Horário: 31 maio 2010 às 9:30 a 29 junho 2010 às 16:30
Local: Fundação Prefeit Faria Lima – Cepam - Centro de Referência em Gestão Pública (Prédio 2)
Rua: Avenida Professor Lineu Prestes, 913 - Cidade Universitária
Cidade: São Paulo - SP
Site ou Mapa: http://www.cepam.sp.gov.br/im…
Telefone: 11 3811-0309/0313/0415 e-mail: cbanheza@sp.gov.br e nacastro@sp.gov.br
Tipo de evento: curso
Organizado por: CEPAM
Última atividade: 11 Maio, 2010
Exportar para Outlook ou iCal (.ics)
Objetivos
• Estabelecimento de referenciais para a análise do processo de formação de agenda.
• Discutir as dimensões política e técnica da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.
• Identificar tipologias, metodologias e dimensões das políticas públicas, no plano teórico-conceitual e referenciado ao caso brasileiro.
Temas
• Processo das políticas públicas – definições e abordagens; formação de agenda; tipos de política; caso brasileiro.
• Elaboração de programas públicos – políticas públicas, programas e projetos; elaboração de dados propositivos: fontes de dados e indicadores; técnicas de planejamento de programas/projetos e o modelo de marco lógico; tomada de decisão; PPA.
• Avaliação de políticas e programas públicos – métodos e técnicas; tipologia; impacto; processo; caso brasileiro.
• Técnicas de coleta, tratamento e análise de dados – principais técnicas qualitativas; introdução à análise estruturada de textos pelo aplicativo EZTEXT; introdução à análise exploratória de dados
quantitativos pelo EPI-INFO; caso brasileiro.
• Avaliação de programas no Estado de São Paulo – diferenciação das fontes e natureza dos dados; experiências de projetos de avaliação.
Docentes
Lilia Belluzzo, doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (Unicamp). Experiência em
metodologias e análises relacionadas a programas públicos e produção de análises regionais das condições
de vida no Estado de São Paulo.
Paulo Jannuzzi, doutor em Demografia pela Unicamp, mestre em Administração Pública pela Eaesp-FGV.
Trabalhos publicados sobre estatística pública, projeções populacionais, métodos de pesquisa social e de
avaliação de programas.
Sonia Nahas, doutora em Ciências Sociais pela Unicamp. Foi gerente de Análise Socioeconômica na
Fundação Seade. Experiência de avaliação de políticas e programas sociais.
© 2021 Criado por Marcia Joppert.
Ativado por
RSVP para Curso de Políticas Públicas - ênfase em Formulação, Monitoramento e Avaliação para adicionar comentários!
Entrar em Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação