elaboração de pesquisas avaliativas, apresentação de resultados e acompanhamento das políticas públicas; divulgação pública de dados avaliativos, inclusive o direito à informação e à transparência; demandas por avaliação de parte de conselhos de políticas públicas e do Poder Legislativo, bem como da sociedade civil. Nesse escopo, o ST também pretende analisar os alcances de metodologias e ferramentas de avaliação a partir de experiências já realizadas, de escopo qualitativo, quantitativo ou misto. Especificamente proposta do ST se justifica por tentar aproximar diferentes agentes do campo da avaliação de PP a fim de criar maior sinergia, networking e fortalecer a comunidade acadêmica de profissionais interessados na temática; publicar os melhores artigos apresentados como estratégia de disseminação do conhecimento sobre a avaliação; promover a cooperação em atividades de pesquisa e de capacitação entre grupos nacionais e internacionais de pesquisa em avaliação, bem como organismos internacionais. Ademais, ampliar o conhecimento sobre conceitos e ferramentas relacionados com a pesquisa avaliativa em Políticas Públicas, junto ao público participante do ST. Pesquisadores, profissionais e gestores que estudam ou atuam com avaliação de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação terão a oportunidade de compartilhar pesquisas e metodologias, além de conhecer outras abordagens sobre o tema. Serão bem vindos trabalhos que discutam indicadores de avaliação de resultados e impactos de Políticas Públicas; ferramentas ou procedimentos de análise de dados e informações na área de avaliação; redes de cooperação nacional e internacional no ambiente da avaliação; aspectos sócio-econômicos do impacto de programas e políticas públicas; estudos de avaliação de implementação, análises de casos concretos, discussões teórico-metodológicas, estudos sobre participação da comunidade em atividades de avaliação, experiências de agências governamentais ou não governamentais com projetos de avaliação de politicas públicas ou ações sociais não públicas.
Cabe salientar que os proponentes atuam na área de políticas públicas, tendo orientado vários alunos da pós-graduação stricto sensu na temática da avaliação. Além disso, os proponentes atuam especificamente na área de avaliação de PP nos cursos de graduação e PPG Políticas Públicas de suas universidades , tendo sido membros da diretoria da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, bem como possuem vários artigos publicados em periódicos qualificados na área. Acredita-se que a experiência dos proponentes na área de avaliação de Políticas Públicas poderá qualificar a seleção de propostas de artigos bem como enriquecer os debates durante a realização do evento, propiciando um ambiente fecundo para o debate qualificado no campo da avaliação de Políticas Públicas.

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para IV Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP) para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Comparecer (1)

Associe-se

Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Pessoal, todas as edições da Revista estão aqui na Plataforma, mas alguns membros se queixaram da dificuldade de localizar os números anteriores. Então, estou abrindo aqui essa janela novamente e colocando todos os números aqui.

A boa notícia é que estamos planejando retomar a Revista em 2020. Aguardem! 

A Diretoria

Revista_BMA_1.pdf

Revista_BMA_2.pdf

Revista_BMA_3.pdf

Revista_BMA_4.pdf

Revista_BMA_5.pdf

Revista_BMA_6.pdf

Revista_BMA_7

Revista_BMA_8

Revista_BMA_9

Siga-nos no Facebook!

© 2019   Criado por Marcia Joppert.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

a.next_photo_link img:hover {transform:scale(1.20);-ms-transform:scale(1.20);-o-transform:scale(1.20);-webkit-transform:scale(1.20);-moz-transform:scale(1.20); transform:scale(1.20);-webkit-transition:all 1s ease-out;-moz-transition:all 1s ease-out;transition:all 1s ease-out;-ms-transition:all 1s ease-out;-o-transition:all 1s ease-out;}